Buscar

testes de conhecimento artes

Prévia do material em texto

1.
		Segundo Oliveira e Garcez (2006), no Egito, entre 4.000 a 1.000 a.C., observa-se um significativo desenvolvimento da arquitetura, escultura, desenho e pintura bem como o uso de linhas simplificando volumes e perspectivas associadas à ideia de eternidade. Isso pode ser verificado por meio das pirâmides, por exemplo. Destaca-se ainda na Mesopotâmia a arquitetura criada pelos sumérios que apresentam sofisticação e beleza além de murais decorativos em baixo relevo com figuras de animais, façanhas militares e caçadas, o que demonstrava como aquele povo vivia. É importante citar ainda os babilônios (612 a 539 a.C) que construíram belíssimos palácios e templos monumentais. Estamos falando da arte:
	
	
	
	na Antiguidade
	
	
	na contemporaneidade
	
	
	no Renascimento
	
	
	na Idade Média
	
	
	no período pré-colombiano
	
Explicação: Os períodos e obras indicados representam a arte na antiguidade.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A Arte é um campo de construção de conhecimento, que se difere da Ciência, mas que é igualmente relevante e contribui para a ampliação do horizonte de percepção, representação e significação do mundo que nos cerca. Portanto, é correto dizer que a Arte, segmentada em manifestações determinadas, representa uma forma particular de pensamento, a qual certamente pode nos conduzir ao mesmo que o conhecimento científico, porém, por outros caminhos. Quais são as principais manifestações artísticas a que o enunciado da questão se refere?
	
	
	
	Artes Visuais, Cinema, Música e Dança
	
	
	Cinema, Teatro, Música e Dança
	
	
	Artes Visuais, Teatro, Música e Cinema
 
	
	
	Artes Visuais, Teatro, Cinema e Dança
	
	
	Artes Visuais, Teatro, Música e Dança
	
Explicação: 
As principais manifestações artíticas a que o enunciado da questão se refere são Artes Visuais, Teatro, Música e Dança, pois o Cinema se insere no campo das arte visuais.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Os professores de uma escola estão elaborando um projeto de trabalho com ênfase no ensino da Arte. Para redigir a justificativa desse projeto partiram da reflexão sobre o pensamento de Vygotsky sobre o campo da Arte e da Cultura. Quais afirmativas abaixo são adequadas ao pensamento desse autor e poderiam ser abordadas como justificativa do projeto? I - A Arte é uma produção social que deve ser valorizada pela escola. II - A democratização do acesso ao campo da Arte é função da iniciativa privada. III - A Arte é uma linguagem simbólica, mas não constitui nem representa o ser humano. IV - A democratização do acesso ao campo da Arte é função da escola. 
	
	
	
	As afirmativas I e IV, apenas. 
	
	
	As afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	
	As afirmativas I e III, apenas. 
	
	
	As afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	
	As afirmativas II e IV, apenas. 
	
Explicação: 
A Arte é uma linguagem simbólica que faz parte da constituição de todo ser humano e é papel de toda escola, pública ou privada, democratizar o acesso a esse campo de conhecimento e expressão.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Toda manifestação artística recebe influências e influencia a experiência humana e social de seu tempo, representando suas aspirações, necessidades e questionamentos. Portanto, manifestações artísticas são produções situadas e datadas historicamente, e só poderão ser adequadamente abordadas a partir de uma determinada perspectiva. Assinale a alternativa que apresenta a correta perspectiva a partir da qual é possível abordar-se as manifestações artísticas.
	
	
	
	Perspectiva socioeconômica.
	
	
	Perspectiva sócio-histórica.
	
	
	Perspectiva sócio-geográfica.
	
	
	Perspectiva sócio-política.
	
	
	Perspectiva histórico-geográfica.
 
