Buscar

AVALIAÇÃO REGIMENTAL PROCESSO DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO REGIMENTAL PROCESSO DO TRABALHO
1- A Pega leve na prova Limitada litigava contra um ex-empregado na justiça do trabalho em processo que corria sob o rito sumaríssimo. O juiz de 1.ºgrau julgou procedente a ação, tendo sido a sentença confirmada pelo Tribunal Regional do Trabalho. O advogado da empresa resolveu interpor recurso de revista. Ao fundamentar seu recurso, o advogado alegou que a decisão do Tribunal Regional contrariava o disposto em uma orientação jurisprudencial da SDI 1, do Tribunal Superior do Trabalho, sendo este argumento o único demérito presente no recurso de revista. Na situação hipotética apresentada, o recurso de revista interposto pelo advogado da empresa Pega Leve na Prova está apto a ser conhecido? Justifique a sua resposta.
Resposta : No rito sumaríssimo, não caberá recurso de revista nas decisões que contrariarem orientação jurisprudencial (OJ). 
2- Tendo sido julgada parcialmente procedente reclamatória trabalhista, no prazo concedido para apresentar suas contrarrazões ao Recurso Ordinário da empresa, o reclamante apresentou Recurso Adesivo. O Juízo rejeitou, de plano, o referido recurso adesivo, sob o fundamento de que tal recurso não cabe no processo do Trabalho, conforme já decidido pelo TST. Está correta tal deliberação? Discorra.
Resposta: Não está correta, pois este recurso é cabível quando em sentença ambos são sucumbentes, permitindo a qualquer uma das partes entrar com recurso no prazo das contrarrazões ao recurso interposto pela outra parte., conforme sumula 283 do TST
3 Joubran Kalil, transferido provisoriamente é dispensado sem justa causa, não tendo recebido pagamento de aviso prévio e de adicional de transferência. Ajuíza reclamação para cobrar as parcelas, correspondendo o aviso prévio a R$ 1.000,00 e o adicional de transferência a R$ 5.000,00. O pedido é julgado parcialmente procedente em primeiro grau e segundo grau, deferindo-se o pagamento de aviso prévio, mas não de adicional de transferência, sob o argumento de ser indevida a parcela no caso de transferência provisória. Publicado o acórdão, o empregador apresenta recurso de embargos de declaração, para corrigir omissão no julgado, a respeito da época própria para atualização da parcela deferida. O empregado, somente depois de publicado o acórdão proferido nos embargos de declaração, apresenta recurso de revista, sob alegação de ofensa ao art. 469, da CLT. O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho indefere o processamento do recurso, com a alegação de intempestividade. Aduz que, não havendo o empregado apresentado embargos de declaração, o prazo para interposição de recurso de revista fluiu a partir do primeiro acórdão. O tribunal acertou na decisão? Como advogado do empregado, mencione a medida processual adequada.
Resposta: Não, o Tribunal não acertou na decisão. Neste caso, a medida processual adequada será a interposição do Agravo de Instrumento, conforme art. 896, § 12, da CLT, devendo-se alegar a tempestividade do Recurso de Revista, haja vista que os Embargos interrompem o prazo para outros recursos para ambas as partes, conforme art. 897-A, § 3° da CLT.
4- Mévio ajuizou ação em face de seu empregador objetivando a satisfação dos pedidos de horas extraordinárias, suas integrações e consectárias. O seu pedido foi julgado improcedente. Recorre ordinariamente, pretendendo a substituição da decisão por outra de diverso teor, tempestivamente. Na análise da primeira admissibilidade recursal há um equívoco, e se nega seguimento ao recurso por intempestivo. Desta decisão, tempestivamente, se interpõe o recurso de agravo por instrumento, que tem seu conhecimento negado pelo Tribunal Regional, por ausência do depósito recursal referente à metade do valor do recurso principal que se pretendia destrancar, nos termos do art. 899, § 7º da CLT. Quanto à conduta do Desembargador Relator, pergunta-se: Acertou na decisão? Explique
A decisão do desembargador está errada, tratando-se de pressuposto recursal do preparo, pressuposto objetivo, o depósito recursal é somente para caso a Reclamada entre com tal recurso, sendo o Reclamante isento de preparo, e como no caso em questão, é o Reclamante que está interpondo o Agravo, será dispensável o depósito recursal.
Embora o magistrado tenha acertado quanto à porcentagem do depósito recursal, este só será devido à reclamada a ser sucumbente.

Outros materiais

Outros materiais