Buscar

2bimestre - Processo Civil

Prévia do material em texto

RECURSO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL
(Prof. Guilherme Corrêia)
Está especificado no art. 1029 até 1041.
Estes recursos possuem fundamentação vinculada, ou seja, não é livre. Não basta a sucumbência para que sejam interpostos, há a necessidade de ofensa ao direito constitucional (Rext) ou infraconstitucional (Resp).
Por esta razão são chamados de recursos de estrito direito, já que não admitem nova discussão sobre fatos e provas, já decididos nas instâncias superiores. 
As hipóteses de cabimento estão previstas em rol taxativo na CF/88
Para realizar o recurso, a fundamentação do Resp (STJ) o fundamento é a ilegalidade, no Rexp (STF) é a inconstitucionalidade da decisão.
Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:
III - julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida:
a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência;
b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal;
c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.
Requisitos comuns:
I) Necessidade de esgotamento das vias recursais ordinárias; (Tem que esgotar as vias recursais ordinárias, para dai solicitar o Resp ou Rexp);
Qual é a diferença de Recurso Ordinário e Recurso Extraordinário?
Recursos Ordinários:
Art. 994 CPC. São cabíveis os seguintes recursos:
I - apelação;
II - agravo de instrumento;
III - agravo interno;
IV - embargos de declaração;
V - recurso ordinário;
Recursos Extraordinários:
Art. 994. São cabíveis os seguintes recursos:
VI - recurso especial;
VII - recurso extraordinário;
VIII - agravo em recurso especial ou extraordinário;
IX - embargos de divergência.
Antes de realizar qualquer ação referente a recurso, devo primeiro ver se cabe algum recurso ordinário, para não realizar atoa a solicitação de recurso extraordinário.
II) Prequestionamento (caso o juízo de origem não tenha apreciado a questão que se busca questionar ao stj ou stf, deve a parte interpor embargos de declaração com fins de prequestionamento, nos termos do art. 1025 CPC/15 (STJ ou STF tem que ja ter julgado esta questão alguma vez. Ver se o tribunal ja apreciou o tema. A falta de prequestionamento é motivo para a não apreciação do recurso) (SÓ JULGA SE JÁ FOI JULGADO A MATÉRIA ALGUMA VEZ – QUESTÃO DECIDIDA NA ORIGEM – TEM QUE VER SE O TRIBUNAL JÁ ANALISO E ESTÁ PRÉ QUESTIONADA) (A FALTA DE PREQUESTIONAMENTO É MOTIVO PARA NÃO CONHECIMENTO DE RESP OU REXT).
III) Alegação de ofensa a direito: o Resp e o Rext não admitem a valoração de provas e de fatos, somente em hipóteses excepcionais como danos morais e honorários em valores irrisórios ou abusivos. Por isso a necessidade de se apontar a violação ao direito constitucional ou infraconstitucional (em regra geral o Resp é em questão de Legalidade e Rexp em Inconstitucionalidade. Em ambos os casos tem que afirma que a decisão violou ou infringiu uma determinada norma ou a constituição, colocando, por exemplo, artigo que infringiu) (a obrigação é afirmar com clareza onde está a violação).
HIPÓTESES DE CABIMENTO DO RECURSO ESPECIAL
Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:
III - julgar, em recurso especial, as causas decididas (matéria analisada - prequestionamento), em única ou última instância (o esgotamento das vias recursais ordinárias), pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida:
(Súmula 203 (STJ): Não cabe recurso especial contra decisão proferida, nos limites de sua competência, por órgão de segundo grau dos Juizados Especiais) (segundo grau dos JEC é a Turma Recursal).
A) Contrariar trato ou lei federal, ou negar-lhes vigência;
Negar vigência é contrariar (aplicar lei revogada ou deixar de aplicar lei em vigor). Ex. Aplicar uma lei que não existe mais, no local de uma lei em vigência.
Súmula 518 (STJ): Para fins do art. 105, III, a, da Constituição Federal, não é cabível recurso especial fundado em alegada violação de enunciado de súmula (não é cabível dizer apenas que é contra uma súmula para iniciar o Resp ou Rext).
B) Julgar válido ato de governo local (executivo) contestado em face de lei federal (Contestar um ato por meio de um Governador implementado no TJ, e o mesmo se manifestar favorável ao governador, ele se torna ilegal também. O resp desta é bem incomum) Art. 105, III, b (ato governo com base em decreto municipal ou estadual cabe RESP) Art 102, III, d da CF (Ato de governo legal lei municipal e estadual cabe REXE).
