Buscar

Pim III Unilever

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA
MARCOS VINICIUS DA SILVA
RA:1715482
O DESENVOLVIMENTO PIM III
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS
CONTABILIDADE
ESTATÍSTICA APLICA
SÃO PAULO
2017
RESUMO
Este projeto demonstra como são aplicados os conceitos de Recursos Humanos na empresa Unilever e como a mão-de-obra é valorizada. Contém informações importantes sobre os lucros e prejuízos ocorridos na empresa e dados referente à uma pesquisa realizada em duas sedes da Unilever: Vespasiano (MG) e Vinhedo (SP). 
Com este trabalho podemos mostrar um pouco sobre o funcionamento de algumas áreas da empresa.
INTRODUÇAO
A Unilever é uma empresa limitada, de capital anglo-holandês, registrada junto às autoridades contábeis e no mercado de capitais tanto da Inglaterra (Unilever P.L.C.) quanto na Holanda (Unilever VR.). As duas empresas operam como uma única entidade para fins contábeis nos dois países. Entre as aquisições que a empresa fez nos últimos anos, a mais expressiva foi a compra da empresa americana Best food, no ano 2000, porque permitiu a concentração de marcas líderes no setor de alimentação e produtos pessoais. A transação total foi estimada em US$ 24,3 bilhões.
A Best food era uma empresa com cerca de 140 fábricas em todo o mundo, e a maior parte delas localizadas na América do Norte. Outro fator importante a ser destacado é o fato de os mercados da Best food serem, em sua maioria, complementares aos da Unilever.
A empresa Unilever completou em 2011, 82 anos de atuação no Brasil. Ela é considerada uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, atuando em mais de 100 países.
100% dos lares brasileiros ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 86% dos domicílios, ou seja, cerca de 37 milhões. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor.
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS
A administração de Recursos Humanos tornar-se eficaz e eficiente, são necessários três elementos fundamentais:
Clima organizacional
Cultura organizacional
Comunicação organizacional
O clima organizacional tem uma grande influência em como as pessoas se sentem e comportam-se no seu trabalho cotidiano. Isso influi na vida do ser humano como um todo. Devido a isso, um ambiente sadio e prazeroso é necessário para o desenvolvimento produtivo.
A empresa Unilever é considerada uma comunidade em vez de uma organização. Esta comunidade é liderada por pessoas que operam de maneira criativa dentro de uma estrutura de valores e objetivos.
Para a Unilever, as pessoas constituem uma parte fundamental na maneira de conduzir os negócios e estão no centro de tudo o que a empresa faz. Sua realização profissional, o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal, sua capacidade de contribuir em condições iguais como parte de uma força de trabalho diversa, são todas questões prioritárias da empresa. 
A cultura organizacional é um conjunto de características que individualiza a empresa tornando-a única perante qualquer outra. Assume-se como um sistema de valores, expressos através de rituais, mitos, hábitos e crenças comuns aos membros de uma instituição, que assim produzem normas de comportamento aceitas por todos.
A Unilever acredita nas possibilidades de crescer juntos. Diversidade na Unilever é mais do que diversidade física, gênero, nacionalidade, estilo, raça e credo. Cria-se um ambiente de trabalho que inspire indivíduos diferentes a contribuir do próprio jeito para a empresa dentro de um conjunto de valores e objetivos compartilhados. A empresa procura usar essas diferenças continuamente para obter novas formas de fortalecer o crescimento.
A comunicação organizacional é o tipo de comunicação que ocorre em uma organização, seja ela pública ou privada. De acordo com Chiavenato, a comunicação é uma área em que cada pessoa pode fazer grandes progressos na melhoria de sua própria eficácia e em seu relacionamento interpessoal ou com o mundo externo.
Em uma pesquisa realizada na Unilever em 2007, concluiu-se que 44% dos colaboradores afirmaram não receber comunicações claras da liderança sobre a estratégia da empresa.
Este resultado era um sinal de que alguns pontos precisavam ser transformados. Então a empresa criou a Estratégia Unilever Brasil 2012, que definiram quais seriam os comportamentos vitais e inaceitáveis na organização.
A partir daí a comunicação interna entrou em ação. Os líderes eram munidos de informações e, a cada três meses, nas reuniões de resultados da companhia eles também podiam acompanhar o que estava acontecendo e tinham a missão de disseminar para suas equipes.
Este grande trabalho rendeu à empresa ser contemplada no ranking das 150 melhores empresas para se trabalhar, da Revista Exame, com destaque em estratégia de gestão.
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL
Capital intelectual é a soma do conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva. Constitui a matéria intelectual: conhecimento, informação, propriedade intelectual e experiência que pode ser utilizada para gerar lucros para a empresa.
O conhecimento que as pessoas trazem em suas mentes é o maior patrimônio de uma organização, é algo que entra e sai pelas suas portas todos os dias sejam sobre produtos, serviços, clientes, processos, técnicas, etc.
A Unilever sabe que o intelecto é uma ferramenta poderosa para geração de lucros e por esse motivo desenvolveu uma ampla gama de ferramentas de apoio e desenvolvimento. A empresa entende que para reter as melhores pessoas, precisa mantê-las interessadas e desafiadas. Uma destas ferramentas, 'Unilever JobPosting', divulga as últimas oportunidades assim que surgem.
As pessoas ingressão na Unilever como traine ou profissionais experientes, porém recebem o treinamento e apoio que precisam para melhorar seu potencial.
São fornecidos programas específicos que garantem que o colaborador se torne um especialista na carreira que escolher. Os cursos geralmente usam o sistema e-learning, que permite aprender no seu próprio ritmo e controlar seu desenvolvimento. Em algumas áreas, o colaborador pode estudar para obter uma qualificação profissional e, conforme progredir, desenvolver suas habilidades de liderança.
Para que uma empresa desenvolva bons produtos e serviços, deve ser composta de um qualificado capital humano originado pelo conhecimento adquirido e experiência das pessoas, alcançando seus objetivos e aumentando a sua riqueza. 
A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
O departamento de Recursos Humanos é responsável pela organização, planejamento e execução de todos os trabalhos e atividades relacionadas com a área de RH, rotina trabalhista e previdenciária.
Suas atividades básicas são divididas em três níveis: 
Operacionais
Táticas
Estratégicas
As atividades operacionais estão ligadas á procedimentos básicos de controle e administração de pessoal. É responsável pelo recrutamento, seleção e treinamento de pessoas.
As atividades táticas são voltadas para administração de processos, análise de competências estudos e recomendações de estruturas organizacionais.
As atividades estratégicas são ações macro voltadas para a integração e alinhamento da empresa ao meio ambiente, á sociedade e entendimento do seu mercado.
Muitas empresas valorizam seus empregados, e isso tem grande relação com o departamentode RH, pois é ele que vai zelar pela integridade da imagem da empresa perante os funcionários e pelos direitos dos funcionários perante a empresa. O profissional de Recursos Humanos torna-se um mediador e vive na fronteira entre as pressões do patrão e as demandas dos trabalhadores.
Sendo trabalhador da empresa, o profissional de RH está submetido ás mesmas normas e procedimentos que os demais trabalhadores.
Na empresa Unilever, o departamento de Recursos Humanos é uma área responsável em capacitar pessoas tanto para contribuírem
com os objetivos de negócio quanto para alcançarem seus próprios objetivos pessoais e profissionais. O RH trabalha para ter certeza que tem pessoas altamente qualificadas em toda a organização.
O RH na Unilever atua como um parceiro de negócios, pois identifica as necessidades a fim de desenvolver, gerenciar e programar estratégias apropriadas. Garantem que a estrutura, cultura e pessoas estejam no lugar certo para promover relações de trabalho positivas.
Entregam e melhoram continuamente serviços, tais como salários, recrutamento, remuneração e benefícios. Eles também acompanham, monitoram e gerenciam os serviços prestados para garantir que eles sejam entregues com a qualidade necessária. 
Após análise, fica evidente que dar importância ao departamento de Recursos Humanos para uma organização, é uma decisão inteligente e vital para as organizações contemporâneas. 
PLANEJAMENTO DE PESSOAL
Para alcançar todo o seu potencial de realizações, a empresa precisa ter pessoas adequadas e disponíveis para o trabalho a ser realizado.
Todos os gerentes devem estar seguros de que os cargos sob sua responsabilidade estão sendo ocupados por pessoas capazes de desempenhá-los. Esse planejamento estratégico é realizado cuidadosamente pelo RH. Geralmente se faz o levantamento da necessidade de mão-de-obra juntamente com o gestor responsável.
A Unilever dispõe de uma variedade de cargos, disciplinas e funções diferenciadas. Quando a empresa sente a necessidade de ampliar o quadro de funcionários, o RH analisa os currículos das pessoas que se interessaram pela vaga anunciada. Após isso, é realizada uma triagem. 
O objetivo é escolher os candidatos que têm condições de passar para uma seleção mais rigorosa. Normalmente, essa triagem começa com a análise das informações contidas no currículo. Após isso, é feita uma entrevista de pré-seleção por telefone, para então acontecer a primeira entrevista pessoal.
Para determinados cargos concorridos, o RH da empresa necessita obter maiores informações sobre o candidato. Devido a isso, são realizados testes como: Dinâmicas de grupo, Provas situacionais, Avaliações psicológicas e testes físicos (dependendo do cargo).
A Unilever possui uma ampla variedade de papéis, disciplinas, funções e posições internacionais. Conforme os negócios evoluem, novas possibilidades surgem. Com isso, o colaborador poderá tornar-se um líder de negócios, trabalhar com marcas famosas e construir conhecimento e experiência especializados.
GRUPOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Desde tempos primordiais, umas das principais características do ser humano é viver agrupado e, dessa forma, realiza a maioria das suas atividades: diverte-se, trabalha, passa por momentos de alegria e crescimento, tristeza e evolução dos seus ciclos vitais.
Os motivos comuns são os que levam seus componentes a se reunirem laços. No ambiente de trabalho, a tendência é que as pessoas se reúnam com outras que possuam características parecidas ou idéias em comum.
Apesar de ser comum o uso dos termos grupo e equipe como distintos, compreendendo grupo como a junção de pessoas sem muita finalidade e equipe como agrupamento de pessoas com objetivos semelhantes e engajadas para o mesmo fim. Cada grupo adquire sua própria personalidade e sua forma diferente de agir como unidade.
No relacionamento entre os membros de uma equipe de trabalho devem ser priorizados os seguintes elementos:
Habilidades Interpessoais
Educação e cortesia
Ética
Cooperação
Profundidade de relacionamento
Responsabilidade, envolvimento e comprometimento
Valores da empresa 
Habilidades interpessoais são por vezes também referidas como habilidades pessoais ou habilidades de comunicação. Habilidades interpessoais envolvem o uso de habilidades tais como a escuta ativa e tom de voz, que incluem delegação e liderança. É o quão bem você se comunicar com alguém e como você se comporta ou transportar a si mesmo. Também eles ajudam as pessoas a impulsionar suas carreiras. Ter habilidades interpessoais positivas aumenta a produtividade na organização, pois o número de conflitos é reduzido. Em situações informais, ele permite que a comunicação seja fácil e confortável.
Os profissionais da Unilever têm a característica de ouvir e dar opiniões. Todos expõem seu ponto de vista e respeitam as opiniões de seus colegas de trabalho.
Educação e cortesia fazem com que o convívio em uma empresa seja ameno e sem conflitos. Nos negócios, boas maneiras são parte importante da imagem profissional que uma empresa quer passar para seus clientes. Elas mostram classe, independentemente da posição ou do seu status. Palavras corteses usadas nos momentos adequados abrem portas, ganham a colaboração das pessoas e melhoram o ambiente de trabalho. Na Unilever, os funcionários se respeitam e tratam seus colegas de trabalho da mesma forma que gostariam de serem tratados.
Ética é o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. A ética está ligada umbilicalmente aos princípios que motivam, disciplinam, orientam ou mesmo distorcem o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
Ética no trabalho é uma preocupação constante, e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na empresa ou profissão, em geral o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios ou são antiéticos. Assim como a maioria das empresas, a Unilever possui regras de conduta á ser seguidas na empresa, proporcionando um bom convívio e respeito mútuo.
A cooperação faz-se necessária em todo e qualquer trabalho pelo simples fato de que duas cabeças pensam melhor do que uma e trabalhar em equipe é um desafio e ao mesmo tempo uma maneira de solucionar problemas e fazer com que os resultados positivos aconteçam. Cooperar é interagir, é conseguir que os resultados almejados sejam trabalhados em equipe. Na Unilever, o trabalho é dividido em seções, onde existem equipes separadas, responsáveis por determinadas áreas. Os componentes das equipes trabalham unidos, visando atingir as metas e resultados juntos.
Profundidade de relacionamento: A relação entre empregador e empregado precisa ser harmoniosa. Ainda que saibamos que ela está diretamente ligada às formas de liderança existentes na empresa e ainda que levemos em conta a situação da empresa do ponto de vistasocial e financeiro, o empregador deve perceber seu empregado como um aliado seu; como aquele que está lhe prestando um serviço para que sua empresa cumpra com seus propósitos e com os compromissos assumidos. A empresa Unilever valoriza e acredita em seusfuncionários. Entende que o sucesso depende da motivação, por isso faz todo o possível para garantir que pessoas empreendedoras tenham liberdade para agir. A empresa dá todo o apoio e encorajamento que precisam. Ao mesmo tempo, concede a elas poder para tomar suas próprias decisões, programar suas ideias e pôr em prática suas iniciativas.
Responsabilidade, envolvimento e comprometimento, significam que o trabalhador está totalmente envolvido e entusiasmado com o seu trabalho. Envolvimento dos funcionários é a medida que o comprometimento dos empregados, tanto emocional como intelectual, existe em relação a realizar o trabalho, a missão e visão da organização. Engajamento pode ser visto como um nível elevado de propriedade, onde cada funcionário quer fazer tudo o que podem para o benefício de seus clientes internos e externos, e para o sucesso da organização como um todo. A Unilever se tornou uma empresa reconhecida mundialmente devido á funcionários dedicados e responsáveis. São pessoas assim que fazem com que a empresa se desenvolva.
Valores da empresa: São os princípios éticos, morais ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões das empresas, que no exercício das suas responsabilidades,
e na busca dos seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão. A Unilever valoriza o que há de melhor e mais precioso em uma empresa: as pessoas. 
TRABALHO FEMININO
Na maioria dos lares da classe trabalhadora brasileira, a mulher ingressa no mercado de trabalho não mais para complementar a renda familiar, mas sim para manter essa renda. Em alguns casos, o salário da mulher não é algo a mais; é tudo o que a família tem para sobreviver.
O aumento da inserção feminina no mundo do trabalho vem crescendo cada vez mais. Entretanto, o grande impasse é fazer crescer em quantidade e qualidade, implementando políticas salariais igualitárias, jornadas de trabalho mais adequadas e, principalmente, direitos equitativos, ou seja, eliminando a divisão sexual do trabalho.
Na Unilever, possibilitar que mais mulheres alcancem e permaneçam nos cargos de liderança (Gerência / Diretoria) dentro da companhia é um objetivo á ser atingido. Existe um comitê formado pela alta liderança da Unilever para pensar nas diretrizes e planejar as ações para implementação.
A questão de gênero é um dos pilares de diversidade na companhia, com foco em criar um ambiente exclusivo, no qual mulheres de qualquer nível no negócio possam desenvolver seu potencial máximo. Com esse objetivo, A Unilever instituiu no Brasil o Women's international Network (WIN) – um mecanismo para endereçar as necessidades das mulheres no ambiente de trabalho. Sua missão é construir uma rede por meio da qual as mulheres possamcompartilhar experiências e aprendizados, tornando-se agentes responsáveis pelo seu desenvolvimento profissional, assim como ajudá-las a atingir níveis mais altos nas organizações. 
CONTABILIDADE
A contabilidade relata as mutações sofridas pelo patrimônio da entidade, e gera informações quantitativas e qualitativas sobre ela, tanto em termos físicos quanto monetários. A Unilever é uma empresa limitada, de capital anglo-holandês, registrada junto às autoridades contábeis e no mercado de capitais tanto da Inglaterra (UNILEVER P.L.C.) quanto na Holanda (UNILEVER N.V.). As duas empresas operam como uma única entidade para fins contábeis nos dois países.
CONTABILIDADE INTERNA E O MEIO AMBIENTE
Contabilidade de Gestão e a formação de preços 
Na definição e estabelecimento de preços dos produtos há que entrar em linha de conta com certos fatores. Para além do elemento fundamental -o custo-, há que considerar o ramo de atividade em que a empresa se insere, o regime de concorrência eventualmente existente, a elasticidade da procura, as condições da economia em geral a situação financeira da empresa, as características dos produtos, o nível da atividade da fabrica, as restrições governamentais e outros.
A fixação de uma política de preços pode ter várias finalidades tais como: crescimento no médio e longo prazo, obtenção de melhores resultados a curto prazo, atrair segmentos de mercado, enfrentar as estratégias dos concorrentes, etc.
O ambiente externo em que a empresa atua pode assumir diversas formas de mercado. Uma das formas é o modelo de concorrência pura em que se fundamenta a teoria econômica clássica e que prevê o preço de mercado resulta do equilíbrio entre a oferta (produtores) e a procura (consumidores) os supostos em que aceita este modelo não se verifica no mundo real, de modo que analise a fazer do mercado tem que considerar a concorrência imperfeita. 
A utilização dos custos na fixação dos preços é muito limitada. Depende, por um lado, da elasticidade da procuro, e, por outro, da natureza e grau da concorrência. 
Os custos históricos apurados pela contabilidade são insuficientes dado o carácter retrospectivo dos seus elementos. Nas empresas de produção conjunta normalmente são os preços que tendem a determinar os custos e não o contrário. 
Noção de Custos 
Custo é o valor dos consumos ocorridos nas áreas da produção, comercial administrativa, financeira etc, Os custos são contabilizados na CG segundo a sua natureza específica, nas contas da classe 6. São contabilizados por funções na CA em contas da classe 9. 
Custos
Incorporados nos produtos
Não incorporados nos produtos 
Classificações dos custos 
Podemos considerar numerosas classificações nos custos, conforme o ponto de vista adoptado.
Quanto ao momento do cálculo, os custos podem ser: 
Efetivos
Teóricos 
Custos efetivos – são aqueles que são conhecidos apenas após a sua ocorrência. Por exemplo os custos da produção do mês passado serão normalmente já conhecidos neste momento (já ocorreram).
Custos teóricos ou predeterminados – Quando são determinados ainda antes da sua ocorrência.
Custos diretos e indiretos – quanto à forma como se identificam com os produtos. Os custos podem ser diretos ou indiretos.
São custos diretos os que de forma imediata e objetiva se relacionam com o produto (ou objeto de custos). Por exemplo a matéria-prima que dá diretamente origem ao produto e a mão-de-obra direta que trabalha diretamente o produto.
