Buscar

Atividade forum II corrigida

Prévia do material em texto

Nesse fórum, será necessário relatar os resultados das seguintes ações:
1. Descrever as aplicações propostas no Fórum 1, apresentando evidências do trabalho com os alunos. 
Diante do atual cenário vivido nos últimos meses diversas adequações foram necessárias para aplicação do material estruturado previsto anteriormente. 
Como as aulas aconteceram de forma remota não conseguimos efetivar a proposta de trabalhar com monitoria por conta do distanciamento social exigido no momento. Nesse caso, construímos formulários eletrônicos utilizando a plataforma google docs para viabilizar o estudo do módulo I (Aritmética Elementar).
Os formulários foram elaborados para os estudantes na intenção de facilitar a compreensão do assunto que pretendíamos desenvolver, principalmente a assimilação dos conteúdos com números decimais e racionais. Assim, ao serem montados pelo professor essas atividades eram compartilhadas pelo professor nas salas de aulas virtuais ou também nos grupos de Whats app das turmas. Dessa forma, conseguimos atingir um número razoável de alunos. A seguir, o professor utilizava as aulas virtuais para fazer a correção dos formulários e retomadas com novos enfoques propiciando melhorar a compreensão dos discentes. 
Utilizando essa proposta de aproximação com a realidade conseguimos desenvolver os conteúdos propostos facilitando a compreensão dos mesmos e favorecendo a compreensão nos discentes. 
2. Sugerir ajustes aos materiais estruturados e as dinâmicas propostas pelos formadores, à luz das aplicações concretas em sala de aula. 
Acreditamos que o material estruturado é uma fonte rica de conteúdos didáticos em relação a matemática. Assim sendo, os livros que compõem o projeto possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos não evidenciados no momento oportuno por grande parte dos discentes.
Conceber essa nova ferramenta para a rede de ensino do Ceará propicia ainda, uma colaboração vultuosa aos professores de matemática da referida no que tange ao ensino aprendizado de conteúdos historicamente não apreendidos pelos estudantes. No momento que os docentes têm subsidio para ir além da essência dos livros o trabalho se torna mais fácil e prazeroso. A medida que ensinamos e, realmente, há o aprendizado efetivo dos conteúdos ganham os professores, os alunos, a escola, a rede de ensino e a própria sociedade.
Todavia, acreditamos que é chegado a hora de pensarmos em um tempo pedagógico maior para a disciplina de matemática. Partimos do princípio que não adianta termos excelentes matérias de apoio e aprofundamento em matemática se não há de fato possibilidade de exercitar. Só nos tornamos melhor naquilo que fazemos quando praticamos. Nesse sentido, cremos que um tempo maior destinado as aulas do ensino matemática contribuirão tanto para o ensino aprendizado dessa disciplina quanto para embasar as demais áreas do conhecimento. Pois, entendemos que a matemática possibilita às pessoas pensar de forma lógica e racional sobre o mundo ao nosso redor. 
3. Identificar dificuldades dos alunos em relação aos conceitos algébricos e geométricos que envolvam proporcionalidade (desde frações a “regras de três” passando por problemas relacionados a equações lineares), associando-as aos descritores da matriz de referência da avaliação diagnóstica.
Na realidade, a dificuldades da grande maioria dos estudantes que não conseguem ter habilidades na Matemática, esta na falta de domínio das quatros operações básicas da Matemática, com isso esses estudantes não conseguem ter uma boa evolução nessa área, ocasionando assim lacunas no seu aprendizado e uma vez não dominando as quatros operações eles vão ter dificuldades nos conteúdos como fração, proporção, equações e etc. Poucos estudantes do Ensino Médio têm competência e habilidades para trabalhar com o saber 4 e 5 (S04 e S05).
4. Propor planos de ação pedagógica, com o uso dos materiais estruturados e das estratégias sugeridas pelos formadores, para superar as dificuldades apontadas e promover o aprendizado da noção de proporcionalidade necessário, como base, para os conteúdos e competências da Matemática do Ensino Médio. 
A nossa ideia inicial era separa os estudantes por níveis de proficiência e trabalhar com eles com o material estruturado, juntamente com estudante monitor, isso se estivéssemos no ensino presencial, como no momento estamos trabalhando com o ensino remoto, então resolvemos trabalhar com todos os níveis de uma só vez, por exemplo colocando 2 questões do nível 1, 2 questões do nível 2 e uma questão para os níveis 3 e 4.
PLANO DE AÇÃO
	Conteúdo Previsto/Objetivos
de Aprendizagem
	Atividades/
Estratégias/Interação
	Avaliação
	Recursos
	As quatros operações básica da matemática
	Aulas explicativa pelo google meet, uso de slides e atividade utilizando o material estruturado da matemática.
	Participação, interação e entregas das atividades proposta.
	Computador, celular,  internet e o material estruturado: arimética elementar – módulo A e B
	Números racionais: frações
	Aulas explicativa pelo google meet, uso de slides e atividade utilizando o material estruturado da matemática.
	Participação, interação e entregas das atividades proposta.
	Computador, celular,  internet e o material estruturado: números racionais – modulo A e B
	Razão e proporção
	Aulas explicativa pelo google meet, uso de slides e atividade utilizando o material estruturado da matemática.
	Participação, interação e entregas das atividades proposta.
	Computador, celular,  internet e o material estruturado: razão, proporção – parte 1
	Semelhanças de figuras
	Aulas explicativa pelo google meet, uso de slides e atividade utilizando o material estruturado da matemática.
	Participação, interação e entregas das atividades proposta.
	Computador, celular,  internet e o material estruturado: semelhança de figuras planas.
5. Elaborar plano de aplicação das ações propostas, definindo quantitativo de horas, integração às aulas convencionais, integração entre as ações e o plano curricular e os processos de avaliação e sondagem do efetivo aprendizado por parte dos alunos. 
6. Descrever como as práticas e resultados serão socializados na rede de professores/alunos envolvida na formação.

Continue navegando