Logo Passei Direto
Buscar

Psicopatologia, Medicalização e Saúde - Avaliação Final (Discursiva)

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

07/06/2023, 12:34 Avaliação Final (Discursiva) - Individual
about:blank 1/3
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual
(Cod.:824935)
Peso da Avaliação 4,00
Prova 64447669
Qtd. de Questões 2
Nota 10,00
Atualmente, há alguns critérios que o campo da saúde mental utiliza para realizar diagnósticos. Há 
alguns critérios elencados por Paulo Dalgalarrondo em seu livro intitulado Psicopatologia e 
Semiologia dos Transtornos Mentais.
Disserte sobre quais são e seu significado.
FONTE: DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso 
eletrônico]. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
Resposta esperada
- Normalidade como ausência de doença: normalidade como ausência de sintomas ou sinais de
doença.
- Normalidade ideal: lança-se uma utopia, um ideal, uma ideia abstrata do que seria o “normal”,
“sábio”, “evoluído”.
- Normalidade estatística: identifica-se norma e frequência, de acordo com dados estatístico e
quantitativos da população geral.
- Normalidade como bem-estar: considera-se saúde/normalidade como “completo bem-estar
físico, mental e social”.
- Normalidade funcional: baseia-se em aspectos funcionais qualitativos.
- Normalidade como processo: consideram-se os aspectos dinâmicos do desenvolvimento
psicossocial, das desestruturações e das reestruturações ao longo do tempo, de crises, de
mudanças próprias a certos períodos etários.
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
07/06/2023, 12:34 Avaliação Final (Discursiva) - Individual
about:blank 2/3
- Normalidade subjetiva: enfatiza-se a percepção do indivíduo em relação ao seu estado de
saúde, suas vivências e experiências subjetivas.
Minha resposta
Os critérios elencados por Paulo Dalgalarrondo em seu livro Psicopatologia e Semiologia dos
Transtornos Mentais são: Normalidade como ausência de doença: inexistência de sintomas, ou
seja, ausência de sinais relacionados a saúde que lhe falta. Normalidade ideal: uma utopia do que
seria enquadrado como "normal", partindo de uma construção social. Normalidade estatística:
seria o que se encontra na sua grande maioria, como por exemplo um peso determinado por um
numero x de pessoas, sendo colocado normal, então se uma pessoa não tivesse aquele peso que
foi constatado em dados não estaria no padrão de normal. Normalidade como bem-estar: precisa
levar em conta um equilíbrio entre os três aspectos, físico, mental e social, ou seja, ocorrendo
uma impossibilidade por ser utópico. Normalidade funcional: visa aspectos funcionais
qualitativos, sendo que uma pessoa que é disfuncional tende a perceber seu sintoma como
patológico, atrapalhando o individual e o coletivo. Normalidade como processo: aproveitável
para a psicopedagogia, pois leva em consideração o processo do todo para o desenvolvimento
integral do individuo. Normalidade subjetiva: é a percepção do individuo sobre ele,
principalmente com a sua saúde.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta atingiu os objetivos da questão e você atingiu o esperado,
demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes
argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Confira no quadro "Resposta
esperada" a sugestão de resposta para esta questão.
As técnicas projetivas são testes abstratos e subjetivos que captam parte dos vínculos do sujeito em 
relação a sua aprendizagem.Pede-se que o aprendente desenhe duas pessoas, uma que ensina e a outra 
que aprende; solicita-se, quando o desenho tiver sido terminado, que indique como se chamam as 
duas pessoas desenhadas e qual a idade delas; por último pede-se que o aprendente dê um título ao 
desenho e relate o que está acontecendo nele.
Descreva o procedimento para a aplicação da técnica “Par Educativo”.
Resposta esperada
Pede-se que o aprendente desenhe duas pessoas, uma que ensina e a outra que aprende; solicita-
se, quando o desenho tiver sido terminado, que indique como se chamam as duas pessoas
desenhadas e qual a idade delas; por último pede-se que o aprendente dê um título ao desenho e
relate o que está acontecendo nele.
Minha resposta
2
07/06/2023, 12:34 Avaliação Final (Discursiva) - Individual
about:blank 3/3
O procedimento "Par Educativo" se da de acordo com a seguinte descrição: é solicitado que o
aprendente desenhe duas pessoas, um professor e um aluno, que são os respectivos ensinante e
aprendente. Após a finalização do desenho, pede-se que oralize sobre o aprendente e o ensinante,
por exemplo nomes e idade. Para concluir ocorre uma solicitação que o aprendente nomeie o seu
desenho e explique sobre o desenho. Esse procedimento consente uma visão sobre os desafios
em relação ao todo, coordenação motora, noção espacial, noção de dimensões, noção de leitura,
escrita e matemática, noção de percepção do todo, noção de relações e percepção de si.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta atingiu os objetivos da questão e você atingiu o esperado,
demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes
argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Confira no quadro "Resposta
esperada" a sugestão de resposta para esta questão.
Imprimir