Buscar

História Econônica Exercicio 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História Econônica
1.A economia é a ciência social que:
Você acertou!
B. se ocupa da administração dos recursos escassos, que são utilizados na produção de bens e serviços, a fim de satisfazer as ilimitadas necessidades humanas.
Administrar as necessidades humanas que são ilimitadas e se renovam diariamente torna-se o desafio do estudo das ciências econômicas, pois é preciso considerar que os recursos produtivos necessários para satisfazer essas necessidades são limitados, ou seja, escassos. Além disso, a ciência econômica não formula leis que restrinjam o consumo, mas permite que o governo e a sociedade tenham consciência da escassez dos recursos naturais disponíveis e tomem as atitudes mais adequadas com relação ao consumo de bens e serviços. Com isso, o ritmo de crescimento populacional é uma das preocupações das ciências econômicas diante do problema da escassez, mas não é o seu objeto de estudo.
A gestão de recursos financeiros, materiais e humanos de uma empresa está atrelada ao estudo da administração de empresas e as finanças são uma das subáreas da economia, mas não a definição do estudo das ciências econômicas.
2.O conceito "custo de oportunidade" está presente no dia a dia dos indivíduos, das empresas e do governo. Qual seria o custo de oportunidade de assistir a um jogo de futebol pela televisão, em casa, em um domingo à tarde?
Você acertou!
A. É o tempo que poderia ser utilizado em outras atividades.
O tempo que poderia ser utilizado em outras atividades é o seu custo, pois é a alternativa renunciada em prol do tempo dedicado ao jogo. Em relação ao gasto com energia, seria um custo de necessidade, e não de oportunidade. O custo é aquilo que se deixou de fazer em detrimento do jogo, e não a oportunidade escolhida, que é o próprio jogo. Já os problemas de saúde seriam um custo de oportunidade apenas se o indivíduo deixasse de realizar um tratamento médico para assistir ao jogo, lembrando que o custo de oportunidade não ocorre apenas quando envolve questões financeiras, mas se trata do custo que o indivíduo tem de arcar ao fazer algo em detrimento de outra oportunidade.
3.Os três problemas econômicos fundamentais (“o que”, “como” e “para quem” produzir) estão associados a escolhas devido ao problema da escassez. Com relação a esse assunto, marque a alternativa correta.
Você acertou!
E. Escolher “o que produzir” está associado ao tipo de produto e às quantidades a serem produzidas, levando em consideração a escassez dos recursos naturais disponíveis para o processo produtivo.
É importante destacar que os três problemas econômicos fundamentais existem em todas as sociedades, independentemente dos seus estágios de desenvolvimento e da sua organização social e política. Desse modo, “para quem produzir” relaciona-se à escolha de como os membros da sociedade irão participar dos resultados da produção, enquanto “como produzir” associa-se à escolha de como os fatores produtivos serão combinados no processo de produção de bens e serviços. Por fim, "o que produzir" é um dos problemas fundamentais mais desafiadores, pois é preciso ter em mente quais produtos poderão ser produzidos, dada a escassez dos recursos naturais necessários no processo produtivo.
4.A curva de transformação ou fronteira de possibilidade de produção (FPP) ilustrada a seguir expressa a capacidade máxima de produção da sociedade e mostra como a escassez dos recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre as diferentes alternativas de produção.
​​​Assinale a alternativa correta.
Você acertou!
A.Qualquer ponto sobre a curva significa que a economia está operando em pleno emprego dos recursos, realizando uma combinação ótima de produção dos bens disponíveis.
A FPP representa uma combinação ótima de todos os recursos produtivos naquela economia, ou seja, todos os recursos (capital, trabalho e terra) estão empregados no processo produtivo dos dois bens apresentados e é um exemplo hipotético de uma sociedade que produz apenas dois bens, ou seja, ela revela o limite máximo de combinações de produção daqueles produtos naquela sociedade, dada a quantidade fixa de fatores de produção. Enquanto isso, a concavidade é voltada para baixo, pois existe uma relação decrescente entre dois produtos, ou seja, na medida em que aumenta a produção de um, reduz-se a produção do outro. Já os custos de produção dos bens são constantes; o que acontece é que, para aumentar a produção de um bem X, é preciso diminuir a produção de certa quantidade do bem Y. É importante lembrar que não é possível aumentar simultaneamente a produção dos dois bens, pois não existem mais recursos produtivos disponíveis para que isso aconteça; eles já estão sendo utilizados com sua máxima eficiência. Desse modo, é preciso realocar parte dos recursos produtivos que seriam utilizados na produção do bem Y para a produção de maior quantidade do bem X, reduzindo, portanto, a quantidade produzida do bem Y.
5.É importante distinguir os argumentos positivos dos argumentos normativos utilizados pelos economistas ao comentarem fatos ou sugerirem políticas econômicas.
Assinale a alternativa correta.
Você acertou!
D. A economia é uma ciência social e utiliza fundamentalmente uma análise positiva, que deverá explicar os fatos da realidade.
Por ser uma área com bases científicas, a economia deve utilizar uma abordagem positiva por apresentar argumentos e estudos científicos, concretos, que não emitam juízo de valor ou opinião própria do que se deve fazer. Dessa maneira, os argumentos normativos envolvem juízo de valor, são prescritivos e não descritivos, tratando de como os fatos ou acontecimentos deveriam ser. Como a expressão emite uma opinião ou juízo de valor, trata-se de um argumento normativo. A economia positiva apresenta afirmações com base científica, de como é a realidade, sendo o meio mais adequado para ser utilizado ao serem formuladas políticas econômicas de uma nação. Por fim, quando se utiliza abordagem normativa, não se tem base científica, emitindo-se apenas opiniões de como deveria ser ou o que poderia acontecer.

Continue navegando