Os custos dizem-se indiretos – se não é possível uma identificação imediata com o produto ou objeto de custeio. Por exemplo alguns custos da área fabril (despesas de manutenção, amortizações dos equipamentos e instalações fabris, seguros dos mesmos, telefones da área fabril, material de escritório da área fabril, mão-de-obra da área fabril, exceto a mão-de-obra direta, eletricidade da área fabril.
Os custos indiretos – têm que ser imputados aos produtos de acordo com critérios subjetivos, pouco rigorosos, dependentes de cada pessoa. Os custos indiretos são um problema a resolver para a contabilidade analítica.
Quanto à forma como os custos variam com o nível de atividade (produção, vendas, etc.), os custos podem ser variáveis ou fixos.
Custos variáveis – são os que variam com a atividade. Por exemplo, se a produção aumentar, esses custos aumentam, se diminuir, os custos diminuem, se não houver produção, esses custos não existem. 
Exemplos:
Na área da produção: matérias-primas, subsidiárias, horas extraordinárias e prémios de produção, energia motriz (consumo de energia pelas máquinas – várias formas de energia).
Na área comercial: comissões dos vendedores, transportes dos produtos, material de embalagem.
Custos administrativos: geralmente, nesta área não se consideram custos variáveis 
Custos fixos – são custos independentes do nível de atividade.
Aos custos fixos também se dá o nome de custos ou encargos de estrutura, pois são originados fundamentalmente pela estrutura física da empresa:
Nível das instalações, dos equipamentos e do pessoal. Enquanto a estrutura atual se mantiver, os custos fixos tendem para um valor mais ou menos estável. 
CT = CV + CF 
Exemplos: amortizações de instalações e equipamentos, seguros de instalações, eletricidade ou iluminação, telefone, material de escritório, ordenados e encargos, impostos e taxas.
Aos custos fixos também se dá o nome de custos ou encargos de estrutura, pois são originados fundamentalmente pela estrutura física da empresa:
Nível das instalações, dos equipamentos e do pessoal. Enquanto a estrutura atual se mantiver, os custos fixos tendem para um valor mais ou menos estável.
TOMADA DE DECISÃO
Os gestores estão cada vez mais conscientes da necessidade de disporem de um conjunto de informações de síntese, quer de origem interna quer de origem externa que permitam caracterizar as responsabilidades.
Esse conjunto constitui o que se designa por “Tableau de bord” o qual, pondo em evidencia as evoluções preocupantes, as anomalias principais da exploração, as zonas de menos eficácia, vai permitir o diagnóstico, uma pesquisa mais segura das ações corretivas e um diálogo mais eficaz entre os diferentes níveis de direção.
O “tableau de bord” deve assegurar uma síntese rápida das atividades e dos resultados de um centro de resultados ou da empresa como um todo.
Por isso deve ser elaborado de forma muito rápida, deve conter os dados relevantes e diversificados e de forma sintética e permanente que permita ao dirigente introduzir ou fomentar
junto dos seus colaboradores comportamentos que lhes permitam realizar o seu melhor.
O desenvolvimento do processo de gestão numa organização envolve as seguintes funções:
* Planeamento – processo de seleção de objetivos para uso dos recursos de uma organização e desenvolvimento dos caminhos para atingir esses objetivos;
* Organização – função que prepara os meios materiais e humanos indispensáveis à realização dos objetivos fixados;
* Recrutamento – seleção, colocação, avaliação e desenvolvimento dos recursos humanos que ocupam os papeis na estrutura organizacional;
* Direção – abrange a orientação e supervisão da atividade do pessoal de uma organização na realização das tarefas que foi incumbido;
* Controlo – processo de dirigir as operações que asseguram o cumprimento de objetivos e planos da organização. 
Os dados indispensáveis ao planeamento e ao controlo são trabalhados preferencialmente na contabilidade interna ou de gestão, cuja informação abrange não só os elementos históricos, mas também elementos estimados ou básicos.
As decisões necessitam ser tomadas mediante seleção entre planos alternativos e salvar guardar os custos correntes dentro dos limites dos custos propostos.
As decisões devem ser tomadas pela gestão através do planeamento e seleção das operações. A medida que os resultados destas decisões se desenvolvem e são revistos, são necessárias decisões adicionais para rever os planos e modificar as fases estabelecidas pelo controlo de operações.
A contabilidade de gestão deve apurar os custos de cada um dos segmentos organizacionais ou centros de responsabilidade, analisá-los e transmiti-los aos respectivos responsáveis tendo em vista o seu controlo e adequação aos objetivos da empresa e classificação de custos.
Uma decisão empresarial pode provocar um determinado resultado econômico que pode ser nulo, positivo ou negativo e muitas vezes diferente daquele que se pretendia.