C) Der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal (o TJ interpretou de uma forma um artigo que acabou me prejudicando, e ao fazer a buscar em outro tribunal, e este tem o entendimento diferente. Isto eu devo demostrar para o STJ por meio de um Resp que foi interpretado de forma errado artigo. O ENTENDIMENTO QUE FOR QUESTIONANDO NÃO PODE SER O MESMO DO STJ, TEM QUE SER DIFERENTE).
Súmula N. 83. Não se conhece do recurso especial pela divergência, quando a orientação do Tribunal se firmou no mesmo sentido da decisão recorrida.
Não pode ser do mesmo tribunal (art. 1.029 §1 CPC)
Súmula N. 13. A divergência entre julgados do mesmo tribunal não enseja recurso especial.
Usa o acordão recorrido x acordão paradigma (do outro Tribunal)
Súmula N. 7 STJ: a pretensão de simples reexame de prova não enseja recurso especial.
Súmula N. 279 STF 
Súmula N. 5 STJ: simples interpretação de cláusula contratual não enseja recurso especial. 
Reanalisar a prova o STJ não faz.
HIPÓTESES DE CABIMENTO DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO
Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
III - julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida:
 
a) contrariar dispositivo desta Constituição; (VIOLAÇÃO DIRETA).
b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal;
c) julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituição.
d) julgar válida lei local contestada em face de lei federal.
INTERPOSIÇÃO CONJUNTA DE RESP E REXT
Nesta situação, eu tenho um acordão e pode-se que nele tenha duas irregularidades no meu entendimento, como um fundamento ilegal (lei federal) e inconstitucional, e neste caso posso interpor tanto Resp como Rext. Vale ressaltar que, é feito uma petição para cada uma, mas será anexada nos autos do processo e teremos juizado de admissibilidade em ambos.
Muitas vezes o acordão recorrido fundamenta-se em questões constitucionais e legais. Neste caso, havendo vício de ilegalidade e inconstitucionalidade, é o caso de interpor os dois recursos. Sobre o tema, duas importantes súmulas merecem análise:
Súmula 126 STJ: É inadmissível recurso especial, quando o acórdão recorrido assenta em fundamentos constitucional e infraconstitucional, qualquer deles suficiente, por si só, para mantê-lo, e a parte vencida não manifesta recurso extraordinário.
(VER COM O PROF. RODRIGO)
Súmula 283 STF: É inadmissível o recurso extraordinário, quando a decisão recorrida assenta em mais de um fundamento suficiente e o recurso não abrange todos eles. VER COM O PROFESSOR RODRIGO
Em regra gerais ambos os recursos (RESP e REXP), vão para o STJ.
Art. 1.031. Na hipótese de interposição conjunta de recurso extraordinário e recurso especial, os autos serão remetidos ao Superior Tribunal de Justiça.
§ 1º Concluído o julgamento do recurso especial, os autos serão remetidos ao Supremo Tribunal Federal para apreciação do recurso extraordinário, se este não estiver prejudicado.
§ 2º Se o relator do recurso especial considerar prejudicial o recurso extraordinário, em decisão irrecorrível, sobrestará o julgamento e remeterá os autos ao Supremo Tribunal Federal.
§ 3º Na hipótese do § 2º, se o relator do recurso extraordinário, em decisão irrecorrível, rejeitar a prejudicialidade, devolverá os autos ao SuperiorTribunal de Justiça para o julgamento do recurso especial.
Vale lembrar que, o STJ analisa primeiro o seu recurso especial e depois envia para o STF. Pode também ocorrer que o STF tenha que julgar primeiro por questão do objeto da causa
FUNGIBILIDADE ENTRE O RESP E O REXT
Art. 1.032. Se o relator, no Superior Tribunal de Justiça, entender que o recurso especial versa sobre questão constitucional, deverá conceder prazo de 15 (quinze) dias para que o recorrente demonstre a existência de repercussão geral e se manifeste sobre a questão constitucional.
Parágrafo único. Cumprida a diligência de que trata o caput , o relator remeterá o recurso ao Supremo Tribunal Federal, que, em juízo de admissibilidade, poderá devolvê-lo ao Superior Tribunal de Justiça.
