Buscar

Prévia do material em texto

Questão 1 – 
 Como o processo evolutivo é longo, a nossa dentição era propícia para mastigar, rasgar e triturar os alimentos e eram muito importantes na época em que o homem tinha uma vida selvagem. Hoje estão com tendências de desaparecer, pois os alimentos que comemos, são cada vez mais moles e, com o uso cada vez maior de ferramentas de cortes, feitos de pedras, pelos homens da pré-história, diminuiu bastante a necessidade de cortar os alimentos com os dentes, exigindo menos mastigação.
CHARBEL,N.; MEYER, D.; Evolução O sentido da biologia: 5. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
Questão 2:
A ação da seleção natural seleciona indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição. Por ocorrer aleatoriamente, existe a probabilidade de um determinado indivíduo sobreviver e deixar descendentes em determinado ambiente. A seleção natural atua permanentemente sobre todas as populações.
CHARBEL,N.; MEYER, D.; Evolução O sentido da biologia: 5. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
Questão 3 - 
Isto se deu devido a seleção artificial. Nada mais é como um tipo de seleção natural, porém feita pelo homem, que determina quais caracteristicas a banana deve possuir. Podem ser feitos melhoramentos no tamanho, sabor, cor através de cruzamentos selecionados.
http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIE4Evochange.shtml. < acesso em 6 de Setembro de 2018>
Questão 
Para que consideremos um ser como vivo, ele precisa ter três propriedades importantes. Explique cada uma dessas propriedades. 
Ele precisa ter Metabolismo, reprodução e herança.
Metabolismo, onde ele consegue transformar substâncias em energia, como nós transformamos alimento em energia.
Reprodução, como capacidade de se reproduzir e deixar seres semelhantes a nós.
Herança, ou herdabilidade que é repassar nossas características ancestrais a nossos descendentes.
http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIE4Evochange.shtml. < acesso em 6 de Setembro de 2018>
Questão 5 - 
 Este nome deve ser um binômio em latim destacado no texto, geralmente em itálico. O inicia com letra maiúscula e se refere ao gênero, e o segundo nome inicia em letra minúscula e define a espécie. O nome da espécie pode indicar alguma característica que ela possua, como o local onde ela ocorre.
Além de dar nome, devemos depositar um tipo em uma coleção de uma instituição depositária que funciona como um organismo “modelo” da espécie, geralmente é depositado em uma coleção oficial de museu. Assim, com a descrição detalhada e com a disponibilidade dos tipos, outros pesquisadores podem estudar. 
Helfman, A diversidade dos peixes – Biologia, Evolução e Ecologia 2 edição, 2009 – Páginas 11 a 20