Buscar

AV1 Meteorologia Aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE METEOROLOGIA APLICADA
Nome Completo: Janaína de Souza Villetti	
Matrícula: 01403526	
Curso: Ciências Aeronáuticas EAD	
As massas de ar e frentes são condições atmosféricas diversas que resultam, muitas vezes, em fenômenos naturais como a turbulência atmosférica. Esse fenômeno traz instabilidades para o transporte aéreo, podendo causar ferimentos dentro da aeronave e até, em casos específicos, um acidente aéreo.
Massas de ar possuem uma quantidade grande em volume, e também temperatura, umidade e estabilidade equivalente entre si, podendo estar em alta ou baixa pressão. Caso a frente seja quente, a pressão desse fluído será baixa, e caso seja fria, a pressão será alta. Ambas, naturalmente, buscam o equilíbrio, por esse motivo, as massas de ar se deslocam até que se encontrarem, ficando assim estacionarias ou oclusas. Esse deslocamento origina situações propícias a turbulências, podendo ser leves, moderadas ou severas.
Existem cinco tipos de turbulências, podendo variar de acordo com as condições meteorológicas e topográficas do local. As mais perigosas são as cortantes de jato e tesoura de vento, sendo que a primeira ocorre em altas altitudes, sem indicação no radar e com ventos fortes de até cem quilômetros por hora. Já a segunda, é perigosa quando ocorre na hora do pouso, pois há uma variação rápida e significativa na velocidade e/ou direção do vento, dessa forma, o avião que está em baixa velocidade e altitude pode ser jogado para baixo ou para o lado com muita força.
Portanto, mesmo que a turbulência possa não causar grandes problemas, além de um desconforto aos tripulantes, existem algumas situações perigosas relacionadas, mas que podem ser evitadas. Desta forma a aeronave precisa estar bem provida de equipamentos de previsão e detecção de turbulências, assim como o piloto estar preparado para pôr em prática procedimentos para evitar ou minimizar os impactos sobre a aeronave e seus passageiros. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AHRENS, C. Donald. Meteorology Today. Disponível em: https://cdn.bc-pf.org/resources/geography/earth-science/meteorologytoday-pdf.pdf. Publicado em: 2009. Acesso em: 30/05/2023.
ABEAR. Turbulência no avião: você não precisa ter medo. Disponível em: https://www.abear.com.br/blog-do-passageiro/recomendacoes/turbulencia-no-aviao. Publicado em: 20/12/2019. Acesso em: 30/05/2023.
ANAC. Turbulência. https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/seguranca-operacional/meteorologia-aeronautica/condicoes-meteorologicas-adversas-para-o-voo/turbulencia. Publicado em: 20/11/2018. Acesso em: 30/05/2023.

Continue navegando