Buscar

ATIV CONT - MÉTODOS E TÉCNICAS - CIBELE SIQUEIRA

Prévia do material em texto

COVID-19 E SEUS ASPECTOS SOCIAIS
Nome: Cibele Siqueira dos Santos
Matrícula: 28266921
Curso: Enfermagem
Podemos analisar que, o tema proposto de certa forma é muito extenso, pois estamos há mais de três anos o combatendo, sabemos que essa luta ainda não está no fim, por causa das variantes que já apareceram e as que podem ainda surgir, não sabemos ao certo se já se livramos. Porem cabe a todos se vacinar e se conscientizar que essa doença é muito perigosa e não está 100% erradicada.
O fato é que essa doença é muito perigosa e acabou fazendo muitas vítimas fatais, ela nos fez parar para pensar o quanto os profissionais da saúde em geral são muito importantes para a sociedade, tendo em vista que não sabíamos o quanto ela era grave.
Porém não cabe a nós não só discutir o aspecto científico, iremos abordar o aspecto social, pois além da doença em si, outro fator que vivenciamos foi o problema com relação a pobreza, pois durante a pandemia, existiam aqueles que falavam, que quem não morreria por causa da covid, poderiam morrem por causa da fome, muito triste e impactante essa fala, porém foi a mais pura realidade.
A preocupação dessa parte da população era por causa das ações governamentais, que acabaram não sendo eficientes, já que algumas foi por tempo limitado, e nem todos ficaram cobertos pelo assistencialismo, tendo em vista que muitas pessoas ficaram sem ajuda de forma inexplicável.
Podemos concluir que, os pobres e vulneráveis ​​do Brasil sentiram mais duramente as consequências econômicas negativas da pandemia. A deterioração do mercado de trabalho diminuiu a renda domiciliar, com os 40% mais vulneráveis ​​da população sendo os mais atingidos. Outro fato é que a enfermagem obteve outro papel singular no cuidado dos pacientes: a humanização. Pois dentro do corpo hospitalar, os enfermeiros são a ponte mais próxima para a recuperação do paciente, avaliando e mediando os serviços de assistência. Além é claro que não podemos deixar de citar que, durante a pandemia de Covid-19, enfermeiros foram mais expostos a um risco maior de infecção. Além da exposição direta à contaminação pelo vírus, também sofreram os impactos psicossociais decorrentes desse contexto.

Mais conteúdos dessa disciplina