Buscar

Educação inclusiva AS2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo a definição adotada pela American Association on Intellectual and Development Disabilites – AAIDD (Associação Americana de Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento), __________ é o funcionamento intelectual significativamente a seguir da média, oriundo do período de desenvolvimento, concomitante com limitações associadas a duas ou mais áreas da conduta adaptativa, ou da Sociedade, nos seguintes aspectos: comunicação, cuidados pessoais, habilidades sociais, desempenho na família e comunidade, independência na locomoção, saúde e segurança, desempenho escolar, lazer e trabalho. Assinale a alternativa que preenche, de forma CORRETA, a lacuna:
R: Deficiência intelectual.
Para Amaral (1995), a deficiência secundária refere-se a fatores extrínsecos, responsável principal pelo impedimento do desenvolvimento do indivíduo, que se torna aprisionado na rede das significações sociais com seu rol de implicações, como preconceitos, estereótipos, discriminação e exclusão, e que culminam legitimando a diferença/deficiência. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao processo de formação de preconceitos e discriminação:
R: Esse modo de proceder não se consolidou ao longo da História, sendo produto diminuto de alguns poucos indivíduos em situações muito específicas.
Analise as assertivas a seguir e assinale as que tem relação com a deficiência auditiva.
I - Apresenta-se como uma privação sensorial auditiva que interfere de modo decisivo nos processos de comunicação dessas pessoas. Essas interferências podem gerar problemas graves para o desenvolvimento de uma criança, a depender do nível de sua escassez auditiva. As causas podem ser hereditárias ou adquiridas.
II – Alguns sinais de comportamento das crianças podem ser indicativos para um diagnóstico de deficiência auditiva, dentre os quais: apresentar dificuldade na pronúncia das palavras; ao atender aos chamados, inclinar a cabeça, procurando ouvir melhor; falar muito alto ou muito baixo; pedir repetição frequentemente.
III - A comunicação gestual para pessoas com deficiência auditiva utiliza uma Língua de Sinais. Esse procedimento vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade, e no Brasil destaca-se a Língua Brasileira de Sinais (Libras) que se tornou a língua oficial da pessoa surda a partir da publicação da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002.
IV – Não se faz necessária uma parceria entre o professor ou professora de Libras e o professor ou professora de Língua Portuguesa, porque suas ações pedagógicas são especializadas e exclusivas
R: Apenas I, II e II
Numa construção __________, o tecido social é formado pela possibilidade de convivência igualitária entre __________, não normatizando modelos ou criando segregações. Nesse sentido, as __________ são entendidas como fundamentais e necessárias e a Sociedade é fruto da convivência dessa multiplicidade. E para que os indivíduos possam ser respeitados, é preciso que suas identidades sejam garantidas e valorizadas, tanto nos aspectos estritamente particulares quanto nos aspectos públicos. Assinale a alternativa que preenche, de forma CORRETA, as lacunas:
R: inclusiva, os diferentes, singularidades

Continue navegando

Outros materiais