Buscar

Alfabetização, letramento e literatura infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil
Ler e escrever são aprendizagens essenciais de todo o sistema de ensino, pois o desenvolvimento dessas capacidades está ligado ao sucesso, ao fracasso e à exclusão social. Portanto, o papel e a forma como o professor conduzirá este processo são essenciais para a formação e gerações de alunos verdadeiramente letrados e conscientes de seu papel.
Assim, a respeito do nível de formação dos professores alfabetizados estudado no tema: MODOS DE APRENDER E MODOS DE ENSINAR: O QUE É ENTÃO ESTAR ALFABETIZADO? É importante observar que:
	
	A
	O professor deve estar em processo constante de formação e atualização dos seus conhecimentos para atuar de forma crítica, transformadora e comprometida, atendendo ao compromisso e à responsabilidade de formar gerações letradas.
	
	B
	A formação do professor não interfere neste processo, pois o que irá ser realmente relevante é o seu conhecimento e engajamento tecnológico.
	
	C
	A percepção do professor não irá influenciar na aprendizagem dos seus alunos. Na aprendizagem o professor deve adotar uma postura amiga e familiar para que os alunos se sintam à vontade e livres para aprender somente o que tiverem interesse.
	
	D
	Para uma prática efetiva como professor alfabetizador é importante levar em conta que um limite na formação deste docente se faz necessário para que ele possa entender e se relacionar com as crianças.
Na aula 01, a professora faz um levantamento com base em diferentes autores a respeito do termo letramento, que vai muito além do que o simples fato de saber ler e escrever, ou mesmo, que o sujeito letrado sabe decodificar o código escrito, ou ainda, que se trata de um método de alfabetização.
Neste sentido podemos afirmar que o conceito de letramento traduz-se em:
	
	A
	Alienação e decodificação de sinais, sendo a linguagem a faculdade de repetição de juízos e conhecimentos, sendo a leitura um ato mecânico.
	
	B
	Decodificação de palavras, emissão de juízos de valor decifradas sobre realidades de textos escritos e sobre conceitos que representam a leitura e não lhes atribuem sentido ao leitor.
	
	C
	Codificação de textos escritos e na formulação de conceitos como instrumento apenas de comunicação e transmissão de cultural dominante.
	
	D
	Resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da leitura e da escrita. Ou seja, é a condição que adquire um indivíduo ou grupo social como resultado de apropriação da escrita e de suas práticas na sociedade.
Questão 3/5 - Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil
Discutimos nas aulas que é necessário planejar atividades diferenciadas levando em consideração que em sala encontraremos alunos com diferentes níveis de aprendizagem. O professor deve observar quando é pertinente realizar atividades que podem ser feitas por todos quando é necessária a intervenção para grupos específicos. Mas como possibilitar tudo isto e contribuir para a formação de um aluno leitor? Relacione três princípios do professor de literatura, a partir dos estudos das rotas com as respectivas características:
( 1 ) Promover a prontidão da leitura no aluno nos diferentes níveis de ensino;
( 2 ) Ser um leitor ativo e demonstrar esse hábito aos alunos;
( 3 ) Encontrar e mostrar aos alunos caminhos de leitura.
(  ) O local onde acontece a leitura na escola também não deve ser algo engessado apenas na carteira e na sala de aula. Por ser o livro um objeto de fácil manuseio, a leitura pode ser um convite à descontração e ao prazer, pode-se fazer roda de leitura, leitura ao ar livre, ou sentado em almofadas, tapetes, enfim, a leitura descontraída.
(   ) Percebe-se a necessidade de organização de atividades que devam motivar leituras de outras obras literárias, e da aprendizagem significativa através do uso de jogos, construção de acrósticos, brincar com uma palavra ou frase do livro como uma palavra geradora que aguce a curiosidade;  produzir narrativas com mais de uma história contada, entre outras atividades.
 (   ) A forma como o professor lê o livro diante da turma também deve ser elaborada. A leitura com entonação, voz alta e com as imagens voltadas ao leitor torna o professor leitor, uma referência no qual os alunos podem se espelhar. Além do mais, o professor sempre deve conversar sobre o livro que está lendo, o que achou curioso demonstrando que o professor também lê.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 1 – 2
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	2 – 3 – 1
Questão 4/5 - Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil
“O texto literário é polissêmico, pois sua leitura provoca no leitor reações diversas, que vão do prazer emocional ao intelectual. Além de simplesmente   fornecer informação sobre diferentes temas – históricos, sociais, existenciais e éticos, por exemplo –, eles também oferecem vários outros tipos de satisfação ao leitor: adquirir conhecimentos variados, viver situações existenciais, entrar em contato com novas ideias etc.” (FARIA, 2008, p. 12). Levando em consideração esse trecho do livro Como usar a literatura infantil na sala de aula de Maria Alice Faria e as reflexões possibilitadas nas rotas de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta em relação ao trabalho com a literatura infantil, alfabetização e letramento na sala de aula.
(   ) Quando se lê para uma criança ou um grupo de alunos, não se está só desenvolvendo a sua imaginação, criatividade e o gosto pela leitura, mas ampliando e enriquecendo todo um processo de alfabetização e letramento desencadeando um maior interesse em aprender a ler e escrever.
(   ) Deve-se estimular a curiosidade das crianças para descobrir ou refletir como o autor  e o ilustrador compuseram seu livro; levar os alunos à descoberta de  paratextos e ao aprofundamento de seus instrumentos de leituras.
(  ) Cabe à escola reduzir as competências leitoras que as crianças já possuem antes da alfabetização, introduzindo-a no domínio de alguns aspectos literários que não estão presentes em narrativas de livros infantis e dos quais o mais natural é a vivência história.
(   ) O aprendizado da leitura não dispensa, desde o início da alfabetização, os livros para as crianças, pois o trabalho de automatização da decodificação deve ser concomitante com a da leitura de textos variados, por isso a importância da iniciação literária desde a educação infantil.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	V – V – V –F
	