Art. 1.033. Se o Supremo Tribunal Federal considerar como reflexa a ofensa à Constituição afirmada no recurso extraordinário, por pressupor a revisão da interpretação de lei federal ou de tratado, remetê-lo-á ao Superior Tribunal de Justiça para julgamento como recurso especial.
A lógica é que caso um recurso seja interposto ao STJ e este entenda que não se trata de um Resp, mas um REXT, este se converterá e será um REXT.
RECURSO ESPECIAL: ORIGEM
Prazo de 15 dias (é um prazo clássico do CPC)
Realização de preparo (tem que ter um preparo recursal)
Interposição (encaminhar) na origem TJ/TRF, perante o presidente ou vice-presidente (depende do regimento interno) (o Resp é cabível contra decisão proferida em Tribunal de justiça ou TRF e sempre será entre eles).
Intimação do recorrido para apresentação de contrarrazões (prazo 15 dias)
O PROCEDIMENTO DO RECURSO ESPECIAL NA ORIGEM
Autos conclusos para o exame de admissibilidade, regulado pelo Art. 1030 CPC
No exame de admissibilidade o presidente ou vice-presidente analisa vários pontos, respeitando os seguintes passos:
1) PASSO: analisar os pressupostos recursais (o objetivo é olhar se tem interesse recursal, legitimidade, se o recurso esta dentro do prazo, se tem preparo, se a matéria foi prequestionada).
a. Faltou algum pressuposto = inadmissão do Resp (caso não seja aceito o Resp em primeiro momento, cabe o recurso AGRAVO EM RESP OU AGRAVO AO STJ. TEM O PRAZO DE 15 E ESTÁ PREVISTO NO ART. 1042)
b. Todos os pressupostos estão presentes = Ir para o 2 PASSO
2) PASSO: verificar se tem Resp repetitivo no STJ sobre o tema.
a. Há repetitivo pendente de julgamento = sobrestamento (suspenso) do recurso (cabe AGRAVO INTERNO para dizer que o caso que estou tratando é singular e diferente aos demais);
b. Há Resp Repetitivo com julgamento COINCIDENTE com o entendimento da decisão recorrida = negativa de seguimento de recurso (é negado quando o tribunal de origem segue a mesma linha de raciocínio do STJ);
c. Há Resp Repetitivo com julgamento CONTRÁRIO ao entendimento da decisão recorrida = envio dos autos para juízo de retratação (é quando o tribunal de origem faz uma decisão contraria ao entendimento do STJ e é solicitado para verificar a sentença e fazer uma retratação, mas caso não faça o Resp é levado para cima e possivelmente aceito pelo STJ);
d. NÃO há Resp Repetitivo sobre o assunto (pressupostos recursais atendidos e não existe Resp repetitivo) = ir para o 3 PASSO.
3) PASSO: Verificar se no próprio tribunal existe multiplicidade de RESP sobre o mesmo assunto
a. Há multiplicidade de Resp no tribunal = seguir procedimento do Resp repetitivo (tem que selecionar 2 ou mais recursos de importância que representa o tema tratado e envia ao STJ e os demais ficam Sobrestados na origem);
b. NÃO há multiplicidade de Resp no tribunal = enviar os autos ao STJ para julgamento do Resp.
O PROCEDIMENTO DO RECURSO EXTRAORDINARIO NA ORIGEM
Hoje o STF so julga se tiver tendência de “REPERCUSÃO GERAL”.
Prazo de 15 dias (é um prazo clássico do CPC)
Realização de preparo (tem que ter um preparo recursal)
Interposição (encaminhar) na origem TJ/TRF/Turmas Recursal (é raro ter de Turma Recursal), perante o presidente ou vice-presidente (depende do regimento interno) (o Resp é cabível contra decisão proferida em Tribunal de justiça ou TRF e sempre será entre eles).
Intimação do recorrido para apresentação de contrarrazões (prazo 15 dias)
Autos conclusos para o exame de admissibilidade, regulado pelo Art. 1030 CPC
No exame de admissibilidade o presidente ou vice-presidente analisa vários pontos, respeitando os seguintes passos:
1) PASSO: analisar os pressupostos recursais 
a. Faltou algum pressuposto = inadmissão do REXT (caso não seja aceito o Resp em primeiro momento, cabe o recurso AGRAVO EM REXT OU AGRAVO AO STF TEM O PRAZO DE 15 E ESTÁ PREVISTO NO ART. 1042);
b. Todos os pressupostos estão presentes = Ir para o 2 PASSO.
