Buscar

Prova_Aula 8 Tecido Muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova_Aula 8 - Sistema Muscular: Tecido e organização
1. As fibras musculares individuais são envoltas e mantidas unidas por algumas bainhas de tecido conjuntivo. O tecido conjuntivo envolve e protege o tecido muscular. Neste sentido, no músculo intacto as bainhas de tecido conjuntivo sustentam as células e reforçam o músculo como um todo, impedindo rompimentos durante as fortes contrações musculares. Em relação as bainhas de tecido conjuntivo temos: hipoderme, fáscia, epimísio, perimísio e endomísio.
Neste contexto, em relação a fáscia é correto afirmar:
A. É composto de tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo e separa o músculo da pele, fornecendo uma via para nervos, vasos sanguíneos e linfáticos adentrarem e saírem dos músculos
B. É uma camada de tecido conjuntivo denso não modelado que circunda o músculo inteiro
C. É uma bainha composta por tecido conjuntivo denso não modelado que reveste a parede do corpo e dos membros e que envolve os músculos e outros órgãos do corpo servindo também para transportar nervos, vasos sanguíneos e linfáticos.
A Fáscia: é uma bainha composta por tecido conjuntivo denso não modelado que reveste a parede do corpo e dos membros e que envolve os músculos e outros órgãos do corpo. Além disso, a fáscia transporta nervos, vasos sanguíneos e vasos linfáticos. Já a Tela subcutânea ou hipoderme é composta por tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo. Além de separar o músculo da pele, fornece uma via para os nervos, os vasos sanguíneos e os vasos linfáticos entrarem e saírem dos músculos. O tecido adiposo da tela subcutânea atua como isolante térmico e protege os músculos contra traumas. No músculo esquelético, as fibras musculares envolvidas pelo endomísio são agrupadas em fascículos, circundados por uma camada de tecido conjuntivo fibroso denominado perimísio. O epimísio caracterizado como uma camada de tecido conjuntivo denso não modelado que circunda o músculo inteiro. Outra bainha de tecido conjuntivo é o Endomísio caracterizado como uma fina bainha de tecido conjuntivo formado por fibras reticulares que envolvem individualmente cada fibra muscular
D. É uma camada de tecido conjuntivo fibroso e no musculo esquelético agrupa os fascículos
E. É uma fina bainha de tecido conjuntivo formado por fibras reticulares que envolvem individualmente cada fibra muscular
2. O músculo esquelético é composto milhares de células com características circulares alongadas, chamadas de fibras musculares, que estão dispostas de maneira paralela em relação umas às outras. As fibras do músculo estriado esquelético em geral são muito longas podendo por exemplo, em um músculo do membro inferior apresentar comprimento igual ao comprimento total do músculo. Existem algumas importantes estruturas relacionadas às fibras musculares para que as mesmas possam desempenhar sua função contrátil, entre estas estruturas encontra-se uma rede de túbulos envolvidos por membrana e preenchidos por líquido, que armazena íons cálcio requeridos para a contração muscular. Neste sentido, responda como é denominada esta estrutura?​​​​​​​
A. Túbulos transversos
B. Sarcolema
C. Retículo sarcoplasmático
Esta rede de túbulos envolvidos por membrana e preenchidos por líquido, que armazena íons cálcio requeridos para a contração muscular e que se estende por todo o sarcoplasma é denominado reticulo sarcoplasmático. Já os túbulos transversos ou túbulos T, formam uma tubulação que parte da superfície em direção ao centro de cada fibra muscular. O sarcolema é a membrana plasmática das fibras musculares e o sarcoplasma é o citoplasma da fibra muscular, que contém muitas mitocôndrias que produzem grande quantidade de ATP durante a contração muscular. As miofribilias estão presentes ao longo de todo o comprimento da fibra muscular e são compostas por dois tipos de filamentos proteicos, chamados de filamentos finos (proteína actina) e filamentos grossos (proteína miosina), estes filamentos formam os sarcômeros que são considerados as unidades funcionais básicas da fibra muscular estriada esquelética.
