Buscar

Prova Dissertativa de Micologia Clínica e Virologia Clínica - Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA DISSERTATIVA DE MICOLOGIA CLÍNICA E VIROLOGIA CLÍNICA – NOTA: 10,00
1 - Desde março de 2020 estamos vivendo em período de pandemia. O primeiro caso foi notificado em Wuhan na China e atualmente o novo coronavírus - COVID-19 (doença do coronavírus 2019; patógeno denominado SARS-CoV-2; anteriormente 2019-nCoV), se espalhou para seis continentes, incluindo 66 países. A respeito do novo coronavírus, descreva quais são considerados os grupos de risco e por que este vírus tende a causar um dano sistêmico em seus hospedeiros.
Resposta esperada 
No início da pandemia, os primeiros casos notificados foram idosos e profissionais da saúde pelo contato com os doentes. Ao longo do período que as variantes surgiram, pode-se perceber que houve uma mudança no padrão de pessoas acometidas, hoje o novo coronavírus pode infectar crianças, adultos e idosos, sendo que alguns pacientes são considerados como grupo de risco como por exemplo, hipertensos, diabéticos, obesos, gestantes ou pessoas com doenças autoimunes. O que justifica o fato da alta contaminação deste vírus, é que ele tem a capacidade de se ligar em células epiteliais alveolares e a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE 2), presentes no hospedeiro humano, causando danos respiratórios e induzindo a liberação de potentes citocinas pró-inflamatórias, sendo esse desequilíbrio de citocinas a responsável no agravo da infecção a outros órgãos.
Minha resposta 
1 - Desde o início da Pandemia, eu que sou um Profissional da Saúde que trabalho em Drogaria e na Farmácia da Upa aqui da minha cidade de Três Lagoas – MS, percebi que alguns grupos de pessoas tiveram maior chance de desenvolver as formas mais graves da doença covid-19. A princípio os primeiros casos notificados foram em idosos e profissionais da saúde que tiveram contato com os doentes. E não somente esses dois grupos de pessoas foram acometidas com essa Pandemia, mas outros grupos também se tornaram vulneráveis a essa doença, como: 
• pessoas com Doenças Crônicas - como asma e doença pulmonar, diabetes, hipertensão arterial; 
• pessoas com doenças cardíacas; 
• pessoas com problemas de baixa imunidade, devido a serem transplantadas ou em tratamento com quimioterapia; 
• pessoas com doenças renais ou em diálise; 
• fumantes que fazem uso de tabaco incluindo narguilé; 
• gestantes; 
• obesos. 
Ao longo do período que as variantes surgiram, pode-se perceber que houve uma mudança no padrão do grupo de pessoas acometidas e assim, hoje o novo coronavírus pode infectar tanto crianças, adultos e idosos. 
2 – Esse vírus tende a causar um grande dano que afeta todo o corpo humano, devido que ele tem a capacidade, conforme estudamos nessa matéria, de se ligar em células epiteliais alveolares e a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE 2), presentes no hospedeiro humano, causando danos respiratórios e induzindo a liberação de potentes citocinas pró inflamatórias, sendo esse de citocinas a responsável no agravo da infecção a outros órgãos.
2 - Por muito tempo, os fungos foram considerados um grupo dentro do reino Plantae, em 1969 os fungos foram considerados organismos diferentes das plantas, ganhando um reino próprio. Com base no exposto, disserte sobre as principais diferenças entre os fungos e as plantas.
Resposta esperada 
As células dos fungos possuem paredes celulares que contêm quitina e glucanos, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose. Os fungos não são capazes de produzir seu próprio alimento e por isso são denominados heterotróficos, já as plantas são autotróficas, realizam fotossíntese o que os fungos não são capazes de realizar.
Minha resposta 
Apesar de que os fungos tem algumas semelhanças com as plantas e ter pertencido a classe das plantas por muitos anos e de ambos serem organismos que ao invés de locomoção apresentam um movimento baseado em tropismos, eles possuem algumas diferenças: 
FUNGOS: 
• Os fungos tem seu próprio reino: o Reino Fungi. 
• As células dos fungos possuem paredes celulares que contêm quitina e glucanos. 
• Os fungos não são capazes de produzir seu próprio alimento e por isso são denominados heterotróficos, essa absorção de nutrientes é feita através de poros presente na membrana. 
• Estocagem de energia em forma de amido. 
• Podem ser classificados de acordo com as características celulares em unicelulares e serão então denominadas leveduras, ou pluricelulares e receberão o nome de hifas. 
PLANTAS: 
• As plantas são do Reino Vegetal. 
• As plantas apresentam células que contém celulose em sua estrutura. 
• As plantas são capazes de sintetizar seu próprio alimento a partir de material inorgânico e os processos utilizados por esses seres vivos para realizar essa transformação, é a fotossíntese. 
Assim, tanto as Plantas como os Fungos, tem um papel muito importante no ecossistema, pois as plantas atuam como produtoras e os fungos como decompositoras.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta atingiu os objetivos da questão e você atingiu o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.

Continue navegando