Buscar

TICS - Tracomas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome do Acadêmico
	
	Matrícula
	
	Nome da Atividade
	Tracomas
	Período
	8°
Tracomas
O tracoma é uma ceratoconjuntivite granulomatosa crônica causada pelos sorotipos A, B, Ba e C da Chlamydia trachomatis, uma bactéria Gram-negativa de vida obrigatoriamente intracelular. Diferentemente da conjuntivite de inclusão do adulto, esses sorotipos de clamídia são transmitidos pelo contato próximo, diretamente por secreção ocular ou nasal, ou através de insetos veiculadores, como as moscas.
Ocorre principalmente em áreas de pobreza e com saneamento básico precário, acometendo sobretudo crianças pequenas, as quais são mais suscetíveis à doença, inclusive às reinfecções.
O tracoma é a principal causa irreversível de cegueira em países pobres, especialmente no continente africano. Dessa forma, é um importante problema de saúde pública, causando morbidade, deficiência visual e cegueira em grande parte dos países subdesenvolvidos.
No tracoma, observam-se reinfecções sucessivas da conjuntiva pelo agente etiológico, pois o indivíduo vive em um meio onde a doença é endêmica, favorecendo a possibilidade de contínua reinfecção da conjuntiva. As reinfecções sucessivas levam a uma resposta imunológica de hipersensibilidade aos antígenos da clamídia, fazendo com que a resposta inflamatória seja cada vez mais exuberante, levando à sucessão de fenômenos fisiopatológicos que caracterizam o tracoma.
Manifestação clínica
O tracoma inicia-se sob a forma de uma conjuntivite folicular, com hipertrofia papilar e infiltrado inflamatório que se estende por toda a conjuntiva, especialmente na conjuntiva tarsal superior. Nos casos mais brandos, os folículos podem regredir espontaneamente. Em casos mais severos, eles crescem e necrosam. 
A necrose dos folículos leva à formação de pequenos pontos cicatriciais na conjuntiva. Com as repetidas reinfecções, forma-se um número cada vez maior de pontos cicatriciais, levando à formação de cicatrizes mais extensas. Essas cicatrizes podem tracionar principalmente a pálpebra superior, levando à sua distorção (entrópio) e fazendo com que os cílios toquem o olho (triquíase).
REFERÊNCIAS
CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA. Série Oftalmológica Brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: Grupo Gen.

Continue navegando