Buscar

comércio eletrônico resumido

Prévia do material em texto

Diferença entre E-business e E-commerce
É importante diferenciar pois os dois tem conceitos e modalidades diferentes.
E-business tem um conceito mais amplo que envolve o uso de tecnologia para realização de atividades de uma organização, desde produto desde a produção de bens, atendimento ao cliente, e no pós venda.
Já o E-commerce é parte do E-busines, pois refere-se a parte de vendas por meio digital e pela internet, o E-commerce é a negociação em si, que traz retorno financeiro para o negócio, porém sem o apoio do E-business que envolve muitos processos desde efetivação de uma venda.
ME FALE SOBRE E-BUSINESS
Processos de suporte a venda que são feitos eletronicamente. Processo de cadastro do comprador, processo de cadastro de produtos, controle de estoque, processo de autorização do pagamento, a logística entre outras coisas que são feitas eletronicamente.
ME FALE SOBRE E-COMMERCE
É uma loja virtual que é possível escolher e fechar um pedido de compra. há oferta de produtos, carrinho de compras, ofertas por meio de pagamentos e a efetivação de uma venda.
Tem características marcantes como: onipresença, pois os locais ficam abertos 24 horas por dia para o comprador, fácil acesso e baixo custo de transação, por evitar deslocamento e os custos elevados de estoque ou espaço físico.
COMO ESTRUTURAR UM E-COMMERCE
Deve ser visto como um plano de negócios bem estruturado com base em um modelo de negócios específico, adotar uma estratégia bem representada, um modelo de negócios bem definido é uma forma da empresa criar valor e melhorar a experiencia de compras para os seus clientes.
B2B: transações realizadas entre duas empresas, exercem o papel de consumidor e fornecedor que ocorre de CNP para CNPJ.
B2C: modelo de negócio em que a empresa negocia diretamente com o consumidor final, transações que envolvem CNPJ e um CPF.
C2C: neste modelo o consumidor negocia diretamente com outro consumidor, ( na OLX) a comercialização ocorre de CPF para CPF.
G2C: situação que o governo utiliza o E-commerce para prestar serviços aos cidadãos, como a possibilidade de pagar tributos e taxas pela internet. Há também processos de compras por órgãos públicos etc. 
C2G: nessa modalidade o cidadão envia informações para websites governamentais, como declaração de imposto de renda esse ato é feito eletronicamente.
TRANSAÇÕES ELETRONICAS: 
 M-COMMERCE: envolve transações eletrônicas através de um aparelho mobile ( celular, tablet). É uma opção cada vez mais necessária em virtude do consumo por meio de smartphones e tablets. Neste caso o ambiente é virtual e pensado para o uso de celular, neste caso a navegação tem a mesma qualidade do site acessado a um navegador.
OMINICHANNEL: é o atendimento através de multicanais para vender produtos de modo que o cliente faz uma distinção entre o físico e o virtual. O cliente pode ser atendido e fazer sua jornada usando vários canais físicos e digitais sem sentir a diferença nos processos, grande parte do sucesso deve a sua mobilidade impulsionada aos aumentos e usos de smartphones.
SOCIA LSHOPING: é uma experiência trocada entre os usuários, compartilhamento de opiniões de modo que as recomendações sejam boas o suficiente para influenciar novos seguidores.
CROWDSOUCING E CROWDFOUDING: essas duas modalidades estão relacionadas com a colaboração dos indivíduos em comum que utilizam a tecnologia a se favor. Mas ambos são diferentes, são formas de cooperação entre empresas ou entre clientes e empresas.
Crowdsoucing representa o resultado de colaboração entre indivíduos, sem contrapartida recebimento de remuneração pelo serviço desenvolvido. O importante desse usuário é o prestigio digital, que é um ganho intangível da marca pessoal usando a força de multidões que representa a união de pessoas desinteressadas em ganhos financeiros, buscando conhecimentos e o bem-estar social.
CROWDFOUNDING: é uma forma de compartilhar a necessidade de capital para investir em uma inovação, ou seja todos unem forças e investe em algo e lucram desse algo todos juntos.
