Buscar

POSTAGEM_3_PEOP

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATO DE OBSERVAÇÃO
Luan Ítalo Rebouças Rocha - 0453280
Polo de Alegre – ES
2023
Ponto de partida foi realizado a observação na cidade de Muniz Freire – ES região do Caparaó Capixaba, mais especificamente a Ceefmti Braulio Franco. Escola Pública Estadual, de tempo integral, localizada endereço: Rua Capitão Joao Alves,60 Pd,Prédio - Centro, Muniz Freire - ES, 29380-000. Com horário das 7:30 às 22:00 horas.
Na sala de 1º(primeiro) ano do ensino médio, na disciplina de Geografia. Especificamente um aluno especial, com o nome alterado para Ferdinando Silva para preservar a identidade do aluno e as normas da escola.
Observado um curso de inglês Learn English situação na rua Antonio Bazzarella número 48 – Centro Muniz Freire – ES CEP: 29380-000.
Observada academia de Jiu-jitsu Valdinei dias, localizada R. Cel. Francisco Rocha, 21 - Centro, Muniz Freire - ES, 29380-000.
Observado a Praça Divino Espírito Santo Centro Muniz Freire – ES CEP: 29380-000.
Observado a APAE DE MUNIZ FREIRE. R. José C Águiar, 82-112. Centro Muniz Freire - ES, 29380-000
Ambientes escolares observados: Ambiente escolar, conta com um prédio imenso, bem estruturado com salas com ventiladores, wi-fi, televisores, cadeiras confortáveis, estantes de livros nas salas, quadro pincel, paredes bem pintadas, ambiente limpo, estrutura de ensino qualificada.
A instituição possui biblioteca, sala de professores, laboratório de matemática e ciências, cozinha, salas para ensino do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, recepção, jardim, diretoria, coordenação pedagógica e banheiros.
 escola na observação do aluno em questão por se tratar de um aluno especial, com dificuldades cognitivas e intelectuais. Pela manhã ao chegar na escola o aluno leva suas roupas para serem lavadas pelas funcionárias da limpeza, em seguida é dado banho no mesmo, apesar de ter 23 anos o aluno possui esse acompanhamento realizado na escola.
Na maioria dos dias o aluno é pontual, quase nunca falta, devido a assistência dada pela escola, alguns momentos o aluno solicita a diretora de forma inocentemente que gostaria de morar na escola por se tratar o melhor lugar onde ele fica.
Um caso interessante foi quando em que o aluno especial em questão sofreu uma crise de stresse provocado por alguns alunos da sala, ao jogarem bolinha de papel nele, chegando a chorar e ficar com raiva no ambiente escolar. Essa situação gerou comoção por parte de outros alunos e movimentou a diretoria, coordenadores, secretários e professores, para explicarem a situação do aluno, sua realidade, a necessidade de empatia e cuidado do próximo.
Em termos de atividades por não acompanhar o conteúdo da série a qual realiza é passado atividades complementares o qual é respondida com questões, pinturas, pequenas operações e corrigido pelos professores. O acompanhamento em série auxilia no desenvolvimento social do aluno.
Pela manhã a escola possui café da manhã para todos os alunos, geralmente fruta, suco e alguma forma de carboidrato.
O intervalo a escola possui um pátio grande para atividades recreativas e a quadra de esportes para realização de educação física e práticas esportivas.
Após o intervalo as aulas são ministradas até as 11:30 a qual é realizado pausa para almoço dos alunos na própria escola, servido no pátio.
Ao retorno pós almoço, as aulas são realizadas até as 15:00 com intervalo para lanche e recreação.
Há atividades não obrigatórias, como xadrez, discussão política, filmes com temas realizados a disciplina, aulas e palestras para 
As 17:00 horas encerram as atividades de tempo integral, professores possuem um intervalo para jornada noturna com início as 18:15 para os alunos que trabalham durante o dia até as 22:00 horas.
