Buscar

Importância das Soft Skills na Indústria 4.0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anteriormente para medir se um profissional era capacitado para uma determinada função e determinar se ele seria qualificado para ocupar a determinada vaga era apenas observado suas habilidades técnicas, que é definido como tudo aquilo que ele sabe fazer, como por exemplo falar Inglês, isso também é conhecido como Hard Skill.
	Com a nova revolução, a indústria 4.0, foi analisado que para medir se uma pessoa é realmente qualificada é necessário analisar além do Hard Skill, visto que suas habilidades técnicas e sua eficiência em aplicá-las estão diretamente ligadas ao seu Comportamento Humano, que pode ser definido como o modo de agir das pessoas em face ao seu ambiente, ditando, assim, seu padrão de conduta de acordo com seu grupo social, isso é conhecido como Soft Skill.
	Agora que definimos o que são essas habilidades podemos concluir que, para um candidato ser considerado qualificado não basta ter um excelente currículo, mas também deve ter um comportamento humano consistente com a vaga que deverá ocupar, como por exemplo, um encarregado de obra deve conhecer sobre todas as áreas que ele irá gerenciar, porem deve-se ter inteligência emocional, empatia, liderança, flexibilidade e resiliência, pois isso irá definir como ele agirá dentro das adversidades do cargo mostrando assim que podem entregar desempenhos melhores como tendem a permanecer mais tempo nela.
	Acredito que as Soft Skill mais importantes para ser desenvolvidas são:
· Inteligência emocional: que é a capacidade de lidar bem com as próprias emoções e usar essa energia a seu favor, sem impulsividade ou arrependimento posterior.
· Empatia: É a habilidade de se colocar no lugar do outro, de se conectar com pessoas de diferentes backgrounds e entender a sua abordagem sobre diversos temas e modos de trabalho.
· Flexibilidade e resiliência: Estão relacionadas à capacidade de se adaptar e continuar produzindo diante das mudanças de cenários, mesmo após experiências difíceis e que trouxeram prejuízos, mas também lições.
Essas habilidades são importantes em qualquer área, pois tratam-se de coisas básicas que forma uma base sólida para um bom relacionamento profissional e interpessoal, ajudando a suportar as adversidades e mantendo a equipe sempre unida, pois se pudéssemos fazer tudo sozinho, existiria somente o individual e não o social.

Mais conteúdos dessa disciplina