Buscar

Terapêutica de Pequenos Animais - Questões P1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

questões terapêutica de cães e gatos – p1
Bagagem 
1. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso): 
( ) Leishmania infantum/ELISA reagente + RIFI 1:320/PCR medula óssea positivo/Miltefosin 2mg/kg VO a cada 24 horas, por 28 dias + alopurinol 10mg/kg VO BID por 6 meses a 1 ano.
( ) Os piretroides sob a forma de shampoo são indicados para o tratamento de pediculose em cães e gatos.
( ) A ivermectina deve ser administrada diariamente para o tratamento de sarna sarcóptica, e semanalmente para sarna demodécica.
( ) Como forma de controle da pulicose em gatos, indica-se tratamento com afoxolaner, fluralaner ou sarolaner via oral, conforme indicação do fabricante, ou produtos pour on à base de fipronil, moxidectin ou selamectina mensalmente.
( ) A coleira Leevre (propoxur + deltametrina) é indicada para o controle de carrapatos e pulgas de cães e gatos com duração da atividade por até oito meses.
( ) Sarolaner é uma molécula segura, de administração oral, indicada para controle de carrapatos, pulgas, escabiose, otocaríase e demodicose em cães.
( ) Selamectina e moxidectin são produtos pour on que podem ser utilizados no tratamento de escabiose e otocaríase em gatos.
( ) A melhor forma de profilaxia contra leishmaniose é a vacina Leishtec anualmente, visto que ela protege contra a infecção e promove maior imunidade contra a doença.
2. Canino mestiço de Pit Bull com 1,5 ano de idade vem apresentando emagrecimento progressivo há cerca de 1 mês, com lesões crostosas e bastante descamativas dispersas, especialmente nas bordas das orelhas, não pruriginosas, fezes pastosas e vômito há 2 dias, prostração e anorexia nos últimos 3 dias. Vermifugado com Drontal há 2 meses, vacinado com V8 quando filhote e usa Simparic a cada 2 meses. Ao exame físico apresentava mucosas pálidas, linfadenomegalia generalizada, escore de estado corporal 3/9. Sobre esse caso, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
( ) A principal suspeita desse animal é cinomose, visto que ele só fez as vacinas enquanto filhote. Deve-se realizar o teste rápido para anticorpos contra o vírus da cinomose e iniciar o tratamente com antivirais o mais rapidamente possível.
( ) A principal suspeita desse cão é escabiose pois apresenta lesões crostosas dispersas principalmente nas orelhas e deve-se instituir o tratamento com banhos de amitraz semanalmente por 2 meses.
( ) Certamente esse animal está com demodicose pois a idade, as lesões de pele e a linfadenomegalia são altamente sugestivas, devendo-se realizar o raspado de pele ou o teste da fita adesiva para confirmar o diagnóstico. O tratamento baseia-se na utilização de Advocate pour on semanalmente pois essa raça é altamente sensível à ivermectina, impossibilitando seu uso.
( ) A principal suspeita é leishmaniose, pois além de não usar repelentes do vetor, os sinais clínicos e as alterações no exame físico são bastante sugestivos. Deve-se realizar a PAAF de linfonodos para pesquisa direta de amastigotas e o exame sorológico, preferencialmente combinado de ELISA e RIFI com titulação final.
( ) Antes mesmo da confirmação do diagnóstico de leishmaniose visceral, deve-se recomendar o uso de coleiras ou pipetas repelentes de flebotomíneos com Scalibur ou Vectra 3D, e em caso de confirmação, e após exames hematológicos, bioquímicos, de urina e imagem, iniciar miltefosina diariamente por 28 dias + alopurinol por no mínimo 6 meses, com reavaliação clínica e laboratorial periódica.
a) V, F, F, V, V
b) V, V, V, F, F
c) F, F, F, V, V
d) V, V, V, V, F
e) V, F,F, V, V
3. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), JUSTIFICANDO AS FALSAS:
( ) A coleira Seresto (imidacloprida + permetrina) é indicada para cães e gatos para controle de carrapatos e pulgas e age ainda como repelente de flebótomos transmissores de leishmaniose e dirofilariose, com duração da atividade por até três meses.
( ) Embora existam medicamentos profiláticos de dirofilariose mais baratos como Milbemax (milbemicina + praziquantel), Endogard (pirantel + febantel + praziquantel + ivermectina) o Panacur (fenbendazole) mensalmente, o ProHeart SR-12 (moxidectina) injetável a cada 12 meses, embora mais caro, também pode ser utilizado.
( ) A forma mais utilizada de tratamento de dirofilariose em cães no Brasil é a aplicação de 2 injeções de Melarsomina (Immiticide) via intramuscular, com 30 dias de intervalo, seguidas de levamisole diariamente via oral por 30 dias.
( ) Devido ao fato de não haver o medicamento adulticida para dirofilariose disponível no Brasil, o tratamento se baseia no uso de doxiciclina 10mg/kg BID por 30 dias associado a moxidectina pour on ou ivermectina via oral mensalmente, a fim de manter baixos níveis de microfilaremia. 
( ) O protocolo de antibioticoterapia descrito acima deve ser repetido anualmente, até serem obtidos 2 testes de antígeno regativos, com 6 meses de intervalo entre eles, mantendo a prevenção mensal com lactonas macrocíclicas.
4. Qual sua conduta para o controle de pulicose em uma casa com quintal de cimento e grama, com 4 gatos que tem livre acesso à rua?
R: -
5. Cite 3 opções de repelentes para o flebótomo vetor da leishmaniose, dizendo o nome do fármaco e o nome comercial.
R: -
6. Cite 2 produtos tópicos para o controle de carrapatos em cães, dizendo o nome do fármaco e o nome comercial.
R: -
7. Descreva 2 protocolos terapêuticos para demodicose canina, incluindo as orientações, caso haja.
R: -
8. Marque a alternativa correta:
( ) Um dos melhores tratamentos para demodicose canina é o banho com benzoato de benzila a 2,5% seguido de aspersão de daltametrina a 4% semanalmente, sempre orientando o tutor a não deixar o cão secar ao sol.
( ) Dinotefuran, piriproxifen e permetrina compõem o produto chamado Vectra #D que é eficaz contra pulgas, carrapatos e flebótomos em cães.
( ) O protocolo terapêutico com ivermectina para demodicose canina deve ser iniciado comdoses menores até atingir a dose preconizada de 3mg/kg via oral diariamente.
( ) Piretroides sob a forma de shampoo são indicados para o tratamento de pediculose em cães e gatos.
( ) A coleira Leevre é composta por deltametrina e imidacloprida e é indicada para controle de pulgas, carrapatos e repelente do flebótomo vetor da leishmaniose.
( ) A farmacocinética de ivermectina pode ser influenciada por substâncias que afetam o transporte de glicoproteína P, aumentando potencialmente o risco de neurotoxicidade da substância, principalmente em cães de raças como Collies com defeito homozigoto do gene resistência a multidrogas 1 (MDR1 -/-).
a) V, V, F, F, V, F
b) F, V, F, V, F, V
c) V, F, V, F, V, V
d) F, F, F, V, V, F
e) V, V, V, F, V, F
9. Corrija as frases que você julgou incorretas na questão anterior.
R: -
Questões 
1. Cite 2 produtos para tratamento de pediculose em cães, dizendo o nome do fármaco e o nome comercial.
R: -
2. Descreva 2 protocolos terapêuticos para escabiose canina, incluindo as orientações, caso haja.
R: -
3. Cite 2 produtos para tratamento de sarna notoédrica, dizendo o nome do fármaco e o nome comercial.
R: -
4. Cite 2 produtos para tratamento de otocaríase, dizendo o nome do fármaco e o nome comercial.
R: -
5. Em relação à Leishmaniose, qual consenso atual para considerar o animal doente a ponto de receber o tratamento?
R: -
6. Faça uma receita para o tratamento de um animal com a doença da Leishmanione Visceral Canina.
R: -
7. Cite 2 produtos para a prevenção de LVC, dizendo o nome do fármaco, apresentação, nome comercial e tempo de ação.
R: -

Continue navegando