O curso de inglês Learn English possui estrutura própria com duas salas de aulas, possui aulas on line, aula de reforço e professora com qualidade e vivência na Irlanda para ensino do inglês e reforço em português. Com alunos a partir de 3 (três) anos. Escola é particular com mensalidades e material didático próprio.
Ambientes não escolares observados por conhecer mesmo que pouco a família do aluno que foi citado, observado a família e a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
	O Aluno Ferdinando, é órfão de mãe, pai aposentado, com idade avançada e analfabeto, o pai do aluno também possui dificuldades financeiras e cognitivas, por isso não possui tanto cuidados devido com o filho. 
O aluno realiza trabalho de terapia ocupacional na APAE da cidade para auxiliar no desenvolvimento cognitivo. A Apae possui uma grande sede, com atendimento a pessoas excepcionais, com salas de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, nutricionista, sala da diretoria e financeiro, bazar de doações. A APAE possui oficinas de artesanato, pintura e aulas de reforço, aulas de capoeira e música.
A praça Divino Espírito Santo fica localizada no coração da cidade amplo espaço com jardins e limpo, possui um coreto, local para aulas práticas das disciplinas, possui algumas árvores antigas e com mais de 15 metros, com bastante ventilação e sombreada, geralmente local é frio e agradável.
Academia de Jiu-jitsu Valdinei dias, prédio com aproximadamente 50 m² com piso de tatame, possui banheiro e vestiário, local ensina crianças a partir de três anos a arte marcial, outros ensinamentos como disciplina, respeito as pessoas, bom comportamento, confiança, autocontrole, defesa pessoal, exercício físico e cuidado com a saúde. Possui um professor faixa preta e alunos de 3 anos com mais velho 50 anos de idade. A academia é particular com mensalidades e bolsas para crianças carentes. 
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR.
Luan Ítalo Rebouças Rocha - 0453280
Polo de Alegre – ES
2023
PROJETO DE TRABALHO - APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR.
Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD, referente ao curso de graduação em Geografia, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto.
Polo de Alegre – ES
2023
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................04
2. OBJETIVOS..................................................................................................05
2.1 OBJETIVO GERAL.....................................................................................05
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ......................................................................05
3. DESENVOLVIMENTO...................................................................................06
3.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS....................................................07
3.1.1 Ambientes e público-alvo.......................................................................07
3.1.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos...................................07
4. AVALIAÇÃO..................................................................................................08
4.1 Tempo de duração do projeto e cronograma .........................................08
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................08
REFERÊNCIAS.................................................................................................09
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema a educação sobre meio ambiente nas aulas da escola bíblica dominical - EBD na igreja para crianças de 06 a 11 anos.
Projeto de Integração de educação ambiental com ensino religioso entre um ambiente não escolar que é a igreja: Dados de Identificação : educação infantil na Igreja Batista Rua Maria Gomes de Aguiar, 101, Centro, Divino de São Lourenço/ES - CEP 29590-000.
	A educação ambiental é de grande importância em nossos dias. O Planetatem sofrido por conta da falta das mudanças climáticas, comportamento de consumo do ser humano e do baixo estímulo a educação ambiental e preservação do planeta.
O uso descontrolado e irresponsável dos recursos naturais como água, do solo, as florestas, ou seja, tem causado grandes desastres como: enchentes, inundações, secas e outas catástrofes.
Para controlarmos ou amenizarmos estes impactos de degradação ambiental, nossos valores e práticas precisam de reformulação.
E para isso se concretizar o melhor caminho é pela educação e conscientização.
A escola constitui peça chave para orientação de concepção do mundo, onde as bases da educação ambientais possam ser delineadas, porém há outros ambientes que podemos utilizar para disseminar as boas práticas.
A educação ambiental deve ocorrer tanto nos espaços escolares quanto não escolares, nesse caso a igreja. A extensão de ações e projetos ambientais desenvolvidos para comunidade possibilita uma maior interação, socialização do saber e construção da cidadania.
