Buscar

CONTEXTUALIZAÇÃO (Nota 10)

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
Nome: Michely Ferreira da Silva Mendonça
Matrícula: 01446246
Curso: Nutrição 
De acordo com o caso clinico do paciente A. D. S., sexo masculino, 54 anos, encontra-se internado com quadro de diarreia e vômitos diários há seis meses, queixa-se de fraqueza e falta de apetite. Relatou uma perda aproximada de 25kg em 6 meses, informando que seu peso habitual costumava ser 70kg, e no momento encontra-se com 45kg e 1,60m de altura. O paciente teve um percentual de perda de peso de 35,71% em 6 meses, caracterizando uma perda ponderal grave. O principal sintoma da desnutrição é uma acentuada perda de peso. 
Semiologia nutricional nas fácies do paciente encontra-se na fácies crônica da desnutrição, sendo uma característica o paciente parecer deprimido e triste, de acordo com o caso clinico o paciente A.D.S estava com “olhar perdido’”, e pouca comunicação. Sugerindo assim uma desnutrição crônica, anemia, desidratação.
De acordo com a Avaliação Subjetiva Global (ASG), o paciente encontra-se com uma desnutrição grave, totalizando 34 pontos. Avaliação Subjetiva Global São parâmetros subjetivos que leva em consideração o exame físico e a história clínica do paciente. 
A avaliação bioquímica do estado nutricional do paciente com os dados informados, Hemoglobina: 8,9g/dL, indica uma depleção proteica; Hematócrito: 26,7%, anemia; e Albumina: 2,4g/dL, sendo indicador de uma depleção grave. 
Sendo possível confirmar uma desnutrição gravíssima. Como nutricionista antes de prescrever uma dieta nutricional, solicitaria outros exames bioquímicos, uma avaliação antropométrica completa com todos os dados das dobras cutâneas e circunferência, uma vez que só com peso e altura é possível só saber o IMC do paciente chegou a um resultado de 17,57, sugerindo uma magreza grau 1, totalmente em desacordo com o exame físico, químico e o percentual da perda de peso gravíssima. Precisaria assim de mais dados para uma interversão nutricional mais adequado para a recuperação da saúde nutricional do paciente A.D.S.
A desnutrição é uma carência nutricional de nutrientes fundamentais para o funcionamento adequado do organismo, pode ter diferentes causas, sendo uma das mais importantes a pobreza, que pode dificultar o acesso da população ao alimento.
Referências: 
· CAVALCANTI, Rafaella de Andrade Silva, Avaliação nutricional aplicada. Recife: Grupo Ser Educacional - 2022. 84 p.: pdf ISBN: 978-65-81507-35-0
· Mussoi, Thiago Durand, Avaliação nutricional na prática clínica: da gestação ao envelhecimento Thiago Durand Mussoi. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. il. ISBN 978-85-277-2377-0
· SAMPAIO, Lílian Ramos. Avaliação nutricional. EDUFBA, 2012.

Continue navegando