Buscar

Relatório prática de bioquímica

Prévia do material em texto

Relatório da Aula prática de Bioquímica.
1) PHMETRO: é um aparelho utilizado na medição do PH. O aparelho é calibrado (ajustado) de acordo com os valores referenciados em cada soluções de calibração. Uma vez calibrado estará pronto para uso. A leitura do aparelho é feita em função da leitura de tensão ( usualmente em milivolts) que o eletrodo gera quando submerso na amostra. A intensidade da tensão medida é convertida para a escala de PH. O aparelho faz essa conversão, tendo como escala usual de 0 a 14 PH.
Espectrofotômetro: é um aparelho amplamente utilizado em laboratório, cuja função é a de medir e comparar a quantidade de luz absorvida por determinada solução. Ou seja, ele é usado para medir ( identificar e determinar) a concentração de substâncias, que absorvem luz, em um solvente. Muitas reações químicas e enzimáticas mudam de cor ao longo do tempo, e sendo este aparelho muito útil para medir essas mudanças.
Capela: é muito utilizada na manipulação de processos de baixo, médio ou alto nível de periculosidade. É um equipamento que fornece toda a segurança necessária para a pessoa que está fazendo a manipulação do químico, como também para todos os presentes no laboratório. Por essa razão, a capela para laboratório de química também é conhecida por EPC- Equipamento de proteção coletivo. 
2)A ninidrina reage com grupos amina de livres dos aminoácidos. Essa reação forma um composto de coloração roxo-azulada. A Púrpura de Huhemann. Isso acontece com a maioria dos aminoácidos, como o triptofano, que possuem aminas livres em cadeia. No entanto, a Prolina não possui nenhuma amina livre: o nitrogênio, neste caso, faz parte de um anel na molécula, e a ninidrina não consegue reagir com ele.
3) Neste experimento foi realizado a exposição da solução de glicose ( carboidrato simples ),a um processo de desidratação por ácido forte ( no experimento foi utilizado o ácido sulfúrico). A partir dessa reação teremos a substância que recebe o nome de hidroximetilfultural, sendo está reação transparente a olho nu. Portanto para haver coloração na solução de hidroximetlfultural formada é preciso submetê-loa uma solução de α-naftol ( reagente de molisch) dessa forma ocorrerá a formação do complexo violeta ( um anel de coloração roxa), que indica a presença de carboidratos.
4) A primeira solução ( esquerda) formada por água, fermento e o açucar foi onde ocorreu reação de mudança de coloração, pois nesta primeira soluçãoo açucar atuou como substrato para o ermento ocasionando o processo de fermentação, produzindo dessa forma etanol e dióxido de carbono. O CO2 produzido passou pela mangueira até o erlemeyer que possuia uma solução de água com azul de bromotimol , possui a capacidade de indicar se uma solução é neutra(coloração verde) ou ácida ( coloração amarela). Neste caso ocorreu uma reação formando bolhas na solução. Com a junção de CO2 com a água formou-se ácido carbônico,que por baixar o PH da solução fez com que ela ficasse com coloração amarela, e assim pudemos observar o processo de fermentação alcoólica acontecer. Na segunda solução ( direita) formada por água e fermento não aconteceu alteração de coloração por não ter havido formação de gás carbônico, servindo apenas como um controle para a experiência.

Continue navegando