MARKETPLACE: é uma loja virtual, que permitem que outros lojistas exponham seus produtos, quando ocorre uma venda desses produtos a loja virtual cobra uma comissão. Estratégia como preço, condições de pagamento é responsabilidade dos lojistas que expõe os produtos. O marketplace tem a responsabilidade de exibir o produto e gerenciar o pagamento, repassando ao lojista o que lhe cabe.( Amazon, Magazine Luiza)
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Visibilidade: As lojas grandes e reconhecidas pelos consumidores que apresentam muitos acessos maior visibilidade.
Custos e lucros: umas das suas responsabilidades é a exibição e a indexação dos produtos nos sites de busca.
O lojista pode dispensar custos com o marketing digital que já fica embutido no 0% pago no marketplace.
Aumento de vendas: o aumento nas vendas é de uma tendência natural já que sua audiência estima cerca de 40 milhões de visitantes.
Dependência: muitos lojistas recebem seu faturamento do marktplaces, o que gera dependência.
Marca diminuída: a marca do lojista fica em segundo plano, não havendo vinculo, mas sim com o marketplace.
INDICADORES....
Para medir o resultado de algo é fundamental usar os indicadores. Na internet há muita competividade por isso devemos estar atentos e sabermos como agir essas ferramentas são úteis.
Tudo que acontece em um site é iniciados por cliques , eles indicam a presença de usuários, definem compras, efetuam cadastros etc. A base para o sucesso é saber monitorar quanto a cada clique gera retorno para empresa.
KPIs: são indicadores que serve para mensurar resultados de uma operação, são ferramentas de gestão que subsidiam as decisões de um negócio com mais assertividade.
Os objetivos de um indicador e melhorar as informações, melhorar a satisfação do cliente, obter clientes, reduzir a devolução de produtos, fidelizar clientes etc.
PRICIPAIS KPIs USADOS
Taxa de conversão: relação entre um número de visitantes e a quantidade de vendas em um período. =(20.000/300.000) x 100=6,7%
Ticket médio: média de gastos de cada comprador em cada pedido. É o total e faturamento dividido pelo número de pedidos pagos.
Taxa de abandono: número de carrinhos criados na loja em ralação ao número de pedidos efetuados.
Vendas totais: vendas de pedidos em quantidades ou em R$ num dado período.
ROI: retorno sobre o investimento: mede o retorno das ações de marketing ou evoluções e melhorias no E-commerce. ROI = ( retorno do investimento – total de investimento da ação) /total de investimento da ação]x 100
Índices de satisfação: mede a satisfação dos clientes quanto ao processo de compra e aos produtos adquidos.
Existem outros dois 
Taxa de conversão: avalia a eficiência do site em converter um visitante em cliente.
Custo de aquisição: também chamado de CAC mede quanto custa atrair e reter clientes.
CRIAÇÃO DE E-COMMERCE ASPECTOS FUNDAMENTAIS
Para criar um ambiente de E-commerce não é uma tarefa simples, é preciso pensar em uma estratégia de relacionamento com fornecedores e clientes. Não é necessário manter um estoque mas é preciso negociar tempo de entrega. Pensando no marketing é preciso que os consumidores foquem no que é importante fazer uma divulgação assertiva da loja e dos produtos. Outro ponto fundamental é ter uma boa logística, a venda pela internet a venda do produto e a entrega onde o cliente desejar. Outro ponto muito importante em um negócio eletrônico é a segurança das informações, é preciso garantir que os danos dos clientes estarão seguros e não serão acessados de forma indevidas por pessoas mal intencionadas.
Para complementar a venda um comercio eletrônico precisa disponibilizar diferentes sistemas eletrônicos de pagamento. Investir em pagamento eletrônico e segurança digital passaram a ser fundamentais.
PLANEJAMENTO MACRO: o planejamento de E-commerce deve considerar alguns aspectos como: pesquisa de público alvo, pesquisa mercadológica, pesquisa de tecnologia, viabilidade financeira.
TECNOLOGIA E FORMAS DE PAGAMENTO: DEVE SE DECIDIR SE ESTA DEVERÁ SER TERCEIRIZADA OU DESENVOLVIDAINTERNAMENTE.