A probabilidade de uma decisão atingir o resultado previsto é tanto maior quanto maiores forem os cuidados de que ele foi rodeado, designadamente se foi apoiado em informações devidamente elaboradas. Sendo a contabilidade de gestão ou interna a fonte privilegiada de informações, é tanto mais útil para a tomada de decisões quanto mais informações fornecer, ou seja, quanto mais pormenorizada for. Significa isto que a pormenorização da contabilidade interna produz maior detalhe de custos que podem conduzir a uma melhoria da decisão e a uma corresponde melhoria de resultados.
No entanto a contabilidade interna custa dinheiro e o seu custo é tanto maior quanto mais pormenorizados forem os elementos que ela fornece a gestão.
Assim, o primeiro passo a dar é saber quais os custos da contabilidade analítica, olhar para os resultados da empresa, analisa-los, critica-los e escolher a estrutura mais adequada. Deve se relacionar positivamente os custos/benefícios que são retirados da aplicação da contabilidade analítica. Nas empresas de pequena dimensão não se justifica aplicação da contabilidade analítica uma vez que, normalmente o custo é superior ao benefício.
O PATRIMÔNIO
O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade. O bem é tudo aquilo que pode ser avaliado em dinheiro, que tenha alguma utilidade e satisfaça uma necessidade. 
Existem dois tipos de bens: 
Bens materiais: São aqueles que têm existência física. Ex: Caminhões, dinheiro, máquinas, etc. 
Bens imateriais: São abstratos e não tem existência física. Ex: marcas, patentes, pontos comercias, etc. 
No ano 2000, o grande passo para a expansão da Unilever no Brasil foi conquistado com a aquisição da Best foods nos Estados Unidos (e no controle das unidades no Brasil) e pela inauguração da, então, mais moderna fábrica de processamento de tomate da cidade de Rio Verde (em Goiás, inaugurada em 1999). A compra da Best foods significou a incorporação, no Brasil, da Refinações de Milho Brasil (RMB) à Unilever. Com isso, a empresa passou a ter, também, o controle da Arisco, que havia sido comprada pouco antes, em fevereiro de 2000, pela RMB.
O Brasil é o maior mercado da Unilever na América do Sul, respondendo por cerca de 5% de seu faturamento bruto global. A sede administrativa da empresa localiza-se na cidade de São Paulo. Em 2002, o faturamento bruto da Unilever no Brasil foi de pouco mais de R$ 7 bilhões, assim distribuídos: 
Unilever Brasil: R$7,3 bilhões;
Divisão de Higiene e Beleza: R$4,4 bilhões;
Divisão de Alimentos: R$2,3 bilhões;
Divisão de Sorvetes: R$ 0,6 bilhões.
BALANÇO PATRIMONIAL:
Os componentes patrimoniais são apresentados em um demonstrativo contábil denominado Balanço Patrimonial que pode ser representado das seguintes formas:
Bens + Direitos | Obrigações 
ou
Ativo | Passivo 
Patrimônio Líquido 
Com os bens e direitos de um lado, e as obrigações em geral, de outro, devem atender a chamada equação patrimonial:
Ativo = Passivo + Patrimônio líquido 
Ou 
Bens + Direitos = Obrigações para com terceiros em geral 
+ Obrigações para com terceiros especiais 
Estas equações obtêm as seguintes situações: 
1ª – Situação líquida positiva: ocorre quando o conjunto de bens e direitos (Ativo) é maior que o conjunto das obrigações (Passivo). Por consequência o patrimônio líquido é maior que zero. 
2ª – Situação líquida negativa: Ocorre quando o conjunto de obrigações (Passivo) é maior que o conjunto de bens e direitos (Ativo). O patrimônio líquido é menor que zero. 
3ª – Situação líquida nula: Quando o conjunto de bens e direitos (Ativo) é igual ao conjunto das obrigações para com terceiros em geral (Passivo). Significa que o que a empresa possui, ela deve. 
Essa situação é difícil de acontecer na prática contábil 
O RESULTADO
A mutação sofrida pelo patrimônio da entidade é representada pelo resultado que a mesma obteve em um determinado período. Esse resultado é obtido pela diferença entre receitas e despesas do período.
Quando o resultado é positivo e as receitas são maiores que as despesas, o resultado é denominado de lucro. Quando as despesas são maiores que as receitas, o resultado é denominado prejuízo. A Unilever registrou lucro líquido atribuível à companhia de € 4, 598 bilhões no ano de 2010, contra € 3, 659 bilhões somados em 2009, apresentando crescimento de 25,6%. 
No quarto trimestre de 2010, o lucro atribuível aos acionistas somou € 1, 042 bilhões, ante € 906 milhões registrados no mesmo período em 2009, mostrando avanço de 15%. Já a receita da empresa nos últimos três meses do ano passado chegou a € 10,819 bilhões, subindo 12% em relação aos € 9,659 bilhões apresentados no mesmo intervalo do ano anterior. 