	D
	V – V – F – F
Questão 5/5 - Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil
Sabe-se da importância de alguns teóricos para o processo de alfabetização e letramento. Nos conteúdos da Rota 03 da disciplina Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil, são mencionados 3 deles: Piaget, Vygotsky e Ferreiro. Com base nos 3 teóricos mencionados, relacione a coluna da direita com a coluna da esquerda. Observe que à esquerda estão os teóricos citados e à direita um minúsculo resumo das ideias principais de cada um. Analise-as e depois selecione a alternativa correta:
Teóricos:
I. Piaget
II. Vygotsky
III. Ferreiro
Proposição correta:
(   ) Enfatiza o desenvolvimento da linguagem oral, a importância da mediação para o aprendizado e o conceito de zona desenvolvimento proximal.
(   ) Apresenta sua contribuição acerca da construção da linguagem escrita, desvendando os níveis da escrita.
(   ) Dá ênfase à construção da inteligência, elaborando os estágios de desenvolvimento infantil.
	
	A
	III, II, I
	
	B
	II, III, I
	
	C
	I, II, III
	
	D
	III, I, II
Questão 1/5 
-
 
Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil
 
Ler e escrever são aprendizagens essenciais de todo o sistema de ensino, pois o 
desenvolvimento dessas capacidades está ligado ao sucesso, ao fracasso e à exclusão 
social. Portanto, o papel e a forma como o professor conduzirá este processo são 
essenciais para a formação e geraçõesde alunos verdadeiramente letrados e conscientes 
de seu papel.
 
Assim, a respeito do nível de formação dos professores alfabetizados estud
ado no tema: 
MODOS DE APRENDER E MODOS DE ENSINAR: O QUE É ENTÃO ESTAR 
ALFABETIZADO? É importante observar que:
 
 
A
 
O professor deve estar em processo constante de formação e atualização dos seus conhecimentos 
para atuar de forma crítica, transformadora e c
omprometida, atendendo ao compromisso e à 
responsabilidade de formar gerações letradas.
 
 
B
 
A formação do professor não interfere neste processo, pois o que irá ser realmente relevante é o 
seu conhecimento e engajamento tecnológico.
 
 
C
 
A 
percepção do professor não irá influenciar na aprendizagem dos seus alunos. Na aprendizagem 
o professor deve adotar uma postura amiga e familiar para que os alunos se sintam à vontade e 
livres para aprender somente o que tiverem interesse.
 
 
D
 
Para uma prá
tica efetiva como professor alfabetizador é importante levar em conta que um limite 
na formação deste docente se faz necessário para que ele possa entender e se relacionar com as 
crianças.
 
