Buscar

EXERCÍCIO DA AULA DA UNIDADE 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DA AULA DA UNIDADE 01
Questão 1Correta
A relação de emprego “trata do trabalho subordinado, do empregado em relação ao empregador. Nesse sentido, o art. 442 da Consolidação das Leis do Trabalho estabelece que: “Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego”. Assim, o contrato de trabalho figura como gênero, abarcando, portanto, o contrato de emprego. Esse, por seu turno, “diz respeito à relação entre empregado e empregador e não a outro tipo de trabalhador” (MARTINS, 2002, p. 90). Nesse pormenor, ao se focar a figura do empregado, tem-se que sua importância reside na constatação de que “é ele o destinatário das normas protetoras que constituem este direito.  Para existir relação de emprego é fundamental que se encontrem presentes os requisitos da não eventualidade; da pessoalidade; da remuneração e da subordinação. Este último diz respeito ao poder diretivo do empregador, que corresponde ao dever de obediência do empregado. Porém, há limites para este poder.  O certo é que o poder diretivo do empregador não é absoluto e, portanto, se o empregador ultrapassar determinados limites estará cometendo abusos em seu direito, o que gerará algumas consequências.
SIMÕES, Alexandre Gazzeta. Dos elementos caracterizadores da relação de emprego. Disponível em: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/9540/Dos-elementos-caracterizadores-da-relacao-de-emprego. Acesso: 07 de Fevereiro 2019.
 
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O poder diretivo pode ser conceituado como o conjunto de prerrogativas concedidas ao empregador, decorrentes do contrato de trabalho, desde que não violadas as disposições legais e constitucionais.
II. O poder diretivo do empregador é absoluto, e pode ser, portanto, exercido de forma ilimitada.
III. Por intermédio do poder diretivo, o empregador tem a faculdade de controlar o horário dos empregados, de atribuir remuneração que considere justa ao trabalho exercido e dispor das energias da mão de obra do empregado.
É correto o que se afirma em:
Sua resposta
I e III, apenas.
A alternativa correta da questão é a que aduz que as afirmativas I e III estão corretas. Na afirmativa II, é sabido que o poder diretivo do empregador não é absoluto, e não pode ser, portanto, exercido de forma ilimitada. O empregador tem o direito de comandar a prestação de serviços, desde que respeitados os limites do que foi pactuado no contrato de trabalho e as normas jurídicas.
Questão 2Correta
João fora contratado pela empresa Juca Bala – ME na data de 22 de maio de 2018, para exercer a função de motorista, todavia no dia 10 de Julho de 2018, João pede a seu irmão gêmeo que o substitua no translado de uma mercadoria, porque irá para a praia comemorar o aniversário de sua noiva, sem comunicar a empresa, pois pegou o caminhão nas dependências da companhia e duas quadras após passou o caminhão para seu irmão completar o trajeto e entregar a mercadoria.
 
Tendo como corolário a relação de emprego, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I – João não pode solicitar a seu irmão gêmeo que o substitua em seu serviço.
PORQUE
II – Estará infringindo a relação de emprego, que se consolida pela pessoalidade, onerosidade, habitualidade e pela subordinação.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Sua resposta
As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
A questão trata relação de emprego e da pessoa física onde esta não pode ser substituída por outrem.
Questão 3Correta
Durante a Revolução Industrial, época histórica de surgimento e fortalecimento do Direito do Trabalho, os trabalhadores eram submetidos a longas e extenuantes jornadas de trabalho. Foi necessária a intervenção estatal para que essa situação fosse melhorada. O meio utilizado pelo Estado foi a criação de leis disciplinando o tema. No capitalismo vigente a vida do trabalhador é pautada pelo trabalho, sendo, portanto, o tempo de lazer e descanso bastante reduzido.
Diante da relevância do tema, a duração do trabalho passou a ser prevista na Constituição Federal de 1988 com
Sua resposta
duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.
No capitalismo vigente a vida do trabalhador é pautada pelo trabalho, sendo, portanto, o tempo de lazer e descanso bastante reduzido. Diante da relevância do tema, a duração do trabalho passou a ser prevista na Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), como se observa no seu art. 7º, inciso XIII: XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.
Questão 4Correta
A arbitragem é o meio privado, jurisdicional e alternativo de solução de conflitos. A mediação é o processo pelo qual os litigantes buscam auxílio de uma terceira pessoa imparcial que contribui para a resolução do conflito. A conciliação tem como premissa demover as partes para solucionar o conflito através de suas ponderações desde que com a anuência das partes.
 
Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
 
I. A conciliação extrajudicial, que pode ser promovida no âmbito das Comissões e Conciliação Prévia (CCP), é interessante alternativa para solução justa e célere do conflito entre patrão e empregado.
II. As empresas e os sindicatos podem instituir Comissões de Conciliação Prévia, de composição paritária, com representante dos empregados e dos empregadores, com a atribuição de tentar conciliar os conflitos individuais do trabalho.
III. Uma vez constituída, pode o trabalhador submeter o conflito à CCP que, em caso de conciliação, lavrará termo de conciliação, que valerá como título executivo extrajudicial, ou seja, em caso de descumprimento do que foi pactuado, o trabalhador não poderá ajuizar ação na Justiça do Trabalho para que haja o cumprimento forçado do que restou avençado entre as partes.
É correto o que se afirma apenas em:
Sua resposta
I e II.
A conciliação extrajudicial, que pode ser promovida no âmbito das Comissões e Conciliação Prévia (CCP), é interessante alternativa para solução justa e célere do conflito entre patrão e empregado. Nos termos do art. 625-A da CLT (BRASIL, 1943), as “empresas e os sindicatos podem instituir Comissões de Conciliação Prévia, de composição paritária, com representante dos empregados e dos empregadores, com a atribuição de tentar conciliar os conflitos individuais do trabalho”. Uma vez constituída, pode o trabalhador submeter o conflito à CCP que, em caso de conciliação, lavrará termo de conciliação, que valerá como título executivo extrajudicial, ou seja, em caso de descumprimento do que foi pactuado basta que o trabalhador busque a Justiça do Trabalho para que haja o cumprimento forçado do que restou avençado entre as partes.
Questão 5Correta
A Consolidação das Leis de Trabalho traz em seu arcabouço o que é considerado empregado e o que é considerado trabalhador autônomo, como se colaciona:
"Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Parágrafo único - Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual".
"Art. 442-B.  A contratação do autônomo, cumpridas por este todas as formalidades legais, com ou sem exclusividade, de forma contínua ou não, afasta a qualidade de empregado prevista no art. 3o desta Consolidação".
 
Nesse contexto, analise a seguinte situação hipotética:
Juliana, fora contratada por Eunice para lhe auxiliar na digitação de suas publicações que faz regularmente para o Jornal Buraco Sem Fundo, pelo período de cento e vinte dias, porém Juliana exerce sua atividade com independência.
Agora, assinale a alternativa correta:
Suaresposta
Juliana está diante de uma relação de trabalho autônomo.
A questão versa a respeito do trabalho autônomo, onde o examinando deve observar a diferença existente entre a atividade laboral de caráter empregatício e autônoma. Da análise da situação hipotética, Juliana tem independência para exercer a atividade para a qual foi contratada e o trabalho não tem viés temporário (artigo 442-B da CLT).

Mais conteúdos dessa disciplina