Buscar

Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“O texto literário é polissêmico, pois sua leitura provoca no leitor reações diversas, que vão do prazer emocional ao intelectual. Além de simplesmente   fornecer informação sobre diferentes temas – históricos, sociais, existenciais e éticos, por exemplo –, eles também oferecem vários outros tipos de satisfação ao leitor: adquirir conhecimentos variados, viver situações existenciais, entrar em contato com novas ideias etc.” (FARIA, 2008, p. 12). Levando em consideração esse trecho do livro Como usar a literatura infantil na sala de aula de Maria Alice Faria e as reflexões possibilitadas nas rotas de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta em relação ao trabalho com a literatura infantil, alfabetização e letramento na sala de aula.
	B
	V – V – F – V
Discutimos nas aulas que é necessário planejar atividades diferenciadas levando em consideração que em sala encontraremos alunos com diferentes níveis de aprendizagem. O professor deve observar quando é pertinente realizar atividades que podem ser feitas por todos quando é necessária a intervenção para grupos específicos. Mas como possibilitar tudo isto e contribuir para a formação de um aluno leitor? Relacione três princípios do professor de literatura, a partir dos estudos das rotas com as respectivas características:
	B
	3 – 1 – 2
Ler e escrever são aprendizagens essenciais de todo o sistema de ensino, pois o desenvolvimento dessas capacidades está ligado ao sucesso, ao fracasso e à exclusão social. Portanto, o papel e a forma como o professor conduzirá este processo são essenciais para a formação e gerações de alunos verdadeiramente letrados e conscientes de seu papel.
	A
	O professor deve estar em processo constante de formação e atualização dos seus conhecimentos para atuar de forma crítica, transformadora e comprometida, atendendo ao compromisso e à responsabilidade de formar gerações letradas.
Leia o fragmento de texto abaixo sobre a definição de literatura, escrita por Antonio Candido:
	C
	A possibilidade de desenvolverem a função social e de significados que vão além dos elementos puramente linguísticos.
Para Vygotsky, o professor tem o papel explícito de interferir nos processos e provocar avanços nos alunos, criando o que ele chamava de zona de desenvolvimento proximal. O aluno, no modelo de Vygotsky, não é apenas o sujeito da aprendizagem, mas aquele que aprende com o outro aquilo que seu grupo social produz.
	C
	interação social

Continue navegando