Buscar

TQU - MOD 1 - ATIVIDADES PRESENCIAIS 1 ATV 01 - SENAC TECNICO EM QUALIDADE


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
EAD
TQU – MÓDULO 1 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAIS 1
ESTUDANTE: MARCOS RODRIGO SELLANI
15 de fevereiro de 2023
· Contextualização com o mercado e perfil profissional
O profissional com a formação técnica em qualidade atua criando procedimentos para melhorias internas, documentando todas as atividades da empresa, em consequência também gerando relatórios para o sistema de gestão da qualidade e auxiliando na coordenação desses processos, visando atender as normas regulamentadoras e principalmente satisfazer os clientes.
Ela também tem o papel de dar orientações aos colaboradores em relação aos métodos de produção, analisa as não conformidades de produtos e serviços, auditorias externas e internas.
Assim o técnico em qualidade é o responsável por buscar a constante melhora da empresa e dos processos envolvidos, buscando identificar e solucionar os problemas que comprometem os resultados, utilizando de medidas corretivas e preventivas. Esta área requer um olhar mais profundo com excelência, o profissional que dará destaque e fará a diferença para a empresa no mercado.
· Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área da qualidade
O técnico em qualidade tem a possibilidade de atuar em diversos setores, pois podem atuar em empresas do setor industrial, comércio, serviços (metalúrgico, têxtil, alimentício, saúde, educação, instituições financeiras, transporte, construção e vários outros) sejam do setor privado ou público. Podem ocupar cargos como:
-Auditor da qualidade, realizando auditorias internas, e acompanhando auditorias externas para verificar a realização das atividades e adequação as normas.
-Inspetor da qualidade, realizando a inspeção dos resultados obtidos nos processos e a consequente aprovação ou reprovação de produtos e serviços.
-Assistente de qualidade e processos, acompanhando os resultados dos processos, e participando de grupos de melhoria.
Enfim qualquer organização que preze pelo bom funcionamento dos seus processos internos, buscando esse profissional afim de padronizar os processos que envolvem a empresa e tendo destaque quando procuram pela contratação de seus serviços.
· Atuação e Atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos
O profissional formado nessa área atua em atividades inerentes aos processos de qualidade, pois envolvem controle, inspeção, garantia e até mesmo gestão da qualidade sendo:
-Participação em auditorias internas e/ou externas
-Atualização de indicadores de qualidade
-Elaboração de gráficos de dados coletados
-Elaboração e realização de pesquisa de satisfação do cliente e mercado
-Descrição de novos processos e manutenção para esses documentos
-Elaboração e atualização dos documentos da qualidade (manuais e procedimentos)
-Realizar testes em amostras de novos produtos e componentes
-Realizar treinamentos e capacitações internas sobre rotinas e processos
-Acompanhamento, realização e avaliação dos processos de melhoria
-Implementação de métodos de ferramentas da qualidade
-Realização de inspeções em produto e processos produtivos
Assim para técnico em qualidade trabalhar nessas atividades, são necessárias algumas características profissionais como:
-Proatividade em ações que envolvam sua responsabilidade.
-Flexibilidade nos mais variados contextos da empresa
-Disposição de mudanças, pois é importante que o profissional esteja aberto a testar novas tendências e métodos para beneficiar a empresa
-Liderança, pois precisa motivar as equipes de trabalho, e conduzir rumo a melhoria dos processos internos e externos
-Fácil relacionamento interpessoal interno e externo, comunicação clara e precisa, pois terá contato com os colaboradores de vários setores da empresa
-Organização própria e no ambiente de trabalho, pois o trabalho na área da qualidade inclui normas técnicas, documentação, formulários e manuais
-Visão estratégica das situações, para contribuir que o técnico em qualidade encontre maneiras de solucionar problemas encontrados
· O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações
A qualidade hoje é uma das principais estratégias competitivas nas diversas empresas e nos diversos setores. A qualidade está literalmente ligada à produtividade a melhoria de resultados, aumento de lucros, otimização de processos, redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos na empresa e motivação.
A empresa que investe na qualidade busca um padrão de excelência para atender da melhor maneira as necessidades e os desejos dos clientes. Para ser mais competitiva a empresa precisa capacitar pessoas, ter atenção rígida aos padrões, cumprir rotinas e procedimentos com acompanhamento constante de processos, promovendo uma série de mudanças positivas. Os tornam-se mais ágeis, os produtos mais potentes, os funcionários mais entusiasmados e os números de erros e acidentes reduzem rigorosamente.
· Case de sistema da qualidade
A cliente do projeto de ISO 9001 foi a Flexa Rótulos e Etiquetas. Ela é uma das maiores empresas do ramo gráfico de BH, especialista em desenvolvimento e fabricação de rótulos e etiquetas autoadesivas. A Flexa se destaca pela qualidade de seus produtos, atendimento de qualidade e soluções personalizadas.
A Flexa passou por um período de crescimento exponencial e percebeu que a atuação em nossos setores seria um caminho promissor. Porém alguns desses setores exigem a certificação na ISSO 9001:2015, norma que certifica o sistema de gestão da qualidade da empresa, isto é, o sistema criado para o gerenciamento e o controle da qualidade dos processos, visando sempre o atendimento aos requisitos dos clientes. Um sistema de gestão da qualidade eficiente gera a diminuição de desperdícios, retrabalhos e reclamações, além de aumentar a competitividade da empresa, potencializando oportunidades de atingir mercados e clientes mais exigentes.
Para que os desafios da empresa fossem superados e os resultados desejados alcançados, foram desenvolvidas as seguintes soluções:
-Direcionamento estratégico de empresa, com ampla análise de todo o seu contexto interno e externo
-Desenvolvimento do sistema da gestão da qualidade, definindo escopo, objetivos e política da qualidade
-Criação e acompanhamento de indicadores e suas respectivas metas
-Estruturação de identificação e tratamento de não conformidades nos processos e produtos
-Mecanismos de envolvimento, capacitação e satisfação de funcionários
-Planejamento de toda a cadeia produtiva, padronizando desde o recebimento da matéria prima, até a liberação dos produtos finais
-Incorporação de uma estrutura de garantia e acompanhamento da satisfação dos clientes
-Estruturação e incentivo a melhoria contínua
E assim com esse foco que a Flexa, aumentou para 100% a satisfação de seus clientes, reduziu pela metade o índice de retrabalho, reduziu para 0 o índice de reclamação de clientes e conseguiu mapear onde e como melhorar a eficiência da empresa.
· Metodologia e histórico da qualidade
A qualidade já passou por várias fases se tornando mais complexa e abrangente sendo:
Fase da Inspeção
Fase do controle estatístico
Fase da garantia da qualidade
Fase da gestão da qualidade
Podemos dizer que a história da qualidade começou com a revolução industrial, substituindo os trabalhos manuais por mecânicos, com a inspeção de todos os processos de produção em série. Naquela época já existia uma certa preocupação com a qualidade dos produtos, o que significava garantir que todos os produtos fabricados teriam as mesmas características e não apresentariam defeitos, na medida do possível. Para isso, foram criados os inspetores de qualidade, responsáveis por inspecionar produto por produto.

Continue navegando