Buscar

Teoria e Técnica em Rádio e TV Avaliação II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Uma produção audiovisual é um trabalho em equipe. Por mais que existam profissionais que lidam, principalmente, com a parte criativa, e outros com questões mais operacionais, o produto audiovisual, seja cinema, TV ou outro suporte, só pode ser gerado com o envolvimento de um número razoável de pessoas com diferentes atribuições. Acerca das áreas envolvidas na produção, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Fotografia: o diretor de fotografia é o responsável pela imagem e por todo o trabalho de iluminação que é aplicado a cada cena e ambiente, construindo o cenário e o clima da cena. Trabalham, com ele, iluminadores, técnicos que lidam diretamente com os equipamentos de iluminação e os operadores de câmera.
b) Produção: aqui, temos várias funções e denominações diferentes na mesma área, como: produtor, que, normalmente, é a pessoa ou a empresa que financia a produção; produtor executivo, quem coordena o processo de produção; direção de produção, que executa as atividades conforme as orientações e as demandas do diretor; e assistente de produção, que executa as tarefas indicadas pela direção de produção.
c) Direção: é a área ou, na realidade da produção brasileira, a pessoa responsável pela condução do processo antes, durante e depois da rodagem. O diretor é o profissional que orienta o trabalho de análise do roteiro, de definição de locação, seleção de atores, enfim, todos os elementos da peça audiovisual em si.
d) Montagem e finalização: trabalha diretamente com os elementos visuais da produção, abrangendo cenografia (sejam cenários ou locações externas), objetos de cena, figurino e maquiagem.
2. Naturalmente, a peça ou produto audiovisual é uma narrativa, uma história, e, como tal, precisa de um começo, meio e fim. Todo produto audiovisual é uma narrativa que se baseia e se sustenta na linguagem, e precisa, assim, ser estruturada com roteiro coerente e detalhado. Uma peça que ajuda na produção, especialmente, de filmes e de produtos audiovisuais com maior duração é o storyboard. Referente ao storyboard, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Storyboard significa, em tradução livre, história em quadrinhos.
( ) O storyboard apoia o roteiro com elementos visuais que levam, para a equipe, os detalhes da produção, garantindo o máximo de agilidade e de precisão na produção.
( ) Storyboard é uma representação visual das cenas, ilustrando local ou cenário, enquadramento, iluminação, posição do personagem, ângulos e outras informações relevantes.
( ) Da mesma forma que o roteiro e o storyboard organizam a produção audiovisual, é preciso que haja uma equipe de pessoas alinhadas e capacitadas para a produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V - V.
3. Uma produção audiovisual é fruto de um processo coletivo de trabalho de criação e de execução que envolve várias pessoas trabalhando sozinhas e em equipe. Seja um longa-metragem de ficção, um documentário ou um comercial de 30 segundos para a TV, uma produção audiovisual segue algumas etapas e processos comuns (CHESHIRE, 1979; GAGE; MEYER, 1985; COMPARATO, 2018). Acerca dessas etapas e processos, analise as afirmativas a seguir:
I- Roteiro técnico: possui o detalhamento de locações, cenários de estúdio, iluminação a ser usada, figurino, maquiagem, iluminação e efeitos.
II- Roteiro literário: momento no qual as cenas acontecem, a ação é realizada, e a narrativa é construída no filme ou na fita.
III- Sinopse: pouco usada na publicidade, mas obrigatória no cinema, é um resumo detalhes e elementos essenciais da história, usada, inclusive, para apresentar a produção aos meios de comunicação, patrocinadores e financiadores em potencial.
IV- Ideia: o que a produção deve transmitir e comunicar ao público-alvo.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.
4. No audiovisual, a câmera é o "olho" do espectador. Através dela, a narrativa é construída, a história acontece. Através da câmera, a imagem é captada e desenvolve a forma como a mensagem e as sensações são transmitidas. A forma como os elementos acabam dispostos na cena se denomina de enquadramento. Um elemento importante na construção do enquadramento é o ângulo da câmera em relação à cena, personagens, objetos etc. O ângulo estabelece a posição do espectador em relação à cena, inserindo ou afastando da ação. Acerca do ângulo de câmera, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ângulo normal: como se o espectador olhasse de frente para o ator, como se estivessem de frente um para o outro, oferecendo uma ideia mais intimista da cena e do personagem.
( ) Contra plongée: a câmera, o olhar do espectador fica abaixo da ação, dos atores e dos personagens, o que gera um efeito de "superioridade" na imagem.
( ) Ângulo normal: como se o espectador estivesse de frente para o ator, trazendo uma ideia de distanciamento da cena e do personagem.
( ) Plongée: o personagem é visto de cima, como se o espectador fosse mais alto ou estivesse em uma escada, inserindo a ação em um contexto maior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - V - F.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - V.
5. Quando o cinema surgiu, ainda mudo, as salas dispunham de um músico, que tocava um instrumento, normalmente um piano, acompanhando as cenas, ou de um sistema de som de gravação que rodava em paralelo à imagem. A imagem em movimento, por si, é interessante, desperta os sentidos e a atenção, mas ganha impacto quando acompanhada pelo som, pela música, pelo efeito sonoro, pelo diálogo. É importante citar que muitas teorias colocam a importância do visual, da visão como elemento da aprendizagem. Acerca dessas teorias, analise as afirmativas a seguir:
I- A imagem-movimento é aquela que estabelece uma relação indireta e a representação do tempo.
II- A imagem-tempo se divide em imagem-percepção, imagem-ação e imagem-afecção.
III- Na teoria ou método VAC (visual, auditivo e cinestésico) a aprendizagem ocorre por meio da visão, da audição e do tato, mas tende a ser preponderante em cada pessoa.
