Buscar

2_RELATO-DE-EXPERIE-NCIA-E-PRE-PROJETO-Michela-Rocha-2- 2

Prévia do material em texto

RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRÉ PROJETO
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA 
PEDAGOGIA 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO l
MICHELA SOARES DA ROCHA 200146478
COLORADO
2021
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO l
 Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado l, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Prof. (a) Eliana Claudia Graciliano que orientou a correção dos planos de aula.
MICHELA SOARES DA ROCHA 200146478
COLORADO 
2021
1. RELATO DE EXPERIÊNCIA
Com a primeira etapa do meu estágio supervisionado eu teria a oportunidade de ter contato direto com o ambiente escolar, mas devido à pandemia do Coronavírus, nesse período o ensino educacional na minha cidade se apresenta de forma remota. Com isso o meu contato com a escola se deu através do WhatsApp da diretora da Escola Municipal Milton Sá Santos.
O plano de aula foi aplicado para a turma do Infantil V A, na disciplina de ciências, o qual abordei assuntos relacionados à higiene pessoal. Foi gravado um microvídeo através do aparelho celular e a professora o inseriu no grupo de WhatsApp da turma, visto que as aulas estão sendo aplicadas dessa forma. Na minha vídeoaula, além de recursos como microvídeo, YouTube, celular, WhatsApp, Safari; fiz uso de uma caixinha de papelão na qual foram introduzidos alguns acessórios e produtos de higiene pessoal, como pente de cabelos, escova de dentes, sabonete e álcool em gel; fui retirando da caixa um item por vez, e explicando o seu benefício, incentivando o seu uso. 
Mesmo com as aulas remotas consegui interagir com os alunos através dos vídeos que pedi pra eles gravarem com a ajuda de um adulto (atividades de fixação), apresentando um acessