Buscar

ATIVIDADE 4_Infraestrutura Viária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 4 – Infraestrutura Viária
PERGUNTA 1
As obras portuárias e/ou acostáveis envolvem alguns aspectos de engenharia estrutural que as distinguem das demais obras civis. O enfoque vai para os elevados valores das cargas horizontais pelo impacto de embarcações, a tração nas amarras de fixação dos navios e as cargas concentradas devido aos guindastes. Além disso, devem ser consideradas as solicitações geotécnicas, como o empuxo de terra, tendo magnitude similar às demais cargas estruturais.
Sendo assim, entre as solicitações (cargas) possíveis nas estruturas, qual seria aplicável para análise em projeto de uma obra portuária, tendo maior importância?
Resposta: Ondas, marés e correntes marítimas
Feedback: Esses fatores mencionados no item anterior, são considerados em qualquer projeto portuário.
PERGUNTA 2
Conforme vimos em nossos estudos, os modais de transporte ferroviário e aquaviário são aqueles que possuem maior potencial de capacidade de carga transportada e de maiores distâncias, principalmente quando comparados com o modal rodoviário (modal mais utilizado em território nacional).
Assim, a seguir são apresentados elementos da infraestrutura dos modais ferroviários e aquaviários. Relacione quais elementos são de cada tipo de transporte.
(1)   Ferroviário
(2)   Aquaviário
(   ) Retensor.
(   ) Bitola.
(   ) Dolfins.
(   ) Lastro.
(   ) Hinterlândia.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
Resposta: 1, 1, 2, 1, 2. 
PERGUNTA 3
A plataforma ferroviária dá suporte estrutural para a via que recebe, por meio do lastro, das tensões atuantes do tráfego e das demais instalações necessárias para a operação ferroviária, a exemplo de postes de rede aérea, condutos de cabos e sistemas eletroeletrônicos de controle de descarrilamentos.
Sendo assim, com base em nossos estudos, podemos dizer que a largura da plataforma ferroviária depende, principalmente, dos seguintes quesitos:
Resposta: bitola, número de linhas, altura de lastro e tipo de dormente.
PERGUNTA 4
Quanto às condições ideais de implantação de uma infraestrutura portuária, preferencialmente, podemos citar uma enseada abrigada, com acesso amplo e águas de profundidade suficiente para aproximação e ancoragem de embarcações com dimensões previstas. Contudo, não encontrando condições plenas para a construção da obra portuária, são necessários serviços de dragagem para adequação da profundidade de navegação e instalações adicionais de abrigos.
Assim, qual alternativa a seguir corresponde a uma dessas instalações adicionais de abrigo para embarcações?
Resposta: Esporões
PERGUNTA 5
A infraestrutura para o modal ferroviário é compreendida por superestrutura e via permanente. Esta, por sua vez, é composta por elementos que dão condições estruturais, funcionais e de segurança para a ferrovia. Tais elementos têm funções de suporte (fundação), absorção e dissipação das tensões oriundas do tráfego e condições adequadas para direcionamento da composição.
Dessa forma, quais elementos fazem parte da via permanente ferroviária?
Resposta: Aparelho de mudança de via (AMV), retensores e lastro
PERGUNTA 6
Os sistemas de transporte, no que tange aos seus modais, apresentam vantagens e desvantagens em decorrência de fatores como segurança, tempo de deslocamento, valor do frete, tipo e natureza da mercadoria, entre outros. Assim, deve-se avaliar esses aspectos para determinar qual terá melhor custo/benefício, bem como ter conhecimento pleno da infraestrutura existente e dos custos inerentes.
Dessa maneira, entre os modais de transportes, aponte, respectivamente, aquele que tem maior capacidade de carga (tonelada/km) e aquele com menor custo de implantação.
Resposta: Aquaviário e aquaviário
PERGUNTA 7
Incoerências em quesitos técnicos por parte do poder público na contratação e concessão do modal ferroviário, no passado, acarretou em dificuldades de ordens técnica e operacional. Alguns, até hoje, estão presentes no dia a dia de quem trabalha com ferrovias, mas todos foram contornados ou ajustados ao longo do tempo.
Assim, a respeito dessas incoerências, principalmente aquelas que foram consequência da Política de Incentivos à Construção de Ferrovias na época do governo imperial, por volta do século XIX, temos:
Resposta: a grande diversidade de bitolas dos trilhos.
PERGUNTA 8
O planejamento de transporte, no Brasil, durou cerca de 20 anos, entre as décadas de 1950 e 1970. Contudo, nunca houve uma política clara de priorização de um modal de transporte frente aos outros. Por outro lado, é possível perceber, no transporte de carga em território nacional, predominância de determinado modal.
Dessa forma, com base em nossos estudos, qual seria esse modal?
Resposta: Rodoviário
PERGUNTA 9
Percebe-se, na evolução dos modais de transportes, fatos históricos que são condicionantes para impulsos de ordens tecnológica, política e econômica no setor. A origem, tanto do modal ferroviário quanto do aquaviário, remete a períodos a.C., mas esses dados não mostram tanto crescimento ao longo do tempo quanto aquele observado após o século XVII.
Sendo assim, qual fato histórico tem maior relação direta com o desenvolvimento do setor de transportes?
Resposta: Revolução Industrial
PERGUNTA 10
Os trilhos são os elementos da via permanente que direcionam a composição e dão condições de apoio ao veículo. Eles são considerados como um sistema de viga contínua que transfere as solicitações mecânicas do rodado para os dormentes, especificados pelo peso que apresentam por metro linear.
Dessa forma, a especificação NBR-7590 (ABNT, 2012) preconiza ensaios técnicos para aceite dos trilhos para utilização em ferrovias, sendo alguns deles:
Resposta: tração na flexão, prova de choque e dureza Brinel

Continue navegando