Buscar

Perspectiva crítica e evolutiva Desafio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Perspectiva crítica e evolutiva
Desafio
No sentido da efetivação de uma perspectiva crítica e evolutiva da pedagogia na atualidade, é possível destacar e correlacionar elementos da cultura que precisam ser apropriados pelo pedagogo, tanto em sua formação como em sua prática. Dentre os quais está o conhecimento sobre a natureza, a sociedade, o pensamento, a técnica e os modos e os métodos de atuação.
Há que se falar também em como a experiência prática de colocar essas composições em ação por meio da exposição das habilidades e dos hábitos intelectuais e práticos; além de como os conhecimentos avaliativos referentes às normas de relação com o mundo, de uns com os outros, expressos num sistema de valores morais, estéticos e emocionais.
Considerando esses aspectos, como você, pedagogo em formação, pode colher informações sobre o contexto, na constante busca pela criação de soluções para os insistentes desafios que se apresentam à prática pedagógica?
Padrão de resposta esperado
Ser pedagogo implica atuar pedagogicamente, promover ações conscientes por meio de um conjunto de comportamentos que operam pelo cuidado e pelo benefício coletivo, ofertando espaço para a comunicação. Nesse sentido, torna-se necessário investigar a realidade educacional sempre em transformação, para explicitar objetivos e processos de intervenção metodológica e organizativa referentes à transmissão, à assimilação de saberes e aos modos de ação. Busca-se o entendimento, global e intencionalmente dirigido, dos problemas educativos, de maneira a criar dispositivos que despertem a percepção, a conscientização, a análise, o diálogo, as trocas de saberes e, por fim, a utilização de aportes teóricos. Desse modo, o pedagogo pode se disponibilizar a conversar com a comunidade em torno do seu ambiente educacional, buscar conhecer sua história, suas lendas, a impressão que os sujeitos que cercam esse ambiente possuem, em seguida, essa mesma intervenção pode ser realizada com o público que frequenta o espaço educacional, visando compreender as diferenças, as diversidades de olhar, os conflitos e as resistências. Por fim, o pedagogo pode estimular a busca coletiva por soluções possíveis, implicando saberes, instrumentos, ferramentas e ações de todos nesse ambiente educacional, assim como pode promover ações que aliem outros ambientes.

Mais conteúdos dessa disciplina