Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto Integrador IV – Etapa 10
	Estudante: Abigail Fernandes Silva 
	A Reforma Trabalhista trouxe mudanças significativas que impactaram as relações de trabalho nas empresas e o RH está diretamente envolvido neste processo. 
Na sua prática profissional, como técnico(a) em RH, haverá situações de divergência de opiniões entre as partes envolvidas (empresários, empregados e Sindicatos), onde poderá ser necessário fazer uma mediação imparcial, a fim de obter uma melhor resolução do conflito/ problema.
Considere a seguinte situação:
Você estava participando de uma reunião com a presença do Sindicato, representantes dos funcionários e o proprietário da empresa. Em um dado momento, surgiu a pauta “Reforma Trabalhista”, que trouxe diferentes opiniões, conforme abaixo:
Representante do Sindicato:
 “Achamos negativas as mudanças na Reforma Trabalhista. Afinal, como vamos garantir que o empresário vai pagar da forma correta, se não há mais a obrigatoriedade do nosso acompanhamento na homologação de contratos de trabalho? Como vamos manter nossos custos (sem as receitas das contribuições) para dar apoio à classe trabalhadora?”
Empregado:
“Acho até bom não ter o desconto da contribuição sindical, porque eu não vejo muito o que o Sindicato faz pela nossa classe. Por outro lado, se eu for demitido, acho complicado, afinal, como vou ter certeza de que meus direitos trabalhistas estão sendo respeitados?”
Empresário:
“A Reforma Trabalhista foi positiva, porque agora existe mais liberdade, rapidez e menos burocracia para negociar direto com meus funcionários. Sem falar da flexibilidade para contratações e para novos formatos de trabalho (como teletrabalho e trabalho intermitente, por exemplo)”.
	Agora chegou a hora de entender como você, representando o RH da empresa, se posicionaria neste tipo de situação, caso necessário. 
Para ajudar você a criar um posicionamento imparcial, ao representar o empregador, sugerimos pesquisar, refletir e responder as seguintes questões: 
1) O que são sindicatos e qual é a sua finalidade? 
Um sindicato é um uma associação de trabalhadores tendo como finalidade defender seus interesses e direitos profissionais de sua cidadania, entre elas acordos coletivos, intervenção legal em ações judiciais, participação na elaboração da legislação do trabalho, recebimento e encaminhamento de denúncias de trabalhadores entre outras. 
2) Considerando os impactos da Reforma Trabalhista, cite pelo menos:
a) Dois argumentos a favor da Reforma (prós); e
1. GARANTIA DE CONDIÇOES IGUAIS PARA TERCERIZADOS: Garante aos trabalhadores tercerizados, quando os serviços forem executados na empresa que contrata o serviço, as mesmas condições relativas como: o direito de utilizar os serviços de transporte, ao treinamento adequado, fornecido pela contrata quando a atividade exigir entre outros.
2. PERMISSAO DA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO POR COMUM ACORDO: O colaborador e a empresa podem rescindir o contrato de trabalho por comum acordo. O trabalhador recebe metade do aviso prévio e da indenização pela rescisão (20%) e integralmente as demais verbas. Porem o colaborador pero direito ao seguro-desemprego. 
b) Dois argumentos a contrários à Reforma; 
1. FIM DA ASSISTÊNCIA GRATUITA NA RESCISÃO DO CONTRADE TRABALHO: Não há mais a necessidade da rescisão de contratro de trabalho ser homologada no sindicato ou no Ministerio do Trabalho, o colaborador perde a assistência gratuita que verificava se as verbas pagas pelo empregador na rescisão estavam certas.
2. HORAS EXTRAS SEM PAGAMENTO EM ‘’HOME OFFICE’’: Exclui o colaborador do controle de jornada, o que na pratica, pode significar a realização de trabalho superior ao limite legal sem receber horas extras.
3) Como você se posicionaria, representando o empregador, de forma a equilibrar estas diferentes visões?
 Como representante do contratante, é de suma importância buscar sempre o equilíbrio diante das diferentes visões envolvidas, algumas condutas podem ser tomadas, como: cumprir a Lesgislação Trabalhista garantindo que a empresa esteja agindo de acordo com a mesma e respeitando os direitos legais dos colaboradores. Estabelecer também um canal de comunicação edificante com os mediadores dos trabalhadores, buscar soluções eficazes para que melhor atendam as necessidades de ambas as partes.
Observação: Como profissional de RH é importante embasar os argumentos, por isso lembre-se de trazer as referências na lei/ conteúdo/ órgãos/ regulamentos sobre as mudanças ocorridas.

Mais conteúdos dessa disciplina