Buscar

Atividade 2 UC 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 2 UC 9
Pesquise empresas, na web ou na sua região, que utilizam Kanban e descreva:
· O processo em que o Kanban é utilizado na empresa
· As vantagens do Kanban para a empresa
· A importância do Kanban para a tomada de decisões
Kanban é um método de controle e gerenciamento de estoque e fluxo de peças que utiliza cartões coloridos (post-its), também conhecido como gestão visual, por fazer o uso de cores como indicadores
O método já é utilizado há várias décadas aqui no Brasil, não apenas na indústria, mas também em qualquer negócio que queira atingir um nível de excelência em suas atividades.
Empresas que utilizam o kanban: Toyota,Nike,Telefonia Vivo.
Uma das essências do sistema Toyota de produção é ter pouco ou nenhum estoque, o que requer uma sincronia da produção para que não existam esperar ou atrasos.
Dessa forma, o Kanban aparece como a ferramenta usada para indicar o fluxo de trabalho entre as etapas, sinalizando para os funcionários o momento para realizar suas funções.
A Nike por meio de práticas Kanban, ela também melhorou em inovação. Uma prática fundamental do Kanban é determinar o fluxo de valor de uma empresa para identificar desperdícios e reduzi-los. A Nike elevou isso a um novo patamar e transformou seus resíduos em um novo produto, chamado Nike Grind.
Na empresa Vivo , existe um projeto chamado Fórum Vivo por meio do qual, com a aplicação do Kanban, obtiveram uma redução de 90% da comunicação por e-mail. O quadro Kanban da equipe é renovado semanalmente com as seguintes fases: “tarefas que precisam ser feitas”; “fazendo”; “feito”; “aguardando terceiros”; e “relatórios”.
Kanban pode ser definido pelos seguintes itens:
O sistema visual: um processo, definido em um quadro com colunas de separação, que permite dividir o trabalho em segmentos ou pelo seu status, fixando cada item em um cartão e colocando em uma coluna apropriada para indicar onde ele está em todo o fluxo de trabalho. 
Os cartões: que descrevem o trabalho real que transita por este processo.
A limitação do trabalho em andamento: que permite atribuir os limites de quantos itens podem estar em andamento em cada segmento ou estado do fluxo de trabalho.
O processo em que o Kanban é utilizado na empresa
Portanto, o método Kanban pode ser descrito como um processo para melhorar gradualmente tudo o que você faz. Seu objetivo era simples: facilitar o controle do estoque de materiais, promovendo harmonia entre Almoxarifado e linha produtiva. O Kanban pode ser aplicado em qualquer projeto, seja ele corporativo (independente do nicho e do setor interno, tanto no escritório, como no chão de fábrica ou no setor de vendas), ou mesmo pessoal.O Kanban nada mais é que um quadro de tarefas, online ou físico, no qual todas as atividades são listadas. Seguindo o modelo clássico, o quadro é dividido em três partes ou colunas, na maioria das vezes, sendo elas:
· To do (a fazer): tarefas que exigem a atenção da equipe e precisam ser iniciadas;
· Doing (fazendo): atividades já em processo de execução, mas que ainda necessitam de acompanhamento;
· Done (feito): tarefas já finalizadas ou entregues ao cliente.
 
As vantagens do Kanban para a empresa
1. Gestão visual das tarefas
A gestão visual das tarefas é, sem dúvida, uma das maiores vantagens de usar o método Kanban em seu negócio. Como as atividades são visualizadas em tempo real e de forma rápida, fica muito fácil ter o controle de cada projeto e de sua equipe em si.
2. Cria processos lineares
O sistema Kanban é determinante em seu negócio. Ele ajuda a mapear todas as fases de cada atividade de sua empresa, tornando-as conhecidas de todos os envolvidos. Com essa informação em mente é mais fácil entender o caminho do projeto e evitar imprevistos. Principalmente porque você segue um padrão linear de etapas e consegue visualizar tudo rapidamente. Uma ferramenta útil para gerenciar a produtividade de seu negócio.
3.Melhora a produtividade
O aumento da produtividade ao utilizar o Kanban é uma consequência lógica. Como cada tarefa é pensada em detalhes e monitorada a todo instante, a produtividade de sua equipe aumenta. Além disso, você pode estabelecer um número limite de atividades por coluna no quadro, que fará você manter o foco nas coisas mais importantes. Ou seja, dedica toda a sua atenção para assuntos mais urgentes para sua empresa e deixa tarefas mais tranquilas para depois.
Outras vantagens de utilizar o kanban na Empresa:
Comunicação integrada;Priorização das atividades;Aumento da prioridade; Estímulo do trabalho em equipe; Controle sobre as atividades;Flexibilidade do fluxo de trabalho; Autonomia do trabalho
A importância do Kanban para a tomada de decisões 
Visa resolver o principal problema das empresas: o controle de processos e tarefas diárias. Através da gestão visual, essa ferramenta facilita o entendimento das etapas de cada atividade e ajuda a manter o controle de sua equipe de trabalho.
Essa metodologia torna os processos mais eficientes e garante maior flexibilidade em todos os setores da empresa. Muitas empresas já utilizam o Kanban, inclusive adaptando os princípios da metodologia no seu próprio fluxo de trabalho.

Outros materiais

Outros materiais