Pensando em privacidade e segurança da informação, é preciso definir quais protocolos de segurança deverão ser adotados. Também é preciso disponibilizar variedades forma de pagamentos exemplos boletos bancários.
 O QUE É UMA PLATAFORMA DE E-COMMERCE?
É responsável pelo gerenciamento e a visualização da loja na internet, é um sistema que possibilita criar uma loja virtual e gerencia-la, incluir produtos, gerenciar estoques e preços.
Escolher uma plataforma é questão de técnica. Existem basicamente três caminhos a serem seguidos: desenvolvimento próprio porem mais caro e totalmente personalizado, ou a plataforma terceirizada mais barato porem com restrições de funcionalidades por pacote de serviço, ou plataforma própria a partir de ferramentas de código aberto com um custo intermediário e necessidade de contratação de pessoal técnico ou empresa terceira de desenvolvimento de websites. A plataforma deve ser desenvolvida para suportar o crescimento do negócio e estável para garantir uma experiencia agradável e atraente para o cliente.
DIFERENTES PLATAFORMAS
NUVEMSHOP: oferece layouts com várias opções tem associação com o google analytics para o acompanhamento dos KPIs do negócio, através de produtos e categorias de maneira massivas.
WIX: essas plataformas tem como diferencial umas vitrines interessantes para seus usuários para dispositivos moveis.
BACKOFFICE: escritório de retaguarda que garante que o comercio eletrônico vai funcionar da maneira devida ou seja garante uma boa gestão de produtos etc.
ERP: seu objetivo é automatizar os processos de uma empresa usando uma base de dados.
HUB: é uma estrutura centrada nos marketplace, possibilita atividades como cadastro de produtos e controle de estoque.
CRM: é um sistema de informação que é responsável por garantir a gestão de relacionamento com o cliente, administra as relações com seus clientes, com intuito de fidelizar clientes, para clientes.
IMBOUND: está relacionado ao fluxo de materiais dados e informações desde fornecedores de matéria prima, até o recebimento das mercadorias pela fábrica.
OUTBOUND: faz se presente quando a mercadoria está pronta para ser entregue ao mercado sendo responsável pela distribuição dos itens ao consumidor.
LOGISTICA PRÓPRIA: envolve possuir veículos próprios, contratar motorista e controlar todo processo de entrega.
DROPSHIPINPING: é os maiores E-commerce do mundo tais como AMAZON e MERCADO LIVRE, que se apropriam de estoque de terceiros para realizarem suas vendas.
FULFILMENT: é a terceirização completa do processo que agrupa a necessidade dos clientes, exige excelência do serviço, envolve tecnologia e atendimento ao cliente e ao marketing, envolve a terceirização
OUTSOURNCING: contrata profissionais terceirizados para realizarem atividades que não dizem respeito a atividade principal do e-commerce. É a terceirização da logística que escolhe trabalhar contratando portadoras para a entrega de produtos, ao invés de manter uma frota própria.
FRETE COMO FERRAMENTA: ter um frete atrativo pode fazer com que a sua empresa se destaque no mercado, mas sempre pensando em custo e benefício, ou seja minha loja entrega mais rápido e com um custo adequado.
LOCKER: são locais de armazenamento onde os clientes podem ir retirar seu produto apresentando um comprovante d compra.
PICKUP STORE: é uma compra na internet que pode ser retirada na loja física mesmo tendo feito de um website. 
LOGISTICA REVERSA: funciona por meio de sistemas que promovem a coleta, reuso, reciclagem de embalagens descartáveis etc. Possibilitando a devolução de produtos.
CAPTAÇÃO DE CLIENTES: deve se ter um bom plano de marketing, deve conter prospecção ativas, indicações e estratégias digitais sempre com o apoio da tecnologia e conhecer o público alvo.
IMBOUND MARKETING: desperta o interesse do cliente através do conteúdo gratuito, o chamado marketing de conteúdo.
OUTBOUND MARKETIMG: é tradicional foca em fazer propagandas físicas e digitais como televisão, rádio etc, para divulgar a marca ou produto.
INSIDE SALES: é uma técnica de venda interna que elabora métodos para a equipe realize atividades dentro da empresa.
OUTBOUND SALES: é uma estrategia na qual a equipe de vendas vai atras dos clientes, por meio de visitas , e-mail marketing etc.
