Buscar

Desenvolvimento Dentário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 
1- Qual a importância das células da crista neural na odontogênese?
As células da crista neural migram para a região do futuro crânio e da face, onde passam a se comportar como ectomesênquima, originando estruturas conjuntivas que formarão os germes dentários.
2- O que é Banda epitelial primária. 
Após chegarem na região do crânio e da face, as células agora ectomesenquimais da crista neural liberam substâncias sinalizadoras, que dá a ordem para as outras células se organizarem em arcos, ocorrendo assim uma interação entre epitélio e o ectomesênquima. Quando ocorre a organização, o epitélio oral primitivo começa a se proliferar e a aumentar de volume para formar uma banda epitelial primária, região em forma de ferradura onde haverá a formação dos futuros arcos dentários.
3- Qual o fator de sinalização está envolvido na organização das células que apresentam o receptor EDAR?
A ectodisplasina.
4. Descreva a fase de botão.
A fase de botão é uma das fases de proliferação intensa da odontogênese, e representa o verdadeiro início da formação de cada dente. Cada arco dentário (maxila e mandíbula) origina 10 pequenas esférulas que representam a formação dos dentes decíduos. Vale ressaltar que o desenvolvimento de cada botão não ocorre ao mesmo tempo, o que explica as diferenças de erupção dentária. Em cada botão há moléculas de sinalização (Tenascina e Sidecan - 1) que vão fazer com que haja uma interação na borda inferior do botão entre o ectomesênquima e o meio extracelular.
5- Descreva a fase de capuz. 
Assim como a fase de botão, a fase de capuz também realiza proliferação intensa. A interação entre as células na borda inferior do botão faz com que a estrutura cresça de forma desigual, adquirindo assim a morfologia de um boné. Ao ser estabelecida a fase de capuz, a porção epitelial - órgão do esmalte - vai começar a se diferenciar em regiões distintas: epitélio externo (convexidade externa do capuz), epitélio interno (concavidade interna do capuz), e retículo estrelado (porção central do capuz). Ao mesmo tempo ocorre a formação da papila dentária (massa de células condensadas abaixo do epitélio interno), e do folículo dentário (cápsula que rodeia tanto o órgão do esmalte quanto a papila dentária). Vale salientar que o órgão do esmalte é responsável pela formação do esmalte dentário, a papila dentária pela formação da dentina e da polpa, e o folículo dentário pela formação do periodonto de inserção do dente (cemento, ligamento periodontal e osso alveolar), e pela nutrição do órgão do esmalte através dos microvasos.
6- Descreva a fase de campânula e cite suas principais características.
As principais características da fase de campânula são: diminuição das mitoses, morfo e histodiferenciação, início da produção de estruturas dentárias e o fenômeno de indução recíproca.
A fase de campânula é iniciada quando as proliferações vão diminuindo e a morfologia vai se diferenciando, pois nessa fase o órgão do esmalte apresenta o aspecto de um sino, com suas concavidade e margem acentuadas. Também ocorre a diferenciação histológica do germe dentário: o retículo estrelado vai aumentando de volume devido a uma maior quantidade de água e de moléculas proteoglicanas, as células do epitélio externo tornam-se pavimentosas, e as do epitélio interno tornam-se cilíndricas baixas com núcleo central e citoplasma contendo ribossomos livres, poucas cisternas de retículo endoplasmático rugoso e complexo de Golgi. 
Além disso, entre o epitélio interno e o retículo estrelado surge uma estrutura chamada estrato intermediário, contendo de duas a três camadas de células pavimentosas, que participa da formação e maturação do esmalte. Há também o aparecimento de uma região na borda do sino denominada alça cervical, formada pela união entre o epitélio interno e o epitélio externo. Vale salientar que as diferentes células do órgão do esmalte estão ligadas por junções intercelulares dos tipos comunicante (gap) e desmosomas. 
O dente em desenvolvimento separa-se do epitélio oral, pois uma porção da lâmina dentária se desintegra, e o folículo dentário passa a envolver o germe dentário na sua totalidade. Entretanto, algumas células epiteliais da lâmina permanecem presentes nos pertuitos ósseos, formando o canal gubernacular, que facilita a erupção dos dentes. Vão ocorrendo também algumas dobras no epitélio interno que estão associadas à futuras cúspides, onde aparecerá o denominado nó do esmalte (que determina a forma da coroa dos dentes). 
Após esses eventos, a células do epitélio interno sofrem inversão de polaridade, tornando-se cilídricas altas e o seu núcleo vai para a parte distal (oposto à papila dentária), transformando-se assim em pré-ameloblastos, que influenciam a papila dentária a parar de se dividir, aumentar o volume e se diferenciar em odontoblastos, secretando assim a dentina do manto (primeira camada de matriz de dentina). O contato entre odontoblastos e pré-ameloblastos faz com que estes se diferenciem em ameloblastos, que sintetizam e secretam a matriz orgânica do esmalte.
7- Explique indução recíproca.
A indução recíproca é uma reação em cadeia, na qual uma célula induz a outra. Na fase de campânula, as células pré-ameloblastos (que são as do epitélio interno após inversão de polaridade) vão induzir as células da papila dentária a se diferenciarem em odontoblastos, que posteriormente, ao obterem contato com os pré-ameloblastos, vão fazer com que estes se tornem ameloblastos.
8- Qual é a principal característica da fase de campânula avançada?
A deposição de dentina, que ocorre de fora para dentro, e de esmalte, que ocorre de dentro para fora.
9- Qual a função da bainha de Hertwig?
Formar a dentina radicular. As células da camada interna da bainha radicular de Hertwig induzem as células da papila dentária a se diferenciarem em odontoblastos, e após a indução, elas param de sofrer mitose e começam a secretar sobre a dentina radicular em formação, uma camada fina de matriz basicamente proteica. Ao mesmo passo, os odontoblastos recém-formados vão aumentando gradualmente o comprimento da raiz através da deposição de dentina radicular.
10- O que são os restos epiteliais de Malassez?
São grupos isolados de células oriundas da fragmentação da parte da bainha de Hertwig que é composta de células mais afastadas, que já induziram diferenciação dos odontoblastos e que não se dividem mais. Esses grupos se encontram separados da matriz extracelular do ligamento periodontal por uma lâmina basal contínua, e suas células epiteliais apresentam poucas organelas e aparentemente um estado inativo, porém, em casos de alterações patológicas do ligamento periodontal, elas tornam-se ativas e proliferam.

Continue navegando