Neste intuito, buscou elaborar um projeto de aproveitamento pedagógico com as crianças da igreja Batista de Divino de São Lourenço, ES. Com crianças de 6 a 11 anos.
Projeto baseado nos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) com ênfase no reutilizar.
A escolha da igreja para desenvolvimento do projeto se dá principalmente por se tratar de uma instituição que promove acolhimento de crianças de todas as idades, todas as classes sociais, sem restrição de cor, raça, nível de escolaridade ou perfil social.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
O intuito desde projeto é conscientizar os alunos para a conservação do meio ambiente, a partir do desenvolvimento de atividades pedagógicas em um ambiente não escolar, envolvendo as disciplinas de Geografia, Religião, Artes e Educação Física.
Conscientizar as crianças atrelando ensinamentos cristãos, valores de conservação ambiental em favor da aprendizagem e conhecimento das crianças. Tendo como base a construção de relações saudáveis com respeito com a natureza e forma que exista uma conscientização para uma harmonia do homem com o meio ambiente. 
.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
A Conscientização e preservação dos recursos naturais
 - Utilizar o método 3 R’s nas disciplinas de artes, educação física e geografia;
- Inserção de orientação nas aulas de histórias bíblicas com conexão do conceito de meio ambiente x reciclagem e reutilização com conceitos cristãos.
- Separar o lixo que possa ser reutilizado para as atividades. - Desenvolver habilidades motoras e criativas.
- Estimular o respeito ao meio ambiente;
- Orientar sobre conhecimentos cristãos, como valores e virtudes. Desenvolver uma consciência crítica quanto a responsabilidade de preservação do nosso planeta,
3. DESENVOLVIMENTO
O aumento da produção de lixo é um dos principais problemas do meio ambiente na atualidade, porém, podemos diminuir com a implantação dos 3R's (FRANCISO, W.C). 
A educação ambiental (EA) tem se expandido muito nas últimas décadas, mas não o suficiente para alcançar um nível de conscientização global. Constata se facilmente que ainda faltam milhares de pessoas para serem conscientizadas ambientalmente e terem seus hábitos mudados. A mobilização ambiental individualizada de diversos segmentos pode ser um caminho para estreitar a chegada da informação a cada pessoa. Pensando-se em segmentos, destaca-se o religioso, que visam, em sua maioria, promover mudanças na vida dos seus seguidores para alcançar suas necessidades, graças, salvação, paz espiritual, e que acabam por serem grandes influenciadoras de mudanças de hábitos ou mesmo de vida (Steinmuller, 2017).
Limeira e Andrade (2013) resgatam que diversos autores sugerem como o principal motivo da crise ecológica ocorrer foi devido o homem se colocar como superior e dominador da natureza decorrente da influência da religião judaico-cristã. Gusman Júnior (2015), por isso se faz necessário uma mudança de ensinamento nas igrejas e principalmente no ensino das crianças para ocorrer mudança de comportamento e de preocupação ambiental. 
Uma mudança na responsabilização dos problemas ambientais atrelado à fé cristã, ainda, não a torna uma vilã na sociedade. É preciso compreender que a religião, como destaca sabiamente Alves (1984) pode “ser usada para iluminar ou para cegar, para fazer voar ou paralisar, para dar coragem ou atemorizar, para libertar ou escravizar”. Diante desta perspectiva, qualquer religião pode incorrer em consequências positivas ou negativas para os que a seguem ou para toda a sociedade. O que vai definir estas consequências são os interesses e desejos de seus membros, além da própria época e a disposição do conhecimento.
A proposta desde projeto é de ensinar as crianças a praticar a separação do lixo doméstico a ajudar as famílias, levando assim conscientização de sustentabilidade para dentro dos lares.
3.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico e sites de ensinamento infantil religioso.