 
 
Na aula 01, a professora faz um levantamento com base em diferen
tes autores a respeito 
do termo letramento, que vai muito além do que o simples fato de saber ler e escrever, ou 
mesmo, que o sujeito letrado sabe decodificar o código escrito, ou ainda, que se trata de 
um método de alfabetização.
 
Neste sentido podemos afi
rmar que o conceito de letramento traduz
-
se em:
 
 
A
 
Alienação e decodificação de sinais, sendo a linguagem a faculdade de repetição de juízos e 
conhecimentos, sendo a leitura um ato mecânico.
 
 
B
 
Decodificação de palavras, emissão de juízos de valor 
decifradas sobre realidades de textos 
escritos e sobre conceitos que representam a leitura e não lhes atribuem sentido ao leitor.
 
 
C
 
Codificação de textos escritos e na formulação de conceitos como instrumento apenas de 
comunicação e transmissão de cultur
al dominante.
 
 
D
 
Resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da leitura e da escrita. Ou seja, é a 
condição que adquire um indivíduo ou grupo social como resultado de apropriação da escrita e 
de suas práticas na sociedade.
 
 
 
Questão 3/5 
-
 
Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil
 
Discutimos nas aulas que é necessário planejar atividades diferenciadas levando em 
consideração que em sala encontraremos alunos com diferentes níveis de aprendizagem. 
O professor deve observar 
quando é pertinente realizar atividades que podem ser feitas 
por todos quando é necessária a intervenção para grupos específicos. Mas como 
Questão 1/5 - Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil 
Ler e escrever são aprendizagens essenciais de todo o sistema de ensino, pois o 
desenvolvimento dessas capacidades está ligado ao sucesso, ao fracasso e à exclusão 
social. Portanto, o papel e a forma como o professor conduzirá este processo são 
essenciais para a formação e gerações de alunos verdadeiramente letrados e conscientes 
de seu papel. 
Assim, a respeito do nível de formação dos professores alfabetizados estudado no tema: 
MODOS DE APRENDER E MODOS DE ENSINAR: O QUE É ENTÃO ESTAR 
ALFABETIZADO? É importante observar que: 
 
A 
O professor deve estar em processo constante de formação e atualização dos seus conhecimentos 
para atuar de forma crítica, transformadora e comprometida, atendendo ao compromisso e à 
responsabilidade de formar gerações letradas. 
 
B 
A formação do professor não interfere neste processo, pois o que irá ser realmente relevante é o 
seu conhecimento e engajamento tecnológico. 
 
C 
A percepção do professor não irá influenciar na aprendizagem dos seus alunos. Na aprendizagem 
o professor deve adotar uma postura amiga e familiar para que os alunos se sintam à vontade e 
livres para aprender somente o que tiverem interesse. 
 
D 
Para uma prática efetiva como professor alfabetizador é importante levar em conta que um limite 
na formação deste docente se faz necessário para que ele possa entender e se relacionar com as 
crianças. 
 
 
Na aula 01, a professora faz um levantamento com base em diferentes autores a respeito 
do termo letramento, que vai muito além do que o simples fato de saber ler e escrever, ou 
mesmo, que o sujeito letrado sabe decodificar o código escrito, ou ainda, que se trata de 
um método de alfabetização. 
Neste sentido podemos afirmar que o conceito de letramento traduz-se em: 
 
A 
Alienação e decodificação de sinais, sendo a linguagem a faculdade de repetição de juízos e 
conhecimentos, sendo a leitura um ato mecânico. 
 
B 
Decodificação de palavras, emissão de juízos de valor decifradas sobre realidades de textos 
escritos e sobre conceitos que representam a leitura e não lhes atribuem sentido ao leitor. 
 
C 
Codificação de textos escritos e na formulação de conceitos como instrumento apenas de 
comunicação e transmissão de cultural dominante. 
 
D 
Resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da leitura e da escrita. Ou seja, é a 
condição que adquire um indivíduo ou grupo social como resultado de apropriação da escrita e 
de suas práticas na sociedade. 
 
 
Questão 3/5 - Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil 
Discutimos nas aulas que é necessário planejar atividades diferenciadas levando em 
consideração que em sala encontraremos alunos com diferentes níveis de aprendizagem. 
O professor deve observar quando é pertinente realizar atividades que podem ser feitas 
por todos quando é necessária a intervenção para grupos específicos. Mas como

Outros materiais