Buscar

prova quimica fisiologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- O sangue é responsável por transportar oxigênio e gás carbônico, levando oxigênio dos pulmões para os tecidos e retirando co2 dos tecidos e levando de volta para os pulmões. É responsável também pela coagulação sanguínea por meio da agregação plaquetária, impedindo que haja hemorragia e perda de sangue severa. O sangue é responsável também por combater a entrada de agentes patogênicos no organismo através da imunidade, que pela ação dos leucócitos defendem o corpo de uma infecção causada pela entrada de patógenos.
2- A bile contém substâncias lipossolúveis que ficariam difíceis de serem excretadas pela urina. Por isso, é utilizada, além de detergente de lipídios, para excreção de gorduras e outras substâncias como fosfolipídios, colesterol e pigmentos biliares como a bilirrubina (resultado da degradação de hemáceas). Para que essas substâncias sejam secretadas pela bile, o papel do fígado se torna fundamental, já que ele é que prepara essas substâncias para compor a bile, e a armazena na vesícula biliar. Além disso, a ação detergente promovida pelas ácidos biliares que o fígado metaboliza torna a bile perfeita para excretar essas substâncias.
3- Os herbívoros monogástricos realizam a absorção de proteínas no intestino delgado, geralmente, por transporte ativo, transporte ativo secundário e transporte passivo devido a incapacidade de algumas moléculas penetrarem o tecido gastrointestinal. Ao final da digestão de proteínas, o produto final a ser absorvido serão moléculas de aminoácidos resultado da clivagem de oligopeptídeos e 3os resíduos pela aminooligopeptidase.
4- A enzima Fosfolipase A2, responsável pela clivagem de fosfolipídeos em ácidos graxos, tendo como resultado desse processo a liberação de ácido araquidônico e ácido lisofosfatídico, é produzida no pâncreas e atua na porção luminal do tecido gastrointestinal. Após processos envolvendo ciclo e lipo-oxigenases, o ácido araquidônico originará eicosanóides, compostos de resposta inflamatória, como leucotrienos e prostaglandinas.
5- A secretina, hormônio que é produzido pelas células S de parte do intestino, intestino delgado e que tem sua atuação normal em PH ácidos essa que tem a função de estimula a secreção bicarbonato de sódio, para tornar o ambiente mais alcalino por meio do pâncreas já no fígado esse atua de forma a aumentar por meio dos hepatócitos a produção da bile.
6- Em locais de alta altitude a síntese de 2-3 bifosfoglicerato pela Via de Rapport – Luebering é aumentada, assim a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio diminui, como consequência temos uma maior oxigenação tecidual nesses atletas, quando esses jogarem em baixa altitudes se comparados aos que não passaram pelo processo, até que se os níveis se estabilisem.
7. SGLT1, que utiliza o gradiente de concentração criado pela ATPase (que cria esse gradiente de mais sódio do lado de fora da célula e mais potássio dentro da célula através de um transporte ativo) para transportar para dentro da célula Glicose (ou Galactose) acoplado a 2 moléculas de sódio(através de um transporte ativo secundário).
8. O glucagon, quando se liga ao receptor do hepatócito, estimula a fosforilação de enzimas. As enzimas são fosforiladas sobre a influência do AMPc (2º mensageiro da sinalização pela Proteína G). Quando fosforiladas, haverá inibição das enzimas glicogenio sintetase e fosfofrutoquinase, e ativação das enzimas glicogenio fosfatase e frutose-1,6-bifosfatases. Esse evento vai estimular a degradação do glicogênio (glicogenólise) e a glicose será liberada no sangue para normalizar a glicemia (normoglicemia)
9- A glutationa reduzida vai ser capaz de doar o seu poder redutor para a enzima glutationa peroxidase esse que poderá reduzir o peróxido de hidrogênio à H2O, o que culminara na proteção dessa célula com relação ao envelhecimento precoce.
10- Na fase de pós absoção temos, baixa secreção de insulina em virtude da diminuição da taxa de absorção da glicose aumenta-se a secreção de glucagon que interfere na atividade das enzimas hepáticas, logo mobilizam os nutrientes dos locais de depósito para manter a disponibilidade de combustível para os tecidos metabolicamente ativos, assim em vistude da ativação dessa enzimas temos a glicogenólise ativa e a gliconêogenese no fígado e o músculo doando aminoácidos para o fígado que agora será o principal responsável pela homeostasia.

Outros materiais