Buscar

atividade 4 arte cultura e estetica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Nos Estados Unidos, a arte pop avançou por etapas lentas em meio ao Expressionismo Abstrato, que era predominante. A cena artística de Nova York só sentiu o pleno impacto do Pop Art por volta de 1961. Apesar dessa hesitação inicial, o estilo ganhou raízes mais sólidas nos Estados Unidos do que em qualquer outro país. A arte pop era o instrumento ideal para enfrentar o ambiente norte-americano. Assinale a alternativa que relacione, corretamente, as características do Pop Art.
Resposta: Retorno da arte figurativa e emprego de signos da publicidade.
2 - Embora não exista uma data exata que determine o início da Arte Contemporânea, convencionou-se a atribuir o início à década de 1960, momento em que há uma ruptura com os modelos do Modernismo. A arte criada nesse cenário também é denominada “pós-moderna” ou “pós-vanguarda”, em referência a essa quebra com os padrões anteriores. Considerando as mudanças promovidas pela Arte Contemporânea, assinale a alternativa correta.
Resposta: Na Arte Contemporânea, o status de obra de arte deixa de ser vinculado unicamente ao objeto e relaciona-se, também, ao processo e à vivência da arte.
3 - A primeira Bienal Internacional de São Paulo ocorreu em 1951, idealizada por Francisco Matarazzo Sobrinho. No entanto, desde o final de 1948, já existia uma articulação no sentido de reunir grandes nomes da Arte Moderna. Em 2012, a Bienal chegou à 30° edição, com o tema A iminência das poéticas, e a curadoria de Luis Pérez-Oramas. Considerando o cenário de criação desse evento e da realização de sua primeira edição, assinale a alternativa correta.
Resposta: A Bienal foi criada para atender aos interesses das elites cultural e artística da época.
4 - O escritor Oswald de Andrade (1890-1954) foi um dos importantes nomes para o movimento de arte Moderna no Brasil. Em 1924, publicou o Manifesto da Poesia Pau Brasil, que desencadeou o Movimento Pau-Brasil, de caráter nativista. Em 1928, publicou um novo e emblemático texto, o Manifesto Antropófago, que influenciou o Movimento Antropofágico. Com base no exposto e considerando o Movimento Antropofágico, assinale a alternativa correta.
Resposta: No movimento, havia a crença de que as culturas internacionais deveriam ser assimiladas e transformadas em um estilo nacional.
5 - Leia o excerto a seguir:
 “‘Arte contemporânea’ é uma categoria estética de arte, um tipo de ‘gênero’ artístico, mas num sentido mais amplo do que aquilo que se costuma chamar de ‘gênero’: como categoria artística, a arte contemporânea se encontra no mesmo nível da arte clássica ou moderna, sendo que cada uma possui suas características próprias”.
HEINICH, N. Práticas da Arte Contemporânea: uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 376, out. 2014. 
Considerando o excerto sobre as características da Arte Contemporânea, assinale a alternativa correta.
Resposta: Promove a interação direta entre arte e espectador.
6 - O pintor Joan Miró (1893-1983) nasceu em Barcelona e é considerado um dos grandes nomes do Surrealismo. Nas pinturas, explorou desinibidamente seus sonhos e fantasias de infância e tirou proveito da inspiração que descobriu na arte popular catalã, na arte infantil e nas pinturas de Jeroen Bosch.
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre ambas.
I. A obra de Miró é figurativa.
Pois
II. O artista desenhava as paisagens de sua terra natal. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta: As asserções I e II são proposições falsas.
7 - O Modernismo no Brasil teve início em 1922, ano da Semana de Arte Moderna, um evento que contou com exposições e espetáculos. Dentre os principais artistas desse período, destacam-se Anita Malfatti (1889-1964), Cândido Portinari (1903-1962) e Tarsila do Amaral (1886-1973). O Modernismo no Brasil apresenta semelhanças e diferenças com relação à arte produzida naquele mesmo período, na Europa. Assinale a alternativa que indique as particularidades da Arte Moderna no Brasil.
Resposta: Temas regionais e liberdade tonal.
8 - Em 1917, Anita Malfatti (1889-1964) expôs suas obras, que já caminhavam para o estilo Modernista. No entanto, o marco oficial de início do Modernismo no Brasil remonta fevereiro de 1922, quando ocorreu a Semana de Arte Moderna, um evento que contou com exposições de pinturas e diversos espetáculos, como leitura de poemas, apresentações musicais e dança. Considerando o momento inicial do Modernismo no Brasil, assinale a alternativa correta.
Resposta: Os estilos de vanguarda europeia influenciaram as obras no Modernismo Brasileiro.
9 - O Dadaísmo teve início no ano de 1916, em Zurique, e se constituiu de um movimento literário pelo qual era expressada a decepção de seus integrantes em relação à incapacidade das ciências perante a destruição da Europa, no período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Já o Surrealismo surgiu em 1924, em Paris, com o Manifesto do Surrealismo, de André Breton.
STANGOS, N. Conceitos de Arte Moderna. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 1991.
Considerando os dois movimentos citados no enunciado e suas respectivas correntes de pensamento, assinale a alternativa que as relacione, corretamente.
Resposta: O Dadaísmo propôs a destruição das formas tradicionais; já o Surrealismo promoveu a destruição das formas tradicionais e construção de novas formas.

Continue navegando