2) PASSO: Verificar se tem o REXT Repetitivo no STF ou análise de repercussão geral sobre o tema.
a. Há REXT (repetitivo ou Repercussão Geral) pendente de julgamento no STF = Sobrestamento do recurso (o SFT vai julgar a questão da ordem repetitiva ou entender que é ordem de repercussão geral e suspende todos os julgamentos até dar o parecer a respeito. Cabe AGRAVO INTERNO);
b. O STF julgou a questão (REXT Repetitivo ou Repercussão Geral) com o julgamento COINCIDENTE com o entendimento da decisão recorrida = negativa de seguimento do recurso (cabe agravo interno);
c. O STF julgou a questão (REXT Repetitivo ou Repercussão Geral) com julgamento CONTRÁRIO ao entendimento da decisão recorrida = envio dos autos para juízo de retratação;
d. O STF reconheceu a inexistência de repercussão geral = negativa de seguimento do recurso;
e. NÃO há REXT repetitivo ou análise de repercussão geral sobre o assunto = ir para o 3 PASSO
3) PASSO: Verificar se no próprio tribunal existe multiplicidade de Rext sobre o mesmo assunto.
a. Há multiplicidade de REXT no tribunal = seguir procedimento do REXT;
b. NÃO há multiplicidade de Rext no tribunal = enviar os autos ao STF.
JULGAMENTO DO RECURSO ESPECIAL E DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO
Uééééééééé
EFEITO SUSPENSIVO NO RECURSO ESPECIAL E NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO
Ação recisória
Reexa,e mecessário
_____________________________________________________________________
Prof. Rodrigo Coman
Artigo 1029 cpc: interposição simultanea (uma petição para cada um) - ´prq p recprremte “conversa” com cada tribunal de forma diversa.
Código estabelece desconsideração de “vincios formais” ou o relator poderá assim proceder (art. 923 p. unico cpc)
	EFEITOS:
A) Devolutivo “restrito” (especifico para a matéria impugnada)
B) Regressivo (art. 1030, II CPC - juiz retratação)
C) Translativo (parte da doutrina
F) Suspensivo (regra: não tem efeito automático)
Requerimento: 1. hipotese: entre a interposição e a publicação da decisão de primeira admissibilidade -> requerimento dirigido ao presidente/vice do tribunal “a quo” (a depender do regimento interno).
2 Hipótese: processo sobrestado por afetação da materia -> requerimento dirigido ao presidente /vice do tirbaunal “a quo” (a depender do regimento interno).
3. Hipótese: orgão “a auo” foi admitido, mas ainda não suniu ou nao foi distribuido -> petição autonoma dirigida ao tribunal superior e que será distribuida para um dos ministros (ánalise gera prevenção).
4. Hipótese: recurso recebido e já distribuido -> direto ao relator.
Admissibilidade: dupla admissibilidade (orgão “a quao” e “ad quem” -> analise de todos os requisitos gerais feitos nos 2 orgãos) + repercussão geral (rext -> stf).
	
Procedimento: interposição recurso extraordinario (orgão “a quo”);
	Intimação do recorrido para contrarazões;
	Após (com ou sem) contrarazoes -> primeiro admissibilidade (tj/trf)
	Se o presidente do tribunal verificar que não há repercussão geral -> recurso 	não sobre 
Admissibilidade: Analise de repercussão geral
A) Será negado seguimento: rext c/ repercussão já negada (stf já analisou em outro processo/recurso que não há repercurssão geral)
Rext que contrarie entendimento de repercurssão geral (outro processo - já teve um recruso com repercurssão geral)
Rext/resp contrariar entendimento em outros processos em rext/resp repetitivo
B) Decisãoda camara que contraira repercussão geral/repetitivo: presidente/vice tj TRF devol o processo para a camara para juizo de retratação (art.
.............