A receita é o aumento do Ativo, através de disponibilidades, bens ou de direitos correspondente à venda de mercadorias, produtos ou prestação de serviços.
Com isso, ocorre o aumento do patrimônio líquido.
A receita total da empresa no ano passado atingiu € 44, 262 bilhões, aumentando 11% na comparação com os € 39, 823 bilhões obtidos no ano anterior. 
Consta, porém, que em 2002, a empresa informa ter aferido prejuízo líquido de R$ 1,4 bilhões, de acordo com os indicadores abaixo: 
ESTATÍSTICA APLICADA
A estatística e comumente associada ás pesquisas de opinião pública, aos vários índices governamentais, aos gráficos e ás médias publicadas diariamente na imprensa. Na realidade, entretanto, a estatística engloba muitos outros aspectos, sendo fundamental na análise dedados provenientes de quaisquer processos em que exista variabilidade. Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.
AMOSTRAGEM
É o processo de escolha da amostra. É a parte inicial de qualquer estudo estatístico. Consiste na escolha criteriosa dos elementos a serem submetidos ao estudo. 
Entre abril de 2002 e março de 2003, o Instituto Observatório Social (IOS) realizou uma extensa pesquisa acerca do comportamento social e trabalhista da empresa Unilever no Brasil. Na realidade, a pesquisa é a continuidade do estudo que
começou em 2000, e que estudou a divisão de alimentos da empresa, hoje sob a denominação Unilever Best foods. 
O trabalho, nas duas fases da pesquisa, contou com a parceria de diversas confederações e sindicatos de trabalhadores de base do setor da alimentação, rurais e do ramo químico.
A pesquisa foi realizada em duas unidades industriais da empresa Unilever do Brasil, localizadas em Vinhedo (SP) e Vespasiano (MG), pertencentes à divisão de higiene e beleza. Este estudo da empresa Unilever do Brasil é o resultado de um processo de análise cumulativo, no qual diferentes fontes de informação foram consultadas, permitindo uma visão ampla e apurada sobre o comportamento sócio trabalhista da empresa.
A Unilever, antes da aquisição da Best foods, já era uma das maiores empresas de produtos de consumo no mundo. As suas vendas estavam em torno de US$ 45 bilhões, e a Companhia já atuavam em 88 países com cerca de 300 empresas associadas, atuando também em outros 60 países através de distribuidores. 
Atualmente, a Empresa contrata diretamente quase 250 mil trabalhadores, sendo que a América Latina representa 12,9% do total e o Brasil 5,8% (14.500). Comparando-se 2000 (ano de aquisição da Best foods) com 2002, pode-se ter uma ideia do que significou a incorporação da Best foods pela UNILEVER em número de empregos. Na América do Norte, país-sede da Best foods o emprego caiu quase 50%, assim como aconteceu na Europa e na América Latina, crescendo apenas nos países africanos e no Oriente Médio. 
VARIÁVEIS
A mensuração ou a observação de itens como índices de preços e renda mensal per capita de um Estado dão origem aos dados estatísticos. Como estes itens originam valores que tendem a apresentar certo grau de variabilidade quando são medidos sucessivas vezes, iremos chamá-los, então, de variáveis. 
A pesquisa do Instituto Observatório Social concentrou-se apenas na divisão de higiene e beleza da Unilever do Brasil, cujos principais produtos são: detergentes em pó e em barra, e produtos de beleza como sabonetes, condicionadores, hidratantes, shampoos, desodorantes, entre outros. 
Esta divisão possui sete unidades produtivas, distribuídas por três estados brasileiros: São Paulo, com quatro plantas; Pernambuco, com duas; e Minas Gerais, com uma. 
	UNIDADE
	ESTADO
	PRODUTOS
	EMPREGADOS
	Itatiba
	SP
	Sabão em pó
	
	Igarassu
	PE
	Sabão em pó e tablete
	215
	Indaiatuba
	SP
	Sabão em pó
	500
	Recife
	PE
	Desodorantes e shampoos
	100
	Valinhos
	SP
	Produtos cuidados pessoais
	450
	Vespasiano
	MG
	Sabão em pó
	394
	Vinhedo
	SP
	Produtos cuidados pessoais
	800
Há importantes diferenças entre essas fábricas da Unilever do Brasil. Valinhos é uma unidade tradicional; está localizada no centro da cidade; os trabalhadores têm uma faixa etária média mais elevada; e, um nível de rotatividade menor. A unidade de Vinhedo é 13 a mais moderna dentro da divisão de higiene e beleza, e é a fábrica na qual a empresa está automatizando as linhas de produção com maior vigor. A unidade sediada em Valinhos é a mais antiga fábrica da Unilever no Brasil, enquanto a fábrica de Recife é a mais recente, tendo sido inaugurada no final dos anos 90. Por esta razão, ambas são muito diferentes entre si. A fábrica de Recife é a mais nova de todas, tem um perfil produtivo similar ao de Vinhedo, embora não esteja tão automatizada. 
