Buscar

COZINHA BRASILEIRA - EXERCICIO UNIDADE 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1Errada
 "O “Regionalismo nordestino” nasceu e evoluiu como reação á decadência do Nordeste. Do ponto de vista histórico, surgiu no início do século XX, junto com o deslanche da industrialização no sudeste. Do ponto de vista social, configurou-se como atitude política das elites regionais, jamais se difundiu profundamente entre a população. Do ponto de visa estratégico, caracterizou-se por reivindicar ajuda federal á região, sob a forma de obras públicas ou proteção para empresas e produtos. O seu argumento central sempre foi a pobreza regional, geralmente associada ao fenômeno climático das secas. A noção de “região”, tratada como instrumento da ação política, é inseparável da noção de “Regionalismo Nordestino”. Este, visto como o discurso que a representa, é um movimento de reivindicação de tratamento diferenciado a um determinado espaço territorial. É uma expressão de luta de poder no interior dos espaços regionais quanto ao direito sobre a representação externa da região nas diversas escalas de poder."
Ao estudar as diferenças culinárias regionais, depara-se com termos não usuais que tem significados regionais. Assinale a alternativa que contemple corretamente os termos que são sinônimos:
Sua resposta
cavala e ginga.
Os peixes mais encontrados na região nordestina são o robalo, a tainha, o vermelho, a cioba, a cavala e a ginga (peixe bem pequeno, muito próximo da manjuba).
Questão 2Errada
Dentre as carnes mais consumidas na região do sertão nordestino vemos que uma delas possui por característica ter a salga mais concentrada variando até 15% de sal, em relação ao peso da carne, considerada uma preparação de sabor forte e com umidade em torno de 45%, está presente em muitos pratos nordestinos, e é consumida até mesmo como prato principal.
Qual a preparação consumida comumente no Nordeste tem por base a carne bovina e possui como características a salga de 15% do peso da carne?
Sua resposta
Carne de sol.
A carne de sol é considerada um dos alimentos mais consumidos pelos nordestinos. A salga desse tipo de carne é moderada, considerando outros tipos de carnes que utilizam esta técnica, chegando a entre 5 a 6%de sal, em relação ao peso da carne. Apesar do nome, sua técnica de preparo não envolve coloca-la diretamente ao sol, sua cura é feita na sombra, pelo vento. O teor de umidade da carne de sol é da ordem de 70% e seu sabor é leve.
Questão 3Correta
Na cozinha sertaneja, encontra-se rusticidade e vigor em pratos que traduzem suas paisagens, as mais áridas do país. Em uma área que corresponde à maior parte da região, a cultura dos feijões, das favas, do milho, da mandioca e a criação de animais, como galinhas, cabras e porcos garantem a alimentação no dia a dia. Para os animais maiores, caso dos bovinos, a salga conserva a carne e cria uma iguaria. Populares até hoje em todo o país, as carnes secas, carnes de sol e charques são uma das bases do sustento do sertanejo.
 
As  carnes de sol e charque são comumente consumidas na cozinha nordestina e seu preparo é frequentemente confundido, dessa forma, considerando os conhecimentos adquiridos em nossa disciplina, relacione as colunas da tabela a seguir.
 
	1. Carne de Sol
	A - A salga desse tipo de carne é mais acentuada, chegando a 15%, com teor de umidade de 45%.
	2. Charque
	B - Seu uso requer que seja dessalgada por um período maior de tempo.
	 
	C - Sua cura é feita na sombra, pelo vento.
	 
	D - Tem teor de umidade de 70% e seu sabor é leve.
	 
	E - Sua dessalga é feita normalmente no leite.
	 
	F - É necessário um longo tempo de cozimento considerando seu baixo teor de umidade.
Assinale a alternativa que indique a sequência correta da relação entre as colunas:
Sua resposta
2-A; 2-B; 1-C; 1-D; 1-E; 2-F.
Conforme material didático, A salga do charque é mais acentuada, chegando a 15%, com teor de umidade de 45%, seu uso requer que ela seja dessalgada por um período maior de tempo e é necessário um longo tempo de cozimento considerando seu baixo teor de umidade.   Já a carne de sol, apesar o do nome, tem cura feita na sombra, pelo vento. Seu teor de umidade é de 70% e o seu sabor é mais leve. A dessalga da carne de sol é geralmente feita no leite. 
Questão 4Errada
Os pratos nordestinos contêm, geralmente, muitos vegetais, carne bovina e caprina, peixes e frutos do mar. Devido ao bioma da caatinga, os pratos adquiriram um sabor forte, apimentado e com alto teor calórico. Já no litoral do Nordeste,  receberam um sabor carregado, além de uma variedade de ingredientes e cores. Os frutos do mar se destacam, com a produção de bobó de camarão, moquecas de peixe ou moluscos e crustáceos."
 