	
Explicação: 
A resposta correta é   "Perspectiva sócio-histórica", por que as manifestações artísticas são produções situadas e datadas historicamente, que recebem influências e influenciam a experiência humana e social de seu tempo, portanto só poderão ser adequadamente abordadas a partir de uma determinada perspectiva sócio-histórica.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O Movimento artístico brasileiro conceituado por Modernismo ganha força, tendo como representantes Anita Malfati (1878-1935), Mário de Andrade (1923-1945) e Oswald de Andrade (1890-1954). A intencionalidade desses artistas era:
	
	
	
	aprofundar a influência dos imigrantes europeus que chegaram ao Brasil ao final do século XIX
	
	
	ampliar a cultura europeia
	
	
	despertar uma consciência artística genuinamente brasileira
	
	
	resgatar a cultura brasileira por meio da contribuição dos portugueses 
	
	
	apresentar a capital paulista como a única que naquele momento capaz de incentivar a arte nacional
	
Explicação: 
Esse movmento Modernista tem como obejtivo despertar uma consciência artística genuinamente brasileira, resgatando o que faz parte da cultura brasileira.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Vários autores, entre eles Ernest Fischer, compreendem a arte como uma produção social, mais do que produto de indivíduos isolados. Afirmam que as produções artísticas são datadas e situadas historicamente. Essa é uma perspectiva 
	
	
	
	D) coletiva; 
	
	
	A) sócio-histórica; 
	
	
	E) construtivista;
	
	
	B) histórica; 
	
	
	C) social; 
	
Explicação: A perspectiva sócio histórica percebe a arte como produção social e fundada na linguagem. 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		"A arte é produto humano / É o real transfigurado / Não são as coisas reais / Mas o mundo transformado / Na arte nós renascemos / Nela nos reconhecemos / Partes de um mesmo legado" (Clotilde Tavares).
 No texto acima podemos observar alguns objetivos da Arte. Com base no poema acima e nas suas aulas de conteúdo e metodologia do ensino da Arte, assinale a alternativa correta onde está apontada uma das principais funções da Arte.
	
	
	
	A partir das ideias de Vygotsky, compreende-se a pluralidade da linguagem na constituição do homem e reflete-se sobre a sua função na sociedade.
	
	
	A arte tem como característica principal de ser apreciada, contemplada pelo espectador, que deve observar a criação artística como um objeto sublime que não permite a interpretação individual.
	
	
	A utilidade da Arte na educação é descobrir novos talentos, possibilitando que o professor selecione, entre os alunos, aqueles que possuem aptidão artística. 
	
	
	Compreende-se que a função da arte é ser tratada como verdade absoluta, que não interage diretamente como o homem, mas atua sobre o seu intelecto e as suas emoções.
	
	
	O papel da Arte na educação é apenas trabalhar o lúdico, proporcionando aos educandos momentos de descontração e divertimento, e o professor não deve associar a Arte ao aprendizado de outras disciplinas.
	
Explicação: 
Vygotsky instaura novos paradigmas de abordagem dos fenômenos, dentro de uma perspectiva sócio-histórica e interdisciplinar, e resgata a centralidade da linguagem em suas reflexões e estudos nos diferentes campos de conhecimento. Assim, o autor compreende que, no compartilhar da concepção do homem como um ser histórico e como produto das relações interpessoais, constitui-se sua consciência no social, e nas relações mediadas pela linguagem.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira possui definições para a palavra arte, transcritos abaixo. De acordo com tal afirmação, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.
I - Atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito, de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação [...]
II - A capacidade criadora do artista de expressar ou transmitir tais sensações ou sentimentos.
III - O termo arte designa o conjunto de obras estéticas produtíveis que possui funções específicas mas que não se relacionam com uma sociedade, um país, povo ou época.
 
	
	
	
	Apenas as proposições II e III estão corretas.
	
	
	Todasas proposições estão incorretas.
	
	
	Apenas as proposições I e III estão corretas.
	
	
	Apenas as proposições I e II estão corretas.
	
	
	Todas as proposições estão corretas.
	
Explicação: 
O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira possui DUAS definições para a palavra arte: Atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito, de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação [...],e capacidade criadora do artista de expressar ou transmitir tais sensações ou sentimentos. Por isso a resposta correta é "Apenas as proposições I e II estão corretas.".

Continue navegando