Parte de sua produção de itens de cuidados pessoais é exportada, como é o caso da linha Dove (sabonetes, shampoos, desodorantes e condicionadores).
As fábricas de Itatiba, de Vespasiano e de Indaiatuba produzem sabão em pó.
Deve-se ressaltar, contudo, que a unidade de Itatiba foi adquirida com a compra da Best food que, por sua vez, havia sido comprada recentemente, da empresa brasileira Arisco, proprietária da marca de sabão em pó Biju, que ainda é produzido na planta de Itatiba. Esta pesquisa concentrou-se em apenas duas unidades - Vinhedo e Vespasiano – que serão analisadas em maior profundidade a seguir. 
APRESENTAÇÃO DE DADOS
De acordo com o gráfico, dos problemas de saúde mais frequentes, a Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) aparece como o mais apontado; 61% dos trabalhadores de Vinhedo (SP) citaram esta doença como uma das mais frequentes em seu setor de trabalho; em segundo lugar, estão as doenças relacionadas ao ritmo intenso de trabalho (como stress e depressão) com 42%. Esta porcentagem é a média entre as respostas obtidas nas duas unidades. Em Vespasiano, o problema de saúde, citado com mais frequência, foi o das doenças relacionadas ao esforço físico no ambiente de trabalho (42%); em seguida, as doenças relacionadas ao ritmo intenso de trabalho com 37% e, depois a LER (35%) Na tabela consta que em Vespasiano, o problema de saúde, citado com mais frequência, foi o das doenças relacionadas ao esforço físico no ambiente de trabalho (42%); em seguida, as doenças relacionadas ao ritmo intenso de trabalho com 37% e, depois a LER (35%). 
Devido a isso, a empresa Unilever adotou a prática da Ginástica Laboral como uma das ferramentas a serem utilizadas na melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores e na prevenção de Distúrbios Ostiomia articulares relacionados ao Trabalho e Lesões por Esforços Repetitivos (DORT/ LER).
O Objetivo geral da Ginástica Laboral (GL) é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos.
Para explicitar os dados acima, o Ministério da Saúde divulgou os seguintes dados após pesquisa:
Resultados obtidos após implantação da GL em empresas: 
Produtividade: Aumento de 2 a 5% 
Acidentes: redução de 20 a 25% 
Faltas no serviço: redução de 10 a 15%
Diante destes números pode- se considerar de suma importância a realização de Ginástica Laboral nas empresas, pois esta atua nos seus 15 minutos de duração, em diversas estruturas fisiológicas dos trabalhadores, prevenindo dores e alterações posturais e amenizando dores e reabilitando colaboradores já atingidos pela LER.
CONCLUSÃO
A empresa Unilever Best food hoje, um enorme conglomerado de empresas, produzindo inúmeros produtos que vão desde o ramo alimentício até o da higiene e limpeza.
Os produtos produzidos na empresa atendem inúmeras necessidades de consumo.
Nota-se que a empresa Unilever Best food valoriza seus funcionários e investe em capital intelectual. A empresa possui um Departamento de Recursos Humanos ativos e concede liberdade para que o mesmo atue buscando benefícios e lucros para a empresa. 
Entre as principais aquisições que a empresa fez nos últimos anos, a mais expressiva foi à compra, em 2.000, da empresa americana Best food (fundada em 1903). A transação total foi estimada em US$ 24.3 bilhões. A compra da Best food foi estratégica para a empresa basicamente por dois motivos: em primeiro por permitir a concentração de marcas líderes no setor de alimentação e produtos pessoais. Segundo por que geograficamente os mercados da Best food eram em sua maioria complementares aos da Unilever. A Unilever, antes da aquisição da Best food, já era uma das maiores empresas de produtos de consumo no mundo. 
A Unilever Best food Brasil Ltda é a quinta maior empresa de alimentos do Brasil. É líder em categorias chaves como sorvetes, caldos, molhos de tomate, sopas e maionese e possui marcas fortes como Kibon, Knorr, Arisco e Hellmann’s. 
A Unilever é uma empresa rentável e cresce espantosamente. 
REFERÊNCIAS
CRESPO, AntonioArnot. Estatística fácil. São Paulo: Saraiva, 2007. 
SANTOS, JOSÉ Luiz dos; SCHMIDT, Paulo; FERNANDES, Luciane Alves et alli. Manual de práticas contábeis: aspectos societários e tributários. São Paulo: Atlas, 2007 
SCHEIN, Edgar H. Psicologia organizacional. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1982. 
(UNILEVER 2011) Disponível em < http://www.unilever.com.br> acessado em 10/10/2011 
(ORG 2004) Disponível em < http://www.observatoriosocial.org.br/portal/node/501

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais