Prévia do material em texto
07/06/2023, 12:34 Avaliação Final (Discursiva) - Individual about:blank 1/3 Prova Impressa GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:824935) Peso da Avaliação 4,00 Prova 64447669 Qtd. de Questões 2 Nota 10,00 Atualmente, há alguns critérios que o campo da saúde mental utiliza para realizar diagnósticos. Há alguns critérios elencados por Paulo Dalgalarrondo em seu livro intitulado Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Disserte sobre quais são e seu significado. FONTE: DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico]. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. Resposta esperada - Normalidade como ausência de doença: normalidade como ausência de sintomas ou sinais de doença. - Normalidade ideal: lança-se uma utopia, um ideal, uma ideia abstrata do que seria o “normal”, “sábio”, “evoluído”. - Normalidade estatística: identifica-se norma e frequência, de acordo com dados estatístico e quantitativos da população geral. - Normalidade como bem-estar: considera-se saúde/normalidade como “completo bem-estar físico, mental e social”. - Normalidade funcional: baseia-se em aspectos funcionais qualitativos. - Normalidade como processo: consideram-se os aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial, das desestruturações e das reestruturações ao longo do tempo, de crises, de mudanças próprias a certos períodos etários. VOLTAR A+ Alterar modo de visualização 1 07/06/2023, 12:34 Avaliação Final (Discursiva) - Individual about:blank 2/3 - Normalidade subjetiva: enfatiza-se a percepção do indivíduo em relação ao seu estado de saúde, suas vivências e experiências subjetivas. Minha resposta Os critérios elencados por Paulo Dalgalarrondo em seu livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais são: Normalidade como ausência de doença: inexistência de sintomas, ou seja, ausência de sinais relacionados a saúde que lhe falta. Normalidade ideal: uma utopia do que seria enquadrado como "normal", partindo de uma construção social. Normalidade estatística: seria o que se encontra na sua grande maioria, como por exemplo um peso determinado por um numero x de pessoas, sendo colocado normal, então se uma pessoa não tivesse aquele peso que foi constatado em dados não estaria no padrão de normal. Normalidade como bem-estar: precisa levar em conta um equilíbrio entre os três aspectos, físico, mental e social, ou seja, ocorrendo uma impossibilidade por ser utópico. Normalidade funcional: visa aspectos funcionais qualitativos, sendo que uma pessoa que é disfuncional tende a perceber seu sintoma como patológico, atrapalhando o individual e o coletivo. Normalidade como processo: aproveitável para a psicopedagogia, pois leva em consideração o processo do todo para o desenvolvimento integral do individuo. Normalidade subjetiva: é a percepção do individuo sobre ele, principalmente com a sua saúde. Retorno da correção Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta atingiu os objetivos da questão e você atingiu o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão. As técnicas projetivas são testes abstratos e subjetivos que captam parte dos vínculos do sujeito em relação a sua aprendizagem.Pede-se que o aprendente desenhe duas pessoas, uma que ensina e a outra que aprende; solicita-se, quando o desenho tiver sido terminado, que indique como se chamam as duas pessoas desenhadas e qual a idade delas; por último pede-se que o aprendente dê um título ao desenho e relate o que está acontecendo nele. Descreva o procedimento para a aplicação da técnica “Par Educativo”. Resposta esperada Pede-se que o aprendente desenhe duas pessoas, uma que ensina e a outra que aprende; solicita- se, quando o desenho tiver sido terminado, que indique como se chamam as duas pessoas desenhadas e qual a idade delas; por último pede-se que o aprendente dê um título ao desenho e relate o que está acontecendo nele. Minha resposta 2 07/06/2023, 12:34 Avaliação Final (Discursiva) - Individual about:blank 3/3 O procedimento "Par Educativo" se da de acordo com a seguinte descrição: é solicitado que o aprendente desenhe duas pessoas, um professor e um aluno, que são os respectivos ensinante e aprendente. Após a finalização do desenho, pede-se que oralize sobre o aprendente e o ensinante, por exemplo nomes e idade. Para concluir ocorre uma solicitação que o aprendente nomeie o seu desenho e explique sobre o desenho. Esse procedimento consente uma visão sobre os desafios em relação ao todo, coordenação motora, noção espacial, noção de dimensões, noção de leitura, escrita e matemática, noção de percepção do todo, noção de relações e percepção de si. Retorno da correção Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta atingiu os objetivos da questão e você atingiu o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão. Imprimir