D. Sarcoplasma
E. Miofibrilas
3. As fibras musculares esqueléticas podem ser classificadas em dois tipos, as vermelhas ou de contração lenta, e as brancas ou de contração rápida. Essa classificação é plausível, uma vez que nem todos os músculos esqueléticos têm capacidades funcionais idênticas. Neste contexto, o que ocorre é que a maioria dos músculos tem os dois tipos de fibras, embora a quantidade de cada possa variar para cada músculo, por exemplo, os grandes músculos posturais contêm mais fibras de contração lenta quando comparados com os músculos dos membros superiores que contêm mais fibras de contração rápida. Neste sentido, quais são as características das fibras vermelhas (contração lenta) e das brancas (contração rápida), respectivamente.​​​​​​​
A. Pouca quantidade de mioglobina; grandes quantidades de mioglobina
B. Grandes quantidades de mioglobina; pouca quantidade de mioglobina
Nas fibras vermelhas (contração lenta) a contração e a fadiga muscular ocorrem de forma mais lenta. Estas fibras apresentam um suprimento sanguíneo bem desenvolvido e abundante presença de mitocôndrias. De maneira geral, essas fibras são chamadas de oxidativas em razão de sua capacidade aumentada de realizar a respiração aeróbia, considerando que a respiração aeróbia requer oxigênio para quebrar a glicose e produzir ATP, dióxido de carbono e água. Neste contexto, apresentam grandes quantidades de mioglobina, um pigmento escuro similar à hemoglobina das hemácias, que se liga ao oxigênio e atua como reservatório deste na fibra muscular quando o sangue não fornece uma quantidade adequada. Assim, a mioglobina aumenta a capacidade das fibras musculares realizarem a respiração aeróbia. Já as fibras brancas (contração rápida) respondem rapidamente à estimulação nervosa e conseguem quebrar o ATP mais rapidamente do que as fibras musculares de contração lenta. Estas fibras apresentam um suprimento sanguíneo menor, pouca mioglobina e mitocôndrias menores e em menor quantidade quando comparados com as fibras vermelhas (contração lenta). No entanto, as fibras de contração rápida têm grandes depósitos de glicogênio e são adaptadas para exercer a respiração anaeróbia, que é a quebra da glicose para produzir ATP e ácido láctico sem a presença do oxigênio.
C. Grandes depósitos de glicogênio; pouca quantidade de mioglobina
D. Pouca quantidade de mioglobina; grandes depósitos de glicogênio
E. Grandes depósitos de glicogênio; grandes quantidades de mioglobina
4. O tecido muscular tem papel fundamental em nossa vida, desde sentar, ficar em pé, falar, correr e andar incluindo, o batimento cardíaco e a mecânica ventilatória. Sem os músculos, a vida humana seria impossível, uma vez que muitos de nossos processos fisiológicos, funcionais envolvem o tecido muscular.
Neste contexto, é correto afirmar que:
I. O epimísio é uma camada de tecido conjuntivo fibroso não modelado que circunda a fibra muscular.
II. As fibras do tecido conjuntivo do endomísio e do perimísio são entrelaçadas e aquelas do perimísio misturam-se ao epimísio.
III. Os sarcômeros estão separados um do outro por zonas de material proteico denso, chamadas de bandas A.
IV. No músculo relaxado (sem contração muscular), a miosina está impedida de se ligar à actina, porque filamentos de miosina recobrem os sítios de ligação.
V. A sinapse formada entre os botões terminais sinápticos e a placa motora terminal é conhecida como junção neuromuscular
A. I e II
B. II; III e V
C. II; IV e V
D. II e V
As fibras do tecido conjuntivo do endomísio e do perimísio são entrelaçadas e aquelas do perimísio misturam-se ao epimísio e a sinapse formada entre os botões terminais sinápticos e a placa motora terminal é denominada de junção neuromuscular. Já o epimísio é uma camada de tecido conjuntivo denso não modelado que circunda o músculo inteiro. Os sarcômeros estão separados um do outro por zonas de material proteico denso, chamadas de linha Z. No músculo relaxado (sem contração muscular), a miosina estáimpedida de se ligar à actina, porque filamentos de tropomiosina recobrem os sítios de ligação.
E. II; III e IV
5. O tecido muscular esquelético é estriado, voluntário e está fixado aos ossos, movimentando, dessa forma, partes do esqueleto. Neste sentido, a unidade motora joga um papel fundamental para a realização dos movimentos. Em relação a unidade motora assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( )A unidade motora é composta por um único neurônio motor juntamente com todas as fibras musculares estriadas esqueléticas que são estimuladas pelo sinal elétrico (potencial de ação muscular).
( )Quando um neurônio motor é estimulado, ele promove a contração de todas as fibras musculares nessa unidade motora ao mesmo tempo.
( )O músculo esquelético se contrai quando suas unidades motoras são estimuladas. No entanto, a intensidade da contração produzida não é dependente da frequência do estímulo ou do número de unidades motoras envolvidas.
( )O espaço entre o botão terminal sináptico e a placa motora terminal é a fenda sináptica.
( )O funcionamento da junção neuromuscular não pode ser afetado por diversas toxinas e fármacos
( )A região do sarcolema, distante do terminal axônico, é chamada placa motora terminal.
A. V;V;F;V;F;F
A unidade motora é composta por um único neurônio motor juntamente com todas as fibras musculares estriadas esqueléticas que são estimuladas pelo sinal elétrico (potencial de ação muscular). Quando um neurônio motor é estimulado, ele promove a contração de todas as fibras musculares nessa unidade motora ao mesmo tempo. O espaço entre o botão terminal sináptico e a placa motora terminal é a fenda sináptica. Já o músculo esquelético se contrai quando suas unidades motoras são estimuladas. No entanto, a intensidade da contração produzida depende da frequência do estímulo ou do número de unidades motoras envolvidas. A região do sarcolema, proximal do terminal axônico, é chamada placa motora terminal e O funcionamento da junção neuromuscular pode ser afetado por diversas toxinas e fármacos como por exemplo a toxina botulínica produzida pela bactéria Clostridium botulinum
B. F;V;V;V;F;F
C. V;V;V;V;F;F
D. V;V;F;V;F;V
E. V;V;F;F;V;F

Continue navegando