Buscar

uso de tens na disfunção temporomandibular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Corrente TENS na ATM
 A corrente TENS é modulada para estimular as fibras nervosas que transmitem sinais ao cérebro e são interpretadas pelo tálamo como dor. Os eletrodos são colocados na superfície da pele, e os impulsos transmitidos de forma cutânea estimulam as fibras A beta, mielinizadas, que conduzem informações ascendentes. Assim, se a transmissão de estímulos através das fibras A for predominante, o sinal de dor conduzido pelas fibras C (também responsáveis pela condução da sensibilidade dolorosa) é inibido pelas células T, e não ascende dos tratos espinotalâmicos laterais para o tálamo. Por outro lado, se os impulsos das fibras C superarem os estímulos veiculados pelas fibras A, a dor irá prevalecer. Desse modo, a corrente, enquanto aplicada, promove uma hiper-excitação das A, com a finalidade de bloquear a transmissão das fibras C, o que explica o alívio da dor.
Notou-se uma maior eficácia no tratamento com Laserterapia em comparação com a TENS. Cabe destacar ainda que foi citado no artigo de revisão literária que no tratamento com Laserterapia não se deve esperar uma melhora imediata dos sintomas álgicos e que até é possível que haja uma exacerbação desses sintomas. Chegou-se a conclusão de que esse fenômeno pode ocorrer devido ao tempo de latência que o organismo demora em responder favoravelmente ao estímulo – laser – com a liberação de prostaglandinas, de histamina, serotonina e de bradi­cinina.
Já o pós-efeito está relacionado com a liberação de opióides endógenos, que são os fármacos mais importantes no tratamento da dor. São conhecidos como hormônios neuropeptídios que originarão agentes ativos após segmentação enzimática. Pertencem a três famílias de opióides neuropeptídios: as dinorfinas (liberadas na medula espinhal), as encefalinas e as endorfinas (as 2 liberadas no SNC), sendo estas últimas importantes no mecanismo de alívio da dor.
A Laserterapia ativa os componentes da cadeia respiratória mitocondrial, resultando na iniciação de uma cas­cata de eventos celulares. Uma vez absorvida pelos tecidos, a radiação laser leva à liberação de substâncias, como histamina, serotonina, bradi­cinina e prostaglandinas, relacionadas com a dor, bem como pode modificar as atividades celulares e enzimáticas, inibin­do-as ou estimulando-as.
O principal efeito bioelétrico da Laserterapia é a manutenção do potencial de membrana celular, o que impede que os estímulos dolorosos se propaguem a centros nervosos além de atuar sobre as fibras nervosas A (grossas) que, quando estimula­das pelo laser, provocam bloqueio das fibras © finas.
Tendo essas explicações fisiológicas em mente expõem-se os objetivos desse trabalho, os quais foram: verificar se existe um aporte literário sobre a aplicação dessas duas formas de tratamento no alívio da dor das Disfunções Têmporo-mandibulares e checar se esses tratamentos são de fato efetivos.
 Em suma pode-se afirmar que o tratamento de dores causadas por DTM com TENS e Laserterapia é efetivo e que só depende do conhecimento do profissional para que possa aplicar essas técnicas de modo seguro e satisfatório.

Outros materiais