Sobre o tema, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
 
(   ) A alimentação dos moradores do litoral nordestino, com forte herança portuguesa e indígena, é baseada no peixe, nos frutos do mar, na farinha de mandioca, na macaxeira, na goma para a preparação da tapioca, na carne de sol, na farinha de milho para o cuscuz, na rapadura, no mel de engenho ou melado de cana e nos doces característicos herdados dos engenhos de cana-de-açúcar.
(   ) A culinária do litoral nordestino é fruto da influência indígena, portuguesa e africana. A colonização portuguesa está presente fortemente na doçaria, no preparo dos ensopados e da galinha, carne bovina e caprina. Do indígena e africano há a herança do peixe, do coco e do leite de coco nas preparações.
(   ) A macaxeira sempre presente na mesa do nordestino, está presente também em outras regiões brasileiras com o nome de aipim, mandioca mansa, mandioca de mesa ou simplesmente mandioca. É um tubérculo muito parecido com a mandioca brava, porém não apresenta substância tóxica para o consumo.
(   ) A cesta alimentar do nordestino do litoral contempla como acompanhamento e temperos ingredientes comuns em outras regiões como o tomate, a cebola, o arroz, a batata, o inhame, o jerimum, a cebola, o coco, o feijão, o limão, os ovos, o coentro, a cebolinha, a pimenta ardida, e a pimenta de cheiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Sua resposta
V - F - V - V.
Todas as alternativas são verdadeiras.
Questão 5Correta
A produção e a comensalidade do chouriço é um ritual de adesão social. O ato de cozinhá-lo não está restrito apenas a forma de prepará-lo, mas também é uma maneira de organizar o grupo social em torno de um alimento bastante perigoso como o sangue, que depois de misturado a ingredientes e temperos e, cozido, pode um considerado um alimento. A feitura do doce acontece em meio a uma festa, conhecida como "matança de porco", para a qual são chamados os parentes mais próximos, vizinhos, amigos e alguns convidados especiais. No ensejo é servida a carne de porco e outras comidas. A festa serve para comemorar aniversários, casamentos, batizados, boa colheita, o Natal, a passagem de ano, e outras ocasiões especiais, ocorrendo mais no fim do ano.
 
Baseando-se nos conhecimentos adquiridos acerca da preparação mencionada no fragmento de texto, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O chouriço é um doce de origem portuguesa, normalmente feito para a celebração do Natal.
II. Antes de ser cozido, o chouriço é embalado em folhas de bananeira e modelado em forma cilíndrica.
III. Seu preparo leva sangue, banha, castanha de caju, leite de coco e rapadura.
IV. A cocção do chouriço tem duração de mais de 8 horas.
V. Após cozidos, o chouriço é passado no coco ralado e decorado com castanha de caju.
Assim sendo, é correto o que se afirma em:
Sua resposta
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
A afirmativa I é verdadeira pois o chouriço é um doce de origem portuguesa e um doce festivo, feito geralmente no Natal. A afirmativa II é falsa pois o chouriço não é embalado em folha de bananeira, é colocado em latas. A afirmativa III é verdadeira pois o sangue, a banha a castanha de caju, o leite de coco e a rapadura integram o preparo da receita. A afirmativa IV é verdadeira pois sua cocção leva de fato mais de 8 horas de duração. A afirmativa V é falsa pois o chouriçonão é guarnecido com coco, é apenas decorado com castanha de caju.
A afirmativa I é verdadeira pois o chouriço é um doce de origem portuguesa e um doce festivo, feito geralmente no Natal. A afirmativa II é falsa pois o chouriço não é embalado em folha de bananeira, é colocado em latas. A afirmativa III é verdadeira pois o sangue, a banha a castanha de caju, o leite de coco e a rapadura integram o preparo da receita. A afirmativa IV é verdadeira pois sua cocção leva de fato mais de 8 horas de duração. A afirmativa V é falsa pois o chouriço não é guarnecido com coco, é apenas decorado com castanha de caju.

Continue navegando