Buscar

Ana Paula- História da Arte e do Design e Cultura Brasileira - D 20231 D

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÃO: Centro Universitário Mauricio de Nassau UNINASSAU
CURSO: Design de Interiores
 DISCIPLINA:   História da Arte e do Design e Cultura Brasileira - D.20231.D
ALUNO: 01324763
Ana Paula dos Santos
Desenvolva os seguintes tópicos: 
· Quais as duas escolas artísticas que a influenciaram;
· O termo pop surgiu na década de 1950, fazendo referência à cultura popular (e consumo de massa) emergente nesse período. Discorra sobre estes aspectos culturais que foram determinantes para o seu surgimento;
· Cite dois artistas que se destacaram na Pop Art, e que utilizaram temas banais e a valorização de uma estética em lugar da função técnica, e quais são as caraterísticas das suas técnicas artísticas.
O lugar da arte sempre foi um tema extensamente debatido entre críticos, apreciadores, pesquisadores e os próprios artistas. Durante um bom tempo, o mundo da arte foi pensado como uma esfera autônoma, regida por seus próprios códigos e fruto de uma criatividade centrada na individualidade do artista.
Escola Bauhaus se tornar inoperante após 1933, o movimento seguiu forte, dando uma nova “cara” à arquitetura, produzindo designs mais simples. Gropius propunha que a arquitetura e o design deveriam refletir o novo período histórico (pós primeira guerra mundial), bem como se adaptarem à era dos maquinários. Assim como na arte, o equilíbrio entre funcionalidade e beleza, sendo a primeira ainda mais importante, era valorizado.
Ao envolver elementos gerados pela sociedade industrial, a “pop art” realiza um duplo movimento capaz de nos revelar a riqueza de sua própria existência. Por um lado, ela expõe traços de uma sociedade marcada pela industrialização, pela repetição e a criação de ícones instantâneos. Por outro, questiona os limites do fazer artístico ao evitar um pensamento autonomista e abranger os fenômenos de seu tempo para então conceber suas criações próprias.
O movimento “pop art” apareceu em um momento histórico marcado pelo reerguimento das grandes sociedades industriais outrora afetadas pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, adotou os grandes centros urbanos norte-americanos e britânicos como o ambiente para que seus primeiros representantes tomassem de inspiração para criar as suas obras. Peças publicitárias, imagens de celebridades, logomarcas e quadrinhos são algumas dessas inspirações.
Os integrantes da “pop art” conseguiram chamar a atenção do grande público ao se inspirar por elementos que em tese não eram reconhecidos como arte, ao levar em conta que o consumo era marca vigente desses tempos. Grandes estrelas do cinema, revistas em quadrinhos, automóveis modernos, aparelhos eletrônicos ou produtos enlatados foram desconstruídos para que as impressões e ideias desses artistas assinalassem o poder de reprodução e a efemeridade daquilo que é oferecido pela era industrial.
O Pop Art também influenciou o design de interiores. A arquitetura, que era formal e clássica, começou a utilizar elementos que remetiam ao movimento artístico. O mobiliário era irreverente, futurista e com formas arredondadas. Os ambientes passaram a ser decorados com carpetes felpudos, iluminação neon e um mix de materiais, como acrílico, látex e poliéster. Além, é claro, de vários objetos que faziam referência aos anúncios publicitários e artistas de televisão ou cinema.
Esse estilo de decoração ainda é muito utilizado hoje em dia, sendo a escolha ideal para quem deseja ambientes ousados e alegres. Para inserir o Pop Art em sua casa, basta brincar com cores fortes, formas geométricas, posters ou quadros que remetem artistas e misturar diversos materiais. 
Uma das vantagens é que a maioria das peças utilizadas é de baixo custo e são facilmente encontradas em lojas de decoração. Afinal, uma das propostas do Pop Art é justamente aproximar a arte das pessoas.
Os principais artistas da pop art foram Robert Rauschenberg (1925), famoso pelas pinturas com garrafas de Coca-Cola, embalagens de produtos industrializados e pássaros empalhados; Roy Lichtenstein (1923-1997), com suas obras baseadas nas histórias em quadrinhos e anúncios publicitários; e Andy Warhol (1927-1987) com suas séries de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe.
Ao envolver elementos gerados pela sociedade industrial, a “pop art” realiza um duplo movimento capaz de nos revelar a riqueza de sua própria existência. Por um lado, ela expõe traços de uma sociedade marcada pela industrialização, pela repetição e a criação de ícones instantâneos.
Referências Bibliográficas
Acesso no dia 11/05/2023
https://mundoeducacao.uol.com.br/artes/pop-art.htm#:~:text=Os%20principais%20artistas%20da%20pop,(1927%2D1987)%2C%20com
https://mundoeducacao.uol.com.br/artes/pop-art.htm
https://ead.umc.br/blog/vanguardas-europeias
https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/cultura-de-massa.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/artes/escola-arte-bauhaus.htm

Outros materiais