Buscar

PROVA DISCURSIVA

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Na escola Pedro Macedo acontecerá uma reunião para os pais que matriculam seus filhos no Ensino Fundamental. O principal objetivo dos atores educativos é apresentar as regras de funcionamento e relacionamento entre familiares-alunos e funcionários. Haverá um momento de apresentação e esclarecimento sobre a importância do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, como também, a discussão sobre a responsabilidade e comprometimento com o processo de inclusão escolar. Para isto, a escola disponibiliza para todos os alunos (de forma permanente ou temporária) o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Para exemplificar, foram mostrados aospais os recursos de acessibilidade disponíveis. Foram apresentados estes dois:
Fonte: www.contagem.mg.gov.br
As imagens acima correspondem a tecnologias voltadas para qual grupo-indicado de atendimento educacional especializado? Quais são estas tecnologias? Especifique.
SÃO TECNOLOGIAS VOLTADAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. SÃO ELES REGLETE DE MESA, PUNÇÃO DE MÃO E ALFABETO EM BRAILE. 
.
Questão 2/5
Leia a seguinte citação: 
 “Há pelo menos duas décadas, a educação física tem ocupado, nos currículos escolares, um lugar desprivilegiado em relação a outras disciplinas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: SHIGUNOV, V e SHIGUNOV Neto, A. (org) Educação Física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2002
De acordo com Betti (1991), autor citado no livro base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo. Fale Sobre o método desportivo generalizado. 
O MÉTODO DESPORTIVO GENERALIZADOPOSSIBILITAVA AOS ALUNOS A INICIAÇÃO NOS DIFERENTES ESPORTE, DESENVOLVENDO O GOSTO PELO BELO, LEVANDO-OS A ADQUIRIR ÓTIMA PERFORMANCE FÍSICA E TÉCNICA, OS EXERCÍCIOS,FEITOS ANTES POR OBRIGAÇÃO, ERAM SUBSTITUÍDOS PELOS EXERCÍCIOS FEITOS POR EXERCÍCIOS FEITOS POR PRAZER, POIS NO JOGO A ALEGRIA E O GOSTO EM PRATICÁ-LAS ESTAVAM PRESENTES . ESSE MÉTODO NASCEU E SOBREVIVEU ENTRE 1950 E 1960 FOI O ÚNICO AFUGIR UM POUCO AOS PARÂMETROS DA COMPETITIVIDADE E DA BUSCA DA VITÓRIA, MAS SUFOCOU-SE DIANTE DO MÉTODO ESPORTIVO A PARTIR DE 1970 
.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 “Entendemos que a Educação Física na escola se relaciona diretamente com a corporalidade e o movimento humano, que implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas como o esporte, o jogo, a ginastica, as lutas, a dança, entre outras”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. Práticas Pedagógicas da Educação Física nos tempos e espaços escolares: a corporalidade como termo ausente? In: BRACHT, V.; CRISÓRIO, R. (Coord). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2003. 
De acordo com Betti (1991), autor citado no livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo. Nesse contexto, fale sobre método francês.
 O MÉTODO FRANCÊS CARACTERIZAVA-SE PELO COMANDO E A FORMALIDADE DO CONTEÚDO 
3924 caracteres restantes.
Questão 4/5
Observe a imagem abaixo:
 Fonte: (FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: Ibpex, 2011)
Com base nos elementos apresentados na imagem e as discussões de Fernandes (2011) explique de que formaa educação especial está inserida no contexto do sistema educacional brasileiro.
A FIGURA DEMONSTRA QUE A EDUCAÇÃO ESPECIAL SE INSERE NA TRANSVERSALIDADE DE TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO. SENDO INSERIDADA EDUCAÇÃO BÁSICA A EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Questão 5/5
Observe o quadro referente ao Grupo de alunos para Atendimento Educacional Especializado (AEE)
 ( BRASIL, 2009) (FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: Ibpex, 2011).
Ao analisar o quadro e relacioná-lo com a terminologia necessidades especiais qual aprincipal critica em relação a essa terminologia utilizada?
SE A ESCOLA PÚBLICA AINDA NÃO OFERECE CONDIÇÕES ESTRUTURAIS E ENSINO DE QUALIDADE PARA OS ALUNOS, PROMOVER AS MUDANÇAS PRECONIZADAS NA LEGISLAÇÃO PARA ATENDER AS NECESSIDADES DESSE GRUPO CONSISTE NO GRANDE DESAFIO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS INCLUSIVOS. PARA ASSEGURAR RESPOSTA EDUCATIVA DE QUALIDADE AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO, SÃO NECESSÁRIAS A PREVISÃO E A PROVISÃO, POR PARTE DOS SISTEMAS DE ENSINO, DE RECURSOS DE HABILIDADES NA EDUCAÇÃO, DEFINIDOS NA LEGISLAÇÃO (Res. nº4/2009).

Continue navegando