Buscar

Avaliação de pesquisa 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parcelamento do Solo Urbano
e suas Diversas Formas
Aluno (a): Marcio José de Souza
Data: / /
Avaliação de Pesquisa 01
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 13 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação de Pesquisa 01 (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) A expansão urbana de forma descontrolada tem levado a diversos problemas nas cidades brasileiras. Cite três problemas oriundos dessa expansão.
O aumento da população nas cidades não foi seguido de um planejamento que pudesse absorver as necessidades de oferta de equipamentos urbanos (água, luz, esgoto etc.) e de serviços públicos de transporte, educação e saúde. O crescimento se deu de forma desordenada e sem controle, apresentando habitações de baixa qualidade, bairros e favelas carentes de condições mínimas de habitabilidade.
2) Cite três impactos decorrentes da implantação de parcelamentos do solo urbano e descreva-os sucintamente.
O objetivo do solo urbano é a oferta de lotes para construção de habitações, comércios, indústrias, espaço de lazer ou institucionais. O parcelamento não pode ser considerado apenas como fracionamento de uma antiga gleba de terras em partes menores e comercializaveis; deve torná-la um espaço que apresente boas condições de habitabilidade, facilitando a circulação de bens e pessoas, a existência de redes de abastecimento de água, drenagem de águas pluviais, redes de esgoto e energia, áreas destinadas a recreação, usos institucionais e reservas biológicas.
3) O que você entendeu por loteamento e desmembramento?
Loteamento é um tipo de parcelamento urbano (do solo) caracterizado pela abertura de novas vias de acesso aos lotes ou prolongamento das já existentes, sendo os lotes destinados a edificações para fins urbanos.
Desmembramento é a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.
4) O que você entendeu por hierarquização viária e como as vias podem ser classificadas?
O sistema viário do município é o conjunto de vias públicas, hierarquizadas, que constitui o suporte físico da circulação urbana do território municipal e garante a integração do sistema de transporte ao uso do solo. São classificadas como: vias estruturais, vias arteriais primárias, vias arteriais secundárias, vias coletoras e vias locais.
5) O sistema de infraestrutura urbana pode ser subdividido em vários subsistemas. Quais são?
Subsistema viário, subsistema de drenagem fluvial, subsistema de abastecimento de água, subsistema de esgoto sanitário, subsistema energético e subsistema de comunicações.
6) Denomine os acessórios da rede de esgotos da figura a seguir, indicadas pelos números 1, 2, 3 e 4.
1) Boca de lobo
2) Condutor
3) Poço de visita
4) Caixa de ligação.
7) Como os aspectos bioclimáticos podem influenciar na qualidade de vida da população?
No Brasil, as habitações de interesse social são produzidas sem grandes preocupações com aspectos de sustentabilidade, conforto ambiental e eficiência energética, fatores estes que muito contribuíriam para a qualidade de vida da população se devidamente empregados.
8) Qual o papel da vegetação em um projeto de parcelamento do solo e como deve ser planejada?
A vegetação se constitui em um elemento fundamental para o projeto de parcelamento do solo e deve ser pensada de forma abrangente, conhecendo suas características e utilizando a corretamente com vistas a obter o melhor resultado possível, seja do ponto de vista de imagem ou do seu desempenho para o conforto térmico e para o equilíbrio ecológico.
9) O que é e qual é a função dos Planos Diretores municipais?
O plano diretor é uma lei municipal, obrigatória para os municípios com cidade de população superior a 20.000 habitantes e que deve ser o instrumento básico da política municipal de desenvolvimento e expansão urbana, a qual tem como objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem estar de seus habitantes.
10) Explique como o Estatuto da Cidade caracteriza o “Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana Progressivo no Tempo (IPTU progressivo)”.
O imposto predial e territorial urbano progressivo no tempo se caracteriza como sanção ao proprietário que não destinou sua propriedade a uma função social. Esse instrumento não se caracteriza como uma forma de aumento da arrecadação municipal, mas objetiva levar o proprietário a cumprir com as obrigações de parcelar ou edificar previstas no Plano Diretor.
11) Quais foram os objetivos das modificações na Lei 6.766/79, possibilitadas pela Lei 9.785, de 29 de janeiro de 1999?
As modificações tiveram como objetivos : em primeiro lugar permitir ao poder público a realização e a legalização de parcelamentos do solo urbano, com fins habitacionais, em gleba pendente de procedimento judicial expropriatorio, fundado na imissão provisória na posse de áreas desapropriadas e permitida a emissão e o registro do título provisório da cessão da posse de lotes. A lei veda a retrocessao como meio de assegurar a irreversibilidade do ato administrativo voltado para a minimização da carência habitacional. E em segundo lugar foi dar maior autonomia aos municípios no trato das questões pertinentes ao parcelamento do solo urbano, tanto sob o ponto de vista da formulação dos requisitos urbanísticos, quanto sob o ponto de vista da prática dos procedimentos administrativos de aprovação, de regularização e de registro dos parcelamentos, destacando as ações do Poder Público nesse campo de interesse social.
12) Em quais etapas pode ser dividido o processo de parcelamento do solo urbano e o que constitui cada uma delas?
O parcelamento do solo pode ser constituído em duas etapas, uma considerada material e a outra jurídica. A etapa material é dividida em fase preliminar e fase definitiva e compõe se de diversas atividades que deverão ser cumpridas pelo parcelador em decorrência dos institutos presentes na legislação. Na etapa jurídica se processa o registro do parcelamento.
13) O que são Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e qual é a sua importância para a gestão da cidade?
Constitui se em instrumento possibilitado pela Lei 9.785, de 29 de janeiro de 1999 e a Lei Federal 10.257, de 10 de julho de 2001. Permite se ao município demarcar no Plano Diretor e no zoneamento da cidade, zonas que necessariamente deverão servir a habitação social para classes de baixa renda. As Zeis são extremamente importantes para o estabelecimento de uma política habitacional para classes de renda mais baixa, podendo ser aplicada não somente em expansões como a construção de novas moradias, mas também para áreas com favelas, loteamentos clandestinos ou irregulares com o intuito de tornar possíveis ações de regularização e 
Avaliação de Pesquisa 01: Parcelamento do Solo Urbano e suas Diversas Formas

Continue navegando