CAC: é um indicador que mostra quanto o negócio está investindo para conquistar o cliente. C= soma dos investimentos/numero de clientes adquiridos.
ROI: mede o retorno do investimento feito, permite saber quanto a empresa esta perdendo ou ganhando com os investimentos feitos nos canais e quanto é retornado para empresa. ROI = receita- custo/ custo
UX: tem o objetivo de aumentar o nível de satisfação dos clientes através de experiencia de compra . Exemplo se foi agradável, eficiente, serve para fidelizar clientes para fazer mais compras.
E-MAIL MARKETING: para funcionar é preciso de ter uma base de e-mails bem organizada e segmentada, o intuito e fazer conteúdos que agradem seus clientes passando a ser algo interessantes sem ser desagradável.
GEOOGLE ADWORDS: é uma ferramenta de publicidade que cria campanhas e anúncios, também permite ganhar visibilidade e alcançar muitos clientes, exibindo itens na página do buscador.
GEOOGLE ANALYTS: é uma ferramenta gratuita que monitora o trafego dos sites, pode ser instalado em blogs e loja virtual.
REMARKETING: É fazer marketing novamente para a mesma pessoa gerando impacto mais de uma vez para a pessoa que demonstrou interesse, mas sem ser desagradável.
PHISING: é uma forma de fraude que o invasor se disfarça de alguém importante por e-mail ou outros canais sendo muito difícil identificar.
E-MAILS DE PHISING: distribui links ou anexos maliciosos, podendo acessar dados pessoais das vítimas.
GATEWAYS: é um sistema que é acionado quando o cliente coloca no carrinho de compras e aciona o botão de finalizar , é responsável por garantir a transação financeira e garantir o recebimento pela loja, além de gerar o comprovante para entregas dos produtos no endereço fornecido pelo cliente.
ADQUIRENTE: é uma ferramenta que processa o pagamento tanto no E-commerce como nas lojas físicas, geralmente está disponível nas maquininhas de pagamento.
SUBADQUERENTES: faz a intermediação dos pagamentos entre todos os agentes envolvidos de uma transação financeira, ele engloba tudo porém é a forma mais cara.
A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: é uma atividade que previne e protege dos dados provocados por criminosos, assim como a cibersegurança que faz o mesmo no ambiente virtual. Protege a empresa contra os dados pessoais de pessoas mal intencionadas.
CLAREZA E DISPONIBILIDADE DA INFORMAÇÃO não basta a empresa ser digital ela também precisa ser física, com endereço telefone, e-mails etc, que deverão estar expostos no rodapé da página.
SUPORTE IMEDIATO AO CLIENTE é preciso ter uma sessão de fale conosco e estar disponível para o cliente, se a loja funciona 24 horas é preciso ter um atendimento também 24 horas 7 dias por semana.
DIREITO DO ARREPENDIMENTO em até 7 dias da compra de um produto o cliente pode devolver o produto para empresa caso o cliente não fique satisfeito com o produto. A empresa deve recolher o produto e devolver o dinheiro do cliente.
CONSENTIMENTO: com o consentimento do cidadão a empresa pode permitir o armazenamento de seus dados que foram coletados pelo comercio eletrônico, que não venha ferir os direitos fundamentais do cidadão.
AUTOMATIZAÇÃO COM AUTORIZAÇÃO lei que traz várias garante ao cidadão que pode solicitar que seus dados sejam deletados.
GESTÃO FOCO as empresas devem cuidar ao gerar dados pessoais e adotar medidas preventivas de segurança e reaplicar boas práticas.
CUSTO FIXO é aquele que se mantem menos sujeito a alteração mesmo quando a aumento ou redução de vendas.
CUSTO VARIAVEL é um gasto que varia de acordo com o volume de vendas ao longo do tempo.
OMNICHANNEL diz respeito a diversos canais de integração de vendas e comunicação a ideia central é garantir que a marca esteja presente em vários canais onde está o público alvo.
VOICE COMMERCE é uma pesquisa de compraatravés da voz.
RECOMMERCE é a pratica de colocar um produto de volta no mercado seja ele usado durante um tempo ou reformado.

Continue navegando