Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1. 
O estudo sobre a mobilização, a luta, a resistência e as conquistas da população negra no Brasil ao longo dos séculos tem despertado cada vez mais o interesse das ciências humanas e sociais. 
Sobre as definições de “movimento negro”, são feitas as seguintes afirmativas:
I – A definição de “movimento negro” engloba entidades, organizações e indivíduos que se engajam na luta antirracista e por melhores condições de vida para a população negra.
II – Uma das principais características do “movimento negro” é sua pluralidade, tanto associativa quanto pelas formas de luta (por meio da cultura, da educação, da política, etc.).
III – Embora exista um protagonismo da população negra desde o período colonial, não podemos chamar de “movimento negro” as experiências anteriores à década de 1970.​​​​​​​
Assinale a alternativa que indica apenas as afirmativas corretas:
Você acertou!
D. 
Apenas I e II.
“Movimento negro” é uma definição que abarca tanto as formas mais institucionais e organizadas de lutas em coletivos quanto as ações de indivíduos, assim como suas diferentes formas de luta e seus campos de atuação, seja no âmbito da cultura, da educação, da política, etc. O que unifica essa pluralidade são as pautas em comum: a luta antirracista e por melhores condições de vida para a população negra.
Ainda que o movimento negro tenha reivindicado essa terminologia nos anos 1970, denominando-se Movimento Negro Unificado, as experiências do final do século XIX e ao longo do século XX permitem o uso da definição de “movimento negro”, que também é um termo autodeclaratório.
2. 
A atuação do movimento negro brasileiro está diretamente relacionada às características culturais, econômicas, políticas e sociais da história brasileira ao longo dos séculos. As diferentes conjunturas influenciaram a forma de organização e de atuação dessas entidades e indivíduos.
Sobre a história do movimento negro, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas a seguir:
(  ) Nas primeiras décadas do século XX, que correspondem ao período imediato pós-abolição, as organizações negras se caracterizavam por seu viés assistencialista e mutualista.
(  ) Na ditadura do Estado Novo, existia um partido político negro, a Frente Negra Brasileira, tolerado por Getúlio Vargas por seu caráter nacionalista.
(  ) Durante as décadas de 1970 e 1980, a despeito da ditadura civil-militar brasileira, o movimento negro se rearticulou, pautando a positivação cultural e étnica da população negra.
(  ) Após o término da ditadura civil-militar brasileira, o movimento negro se desarticulou, já que suas principais conquistas foram garantidas com a promulgação da Constituição de 1988.
Assinale a alternativa que indica a ordem correta:
Você acertou!
B. 
V – F – V – F.
No imediato pós-abolição, as organizações se caracterizavam pelas práticas assistencialistas e mutualistas, em função da ausência de políticas públicas específicas para a população negra após a abolição da escravidão, que levou a sua marginalização e a seu empobrecimento. A Frente Negra Brasileira, embora tivesse um caráter ultranacionalista e, para alguns autores, se assemelhasse às formas de organização de inspiração fascista, foi extinta logo após o golpe de 1937 e a instauração da ditadura do Estado Novo. Nas décadas de 1970 e 1980, mesmo que seus integrantes tenham sido perseguidos pela ditadura civil-militar, o movimento negro não deixou de se organizar em inúmeras entidades pelo país, empreendendo ações para o reconhecimento e a valorização da cultura, da história e da memória da população negra. Com o fim da ditadura e a promulgação da Constituição de 1988, não houve desarticulação do movimento; ele segue reivindicando a luta antirracista e melhores condições de vida da população negra, logrando conquistas, como a obrigatoriedade do ensino da cultura e da história africana e afro-brasileira e as políticas de ações afirmativas, como as cotas raciais.
3. 
Leia o texto de Petrônio Domingues (2008, p. 108), que trata da escolaridade de pessoas brancas e negras e traz dados que evidenciam a desigualdade e a discriminação racial no acesso a um direito básico de todos os cidadãos: o direito à educação.
“A escolaridade média dos brancos e dos negros tem aumentado de forma contínua ao longo do século XX. Contudo, um jovem branco de 25 anos tem, em média, mais 2,3 anos de estudos que um jovem negro da mesma idade, e essa intensidade da discriminação racial é a mesma vivida pelos pais desses jovens – a mesma observada entre seus avós.”
Sobre essa situação, analise as seguintes afirmativas:
I – Como forma de compensar e corrigir as históricas desigualdades de oportunidades entre brancos e negros, foram instituídas políticas de ações afirmativas, entre elas, as políticas de cotas raciais em concursos públicos e em processos seletivos.
II – A desigualdade entre brancos e negros evidenciada pelos dados apresentados por Domingues não pode ser atribuída a questões raciais, já que a Constituição garante acesso à educação a todos os cidadãos.
III – O trecho evidencia que essa discriminação ocorria apenas no início do século XX, na conjuntura do pós-abolição, e ao longo do século essa desigualdade foi superada, tendo a escolaridade aumentado continuamente.
Assinale a alternativa que indica apenas as afirmativas corretas:
Você acertou!
A. 
Apenas I.
As políticas de ações afirmativas, entre elas a instituição de cotas raciais em concursos públicos e em processos seletivos, visam a diminuir a desigualdade e a discriminação históricas da população negra em certos espaços, pela ausência de iguais oportunidades que tem a população branca. Existe um componente racial que perpassa a desigualdade e a discriminação, porque, durante muito tempo, a população negra foi vista como inferior, e essa representação se perpetuou em forma de estereótipos e preconceitos. O trecho ressalta que, embora o nível de escolaridade entre os grupos étnicos tenha aumentado, no grupo dos brancos a escolaridade ainda é maior, evidenciando melhores oportunidades para os estudos em comparação com a população negra.
4. 
O movimento negro brasileiro contemporâneo enfrenta uma série de desafios na luta antirracista e por melhores condições de vida para a população negra. 
Sobre esses desafios contemporâneos, analise as afirmativas a seguir:
I – Os debates e a luta antirracista deveriam ser uma preocupação exclusivamente da população negra, pois é apenas a população negra que sofre as consequências do sistema de hierarquia e exclusão característicos do racismo, criado por pessoas brancas.
II – Diferentemente das experiências de discriminação e segregação racial em outros países, no Brasil, os conflitos raciais são “não declarados” ou “velados”, o que dificulta sobremaneira o enfrentamento ao racismo.
III – A ideia de “democracia racial” é um desafio vencido e superado pelo movimento negro desde os anos 1930, já que a mestiçagem contribuiu para a dissolução das divisões raciais dos brasileiros.
Resposta correta.
B. 
Apenas II.
Para a luta antirracista, é necessário o engajamento de todas as pessoas e, principalmente, o reconhecimento da população branca de seus históricos privilégios. Quando falamos em “racismo”, estamos falando de um sistema de hierarquia e exclusão que não foi forjado pela população negra, mas, sim, pela população branca para legitimar uma pretensa superioridade. Assim sendo, a desconstrução do racismo também passa pela ação direta dos brancos. Diversos autores afirmam que o racismo no Brasil é “não declarado” ou “velado”, ou, ainda, estrutural, porque se dissemina por diversas estruturas do nosso cotidiano. Essas características dificultam seu enfrentamento devido ao nível de arraigamento dessas práticas de discriminação e preconceito. Por fim, a interpretação da sociedade brasileira como uma sociedade multiétnica sem conflitos não foi superada, e a ideia de uma “democracia racial”, com igualdade de direitos e oportunidades para brancos, indígenas e negros continua sendo um “mito”.
5. 
Um dos aspectos que caracterizouo movimento negro durante o período da ditadura civil-militar foi o reconhecimento e a valorização da cultura, da história e da memória da população negra. Quanto a esse tema, assinale a alternativa correta:
Você acertou!
E. 
Dando continuidade a essa luta, o movimento negro no século XXI segue promovendo a valorização da negritude como expressão da cultura negra.
O reconhecimento da importância e a valorização da cultura, da história e da memória da população negra é um tema que perpassa a mobilização do movimento negro ao longo do século XX. Mais especificamente, nos anos 1970 e 1980 — em função das restrições conjunturais advindas da ditadura —, a cultura, a história e a memória negras passam a ser ainda mais valorizadas. Hoje em dia, essa luta continua com vitórias, como a promulgação da Lei nº 10.639 e a promoção da cultura negra como forma de enfrentamento ao racismo e de denúncia à discriminação e ao preconceito.

Mais conteúdos dessa disciplina