Buscar

GEOGRAFIA ECNÔMICA - AD2 (Gabarito)

Prévia do material em texto

Avaliação à distância - AD2: Geografia Econômica
QUESTÃO ÚNICA:
Uma das características do processo de globalização é a diminuição do espaço em função do tempo.
A) Cite 1 (um) autor da Geografia que sustente essa teoria;
B) Qual é o papel da tecnologia nesse processo?
C) A globalização é um processo natural? Sim ou não e explique;
D) Por que o processo de globalização e a ideia de Estado são, de certa forma, conflituosas?
A) Marshall McLuhan criou o conceito de “aldeia global” defendendo que as tecnologias de comunicação iriam interligar o mundo, como uma espécie de aldeia. Diminuindo o tempo gasto para circulação de informação, se encurtariam as distâncias, diminuindo os espaços em função do tempo. 
B) A tecnologia é o vetor principal neste processo, pois foram os avanços tecnológicos que potencializaram o processo de globalização. Não apenas as tecnologias de comunicação, mas também os desenvolvimentos em relação aos meios de transporte, diminuíram o tempo para circulação de pessoas, bens, informações, capital etc, dando origem ao que Milton Santos denominou meio técnico-científico-informacional.
C) A globalização não pode ser compreendida como um processo natural. A política econômica neoliberal é o fundamento do processo de globalização, tem como pilar o enfraquecimento do Estado e suas instituições e o fortalecimento das grandes empresas transnacionais e grupos ligados ao mercado financeiro. Estes agentes hegemônicos, oriundos dos países desenvolvidos, trabalham para divulgar a ideia de que a globalização é o resultado inevitável das relações econômicas, como uma espécie de crescimento natural da sociedade. Os agentes interessados no desenvolvimento da globalização difundem através das mídias a ideia de que esta seria a forma inquestionável e inevitável de como o mundo funciona. 
D) O neoliberalismo, base fundamental do processo de globalização, tem como doutrina a livre circulação de capital, e para isso, a eliminação dos obstáculos que possam dificultá-la. Desta forma, os interesses do Estado se opõem à política neoliberal, pois o Estado tem como base o controle e a ordem social em função dos interesses nacionais. O Estado deve buscar o equilíbrio e o bem estar social, ou seja, os interesses da maioria, e para isso, utiliza de regras (legislação). O capitalismo, através da política neoliberal, tem como objetivo principal o lucro, sendo característico o benefício de poucos, consequentemente gerando graves problemas sociais, políticos, culturais, ambientais, entre outros, e assim, ampliando as desigualdades.

Continue navegando