D- Se o presidente?vice entender que o resp/rext se enquadrar em hipotese de representativo da controvérsia -> selecionar e enviar para o STJ/STF para incluir no rol dos recursos representativos da controversia
E- Superada etapas anteriores-> analise dos requistos formais e envio (SE NEGADO SEGUIMENTO - agravo em RE/RESP - art. 1042 - julgado pelo STJ/STF - negativa de seguimento deste agravo -> cabe reclamação
REPERCUSSÃO GERAL (ART. 1.035 § 1´. CPC)
	Aplicavel somente ao RECURSO EXTRAORDINARIO
	Existência de questões relevantes do ponto de vista economica, politica, social ou jurifica que ultrapassem os interesses subjetivos do processo
	As questões devem ultrapassar os interesses individuais do processo
	Requeisito de admissibilidade do recurso extraordinário
Analise feita somente PELO STF (TJ/TRF NÃO FAZ ESSA ANALISE) 
Para decretar AUSENCIA de REPERCUSSÃO GERAL: 2/3 Ministros do STF (8 Ministros)
Se 4 MINISTROS DISSEREM QUE EXISTE ( RECONHECIDA DENTRO DA TURMA) -> AUSENCIA SÓ PELO PLENO.
REPERCUSSÃO GERAL PRESUMIDA: A) CONTRARIEDADE Â SUMULA OU JURISPRUDENCIA DO STF
b - iNCOSTITUCIONALIADE DECLARADA EM INCIDENTE DE ARGUIÇÃO DE INCOSTITUICONALIADE
Admite -se a figura do amicus curiae
Reconhecida: susmvpende TODOS os Rext em todo o território nacional
		Rext intermpestivo (declarado apos as contrarazoes e antes da suspensão dos processos) recorrido poderá requerer a retirada da suspensao so para reconhecer (transito em julgado ) -> desafia agravo interno
NEGADA a repercussão
		
3) regime de recursos repetitivos (SISTEMATICA DE JULGAMENTO)
Cabivel: RESP e REXT (art. 1.036)
Finalidade: Julgamento mais solene em razão da multiplicidade de RECURSOS SOBRE O MESMO TEMA (mesma questão de direito/tese jurídica)
Quem faz a verificação da multiplicade? TJ, TRF, STJ (resp) ou STF (RE)
Quem afeta (decreta): SOMENTE STJ (Resp) e STF (Rext ) – Art. 1037 CPC
Procedimento (decisão de afetação é o inicio formal)
a) Afetação acolhe iniciativa do TJ/TRF
Presidente/vice do TJ/TRF (na admissibilidade) verifica a existência de 2 ou mais que tratam do tema (mais abrangentes – QUALIADE ARGUMENTATIVA E PROFUNDIDADE DA DISCUSSÃO) – envia para o STJ/STF 
		Após, suspendem os demais processos que tratem do tema (no âmbito do tribunal)
	Interssado pode pedir exclusão da suspensão RE/Resp intempestivo (indeferimento: cabe agravo interno)
	STJ/STF: acolheram a iniciativa local, podem escolher outros Resp ou RE representativo da controvérsia
	STJ/STF: pode NÃO afetar – recursará a afetação (não instauraá o procedimento solene) e julgará pelo andamento normal de um Resp/RE (revogando a suspensão na região ou no estado)
b) Afetação por iniciativa do STJ/STF
Identifica a controvérsia (deixa evidente o que a discussão jurídica trata)
Pode ocorrer que mais de um ministro revolvam afetar um mesmo tema para diversos recursos: gera prevenção (o que primeiro afetou o tema estará vinculado)
Uma vez afetado: para TODOS os recursos que tratem do tema no territ´roio nacional
STF/STJ podem requisitar mais recursos em outros tribunais
Caso esses recursos envolvam outros temas (elám da questão afetada): julga-se primeiro a questão afetada (ela resolverá a questão em todo território nacional) e após a questão restante – será lavrado um acordão para cada questão.l
c) Procedimento de julgamento das questões afetadas
Afetou-se a questão: precedenten vinculante (art 927 do CPC)
Admite-se amicus curiae, audiências publicas, podem ser requisitadas manifestações dos Tribunais (15 dias), manifestação do MP (15 dias ) e o julgamento (fixação de tese)
Decididos os recursos: publica-se o Acordçao e processos voltam a correr para aplicação do enteimneto firimado
Aplicação do enteimento:
	c.1) processo na Vara -> sem sentença (a parte pode desistir do tema afedtado..........................(VER SLIDE)
	c.2) Processo no tribunal -> apelação já julgada com RE/Resp interposto (o RE/Resp será comparado com o repetitivo e será negado seguimento se coincidir em sentido contrário – art. 130, I CPC)
		Apelação já julgado com tese contra o repetitivo com Resp/Re (Resp/RE a favor do repetitivo -> acrdão serpa reformado, aplicando-se)

Continue navegando