Propõe as crianças da Igreja Batista em Divino De São Lourenço no Espirito Santo um trabalho multidisciplinar em um ambiente não escolar. Durante as aulas da EBDs envolvidas apresentados as crianças o projeto. As crianças coletariam reciclados em casa, trazer no dia marcado para a visita na Igreja onde seriam executado o projeto. Detalhe das disciplinas mencionadas no projeto: Religião – ensinamento das virtudes cristã ligada a conservação do planeta e meio ambienta; Artes - escultura a partir de objetos reciclados. Educação Física - criar um jogo ou brinquedo com objetos reciclados. Geografia - fazer uma maquete sobre o meio ambiente a partir de objetos reciclados.
3.1.1 Ambientes e público-alvo
	Foco direcionado a crianças de 6 a 11 anos da igreja Batista na cidade Divino Espírito Santo, ES, aos domingos, das 9:00 às 11:00 horas da manhã.
3.1.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos
	Foram utilizados conteúdos de religião, geografia, artes e educação física. Para levar para as crianças da igreja o conceito de educação ambiental e sustentabilidade e reaproveitamento para as futuras gerações. De forma ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável e interessante.
4. AVALIAÇÃO
A avaliação foi feita de forma individual e em grupo observado participação, protagonismo, criatividade, organização e qualidade da apresentação proposta. 
Espera-se que com o projeto as crianças assimilem a importância da preservação do meio ambiente e do consumo consciente.
Um fator que atrapalhou o desenvolvimento das atividades é a variedade da faixa etária, pois mesmo uma monitoria ficando auxiliando com as crianças menores, o choro, ou barulho dos brinquedos atrapalham as atividades e desenvolvimento dos maiores.
4.1 Tempo de duração do projeto e cronograma 
	Mês
	dias
	Atividade
	maio
	7
	Explicação do projeto;
	maio
	14
	Acompanhamento das atividades;
	maio
	21
	Recolhimento os materiais e montagem;
	maio
	28
	Dia da apresentação, dinâmicas, 
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este estudo demonstra que há necessidade de fomentar ainda mais a elaboração de políticas relacionadas preocupação ambiental principalmente com descarte de lixo, não precisa direcionar apenas nos ambientes de educação formal, como escolas e universidade e sim em todos os ambientes inclusive igrejas.
As atividades oferecidas nesse projeto promoveram nos alunos uma aprendizagem significativa a respeito do meio ambiente, a conscientização ecológica, compreensão de suas ações no meio ambiente.
Com base nesse relato, queremos salientar que a educação não formal se dá em espaços diversos que podem auxiliar na construção do conhecimento das crianças.
Ambientes não escolares podem contribuir para o aprendizado, através de um planejamento, estratégias e dinâmicas.
REFERÊNCIAS
ALVES, R. O que é religião, 1984. Disponivel em: . Acesso em: 4 de junhode 23
GUSMAN JÚNIOR, U. A voz profética da Igreja Católica e o zelo pelo meio ambiente. Anais do Congresso ANPTECRE, v. 5, p. ST1205, 2015. ISSN ISSN: 2175-9685.
LIMEIRA, A. F. M.; ANDRADE, M. O. D. Eco(Teo)logia: discurso teológico ambiental x prática comunitária evangélica. Desenvolvimento e Meio Ambiente, 28, jul/dez 2013. 189-204.
https://www.gov.br/pt-br/categorias?id=meio-ambiente-e-clima. Acessado em: 4 de junho de 2023.
https://www.gov.br/mma/pt-br. Acessado em: 4 de junho de 2023.
http://ensinoinfantilnumclique.com.br/aula-biblica-pre-primario-03-unid-2-jesus-e-o-caminho/. Acessado em de junho de 2023.
https://ultimato.com.br/. Acessado em 4 de junho de 2023. 
mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/politica-dos-3rs. Acessado em: 4 de junho de 23.
Steinmuller, Dielda Adriana Carvalho Souza. Sobre a consciência ambiental dos fiéis da igreja católica diante da crise ecológica: estudo sobre a percepção e responsabilidade socioambiental de um grupo de praticantes da Igreja/ Dielda Adriana Carvalho Souza Steinmuller. Planaltina ‐ DF, 2017. 54

Continue navegando