Buscar

CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTROLADORIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
CONTROLADORIA
ALUNA: NHARA CRISTINA TAVARES DE SOUZA
MATRÍCULA: 01318474
 
Para que os colaboradores possam adquirir novas habilidades ou conhecimentos, é necessário que os temas da capacitação estejam relacionados às suas carências, profissionais, além de serem percebidos como importantes, por parte da organização, para a melhoria da qualidade trabalho. O processo de elaboração de um programa é composto pelas seguintes etapas, controle estratégico; táticos; operacionais e internos e gerenciamento do risco.
Observando o cenário é de fundamental importância, conhecer as necessidades da organização, a intervenção se inicia com uma espécie de diagnóstico dos problemas apresentados, o setor de controlaria absorve todas as tarefas do setor planejamento financeiro e orçamentaria, geralmente quem trabalha com controladoria é conhecido com Controller.
Considerando a importância de uma boa caracterização das necessidades da organização raramente os problemas serão apresentados de forma objetiva e operacionalizada logo no início, análise das demandas trazidas por quem procurou o serviço, análise dos indicadores da organização.
Desenvolva os níveis de controle estratégicos, Táticos, Operacionais e internos, Gerenciamento do risco.
Trabalhar o planejamento certo é fundamental para a gestão empresarial do negócio, para ter um bom planejamento, vamos dividir em três, para conseguir realizar um planejamento operacional antes é preciso ter um planejamento tático em contrapartida é preciso ter um planejamento estratégico já definido. Planejamento estratégico é o processo de gerenciamento usado para criar um plano de como atingir um objetivo ou o conjunto de metas, é fundamental para desenvolver uma visão de médio e longo prazo ao mesmo tempo permite se adequar durante a execução de uma forma coerente e assertiva, um planejamento estratégico bem desenvolvido mostra a melhor forma de responder as oportunidades e desafios, além de ajudar a criar diferenciais competitivos para o negócio.
O planejamento estratégico identifica as etapas ou estratégias que a empresa usará para atingir seu objetivo, podendo traçar metas dependendo das suas necessidades.
Também aborda assuntos macros da empresa define os objetivos e resultados que precisam ser conquistados traça os caminhos a serem seguidos é no planejamento estratégico que é traçado as metas e objetivos que precisam ser alcançados pela empresa e mostrará os caminhos a serem percorridos por todos.
O planejamento tático explora com um pouco mais de detalhes e direciona melhor as atividades ou tarefas que precisam ser feitas traduz ou interpreta o plano estratégico para transformá-lo em planos concretos.
O planejamento estratégico organiza a empresa como um todo, já o tático entende o que precisa ser feito e orienta para as áreas de departamentos da organização, dessa maneira trabalha o que precisa ser feito para alcançar os objetivos e metas definidos no planejamento estratégico é no planejamento tático que se discute o planejamento de marketing, planejamento financeiro da empresa, planos de produção, gestão de pessoas, entre outros. Definido o planejamento tático, vamos conhecer o planejamento operacional, que geralmente foca no curto prazo, em períodos menores, é o plano do trabalho, transforma as metas e objetivos estratégicos, em tarefas menores e executáveis é a parte prática, no planejamento Tático os planos são mais detalhados, exemplos de objetivos:
-Melhorar o processo interno de produção para conseguir produzir mais 100 bombons;
-Estruturar um treinamento funcional para preparar os colaboradores da empresa.
-Criar meios de divulgação práticos para anunciar os bonés que precisam ser vendidos.
É no planejamento operacional que entra os planos de ação ferramenta que troca e define ações necessárias para atingir determinados objetivos apontando cronograma e prazos responsáveis por cada tarefa recursos financeiros e humanos necessários e também acompanhamento de resultados um modelo de plano de ação é o 5w2h.
A ferramenta 5W2H é um checklist administrativo de atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvidas com clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto. Tem como função definir o que será feito, porque, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará.
Já o Gerenciamento de Riscos de trata de incertezas quantificadas, porque pode ter um impacto sobre o planejamento, e quanto mais se reduz os riscos do projeto, maior se torna as chances de concretiza- ló com êxito, mas vamos entender melhor o que é riscos ou ameaças, é um evento incerto que, em caso de ocorrência, pode trazer um resultado positivo e sabendo também aproveitar as oportunidades ou negativo, aos objetivos de um projeto.
Os processos desta área do conhecimento estão relacionados á identificação, a analise, ao controle e ao planejamento de respostas aos eventos futuros incertos, chamados riscos. O objetivo é minimizar as probabilidades e os impactos dos riscos negativos e aumentar os impactos e probabilidades dos riscos positivos.
A partir da avaliação dos riscos identificados, definimos o que deve ser tratado e controlado, logo, a gestão de riscos é parte fundamental para a aplicação de boas práticas na organização. Portanto, gerenciar os riscos de maneira eficaz permite que os objetivos da organização sejam atingidos.
REFERÊNCIAS: https://www.treinaweb.com.br/blog/planos-de-acao-utilizando-ferramenta-de-gestao-5w2h
https://www.verdeghaia.com.br/pgr-programa-de-gerenciamento-de-riscos/

Continue navegando