IV- A imagem-tempo apresenta e representa o tempo de forma direta, algo mais presente e caro ao cinema moderno.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.
6. A temática gênero é de grande relevância para várias áreas de estudo dentro das ciências humanas e sociais. Gênero é, de forma geral, uma forma de classificar e de organizar elementos pelas semelhanças, aqueles ligados entre si por algo que os aproxima. A ideia de gênero, aplicada à produção criativa, surge, especialmente, na literatura, diferenciando a poesia da prosa, o romance da ficção, a comédia da tragédia (AGUIAR; SILVA, 1992; CALABRESE, 2006). Acerca dos gêneros, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- O gênero não se dá, mas se faz ou surge pela simples e natural manifestação de algo, pela proposital escolha de um autor no sentido de articular e de organizar elementos de linguagem de determinada forma e estrutura que os façam reconhecíveis e produzam sentido em um outro, conhecido ou não.
PORQUE
II- Os gêneros são categorias fundamentalmente mutáveis e heterogêneas (não apenas no sentido de que são diferentes entre si, mas, também, no sentido de que cada enunciado pode estar 'replicando' muitos gêneros ao mesmo tempo).
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposiçãoverdadeira.
7. Para Eisenstein (2002, p. 11), "o cinema, sem dúvida, é a mais internacional das artes. Não apenas porque as plateias do mundo todo veem filmes produzidos pelos mais diferentes países e pelos mais diferentes pontos de vista, mas, particularmente, porque o filme, com as ricas potencialidades técnicas e a abundante invenção criativa, permite estabelecer um contato internacional com as ideias contemporâneas." Acerca do cinema, assinale a alternativa INCORRETA:
a) No princípio, o filme apenas documentava cenas do cotidiano, e atraía o público fascinado com a novidade, e que apresentava até mesmo dificuldades de compreensão de temas mais profundos.
b) A primeira projeção de imagens em movimento foi feita pelo irmãos Lumiére, na Alemanha, no século XIX.
c) O cinema foi buscar a sua narrativa no teatro, filmando peças e ações que ocorriam em um lugar, ficando a câmera parada e estática.
d) A técnica do cinema surgiu a partir da fotografia. Os primeiros filmes produzidos usavam a mesma técnica, os sais e os elementos da fotografia, adaptados para a geração de imagens em movimento.
8. A equipe de produção e a direção pode variar em tamanho, composição, maior ou menor envolvimento nas diversas etapas, e ter, até mesmo, a ausência de algumas atividades, o que depende diretamente do que é produzido e com quais objetivos da produção. Isso começa na ideia e termina na montagem e na finalização, ou seja, nas fases da produção audiovisual. Acerca das fases, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Distribuição: momento de produzir as cópias e de fazer com que a produção audiovisual chegue ao mercado, seja nas telas do cinema, da TV, no YouTube ou outra forma.
( ) Finalização: edição das imagens e cenas na sequência indicadas pelo roteiro, além da inserção da trilha e dos demais elementos sonoros, criando a peça audiovisual e a narrativa.
( ) Captação ou rodagem: momento em que os roteiros literário e técnico, o storyboard, se foi feito, e o trabalho da produção se unem para que as cenas aconteçam, a ação se faça e a narrativa seja construída no filme ou na fita.
( ) Argumento: como a ideia se desenvolve, como deve se desenrolar a ação, com começo, meio e fim, mas, ainda, sem muito detalhamento, em linhas gerais, que permitam a compreensão, que possibilitem que se compreenda como a ação deve ocorrer.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - V - V.
d) V - F - V - V.
9. Produzir é atentar aos detalhes que se relacionam com o campo de experiências do receptor. Naturalmente, um vídeo caseiro de uma festa e uma entrevista com um jogador de futebol após um jogo demandam menos cuidados do que a produção de um filme baseado em um livro conhecido. Essa diferença se coloca não no lado do produtor, de quem está gerando a peça audiovisual, mas mais no lado do receptor, que sabe o que pode esperar de cada peça, de cada produção, demandando certos níveis e padrões de qualidade na produção. Diante o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um plano geral tende a gerar mais impacto em uma tela de celular.
( ) Um filme de terror tende a ter planos e narrativa, e, até mesmo, ritmo de edição, diferentes de um romance ou de um filme de ação.
( ) A escolha do plano, do ângulo, entre outros, está diretamente ligada ao objetivo, à proposta da peça audiovisual.
( ) O receptor é alfabetizado na linguagem audiovisual, sendo preparado para lidar com as variedades de formatos e com as variações de linguagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) V - F - F - V.
c) F - V - V - V.
d) F - F - V - F.
10. As artes visuais sempre representaram e representam um elemento importante no nosso cotidiano. Em um letreiro, em um cartaz, em uma marca ou em uma tela, uma fotografia ou pintura, as artes visuais estão presentes pela capacidade de atrair e, até mesmo, de prender nossa atenção, de gerar identificação e atração. Alguns registros mostram que, desde os tempos pré-históricos, isso já era válido. Acerca desses registros, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As pinturas rupestres na caverna de Lascaux testemunham a importância da manifestação visual para o ser humano.
( ) Considera-se como o primeiro registro das artes visuais o desenvolvimento dos hieróglifos, no Egito.
( ) As artes visuais sempre tiveram um papel importante no contexto humano, este que levou ao desenvolvimento de uma infinidade de processos e de técnicas das tintas às telas e às formas de registro digital.
( ) Desde os registros nas paredes das cavernas de Lascaux, feitos por nossos antepassados pré-históricos, temos uma ideia e uma dimensão da importância do visual para a manifestação cultural e para a relação do homem com o ambiente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - V - V - V.
d) V - F - V - F.

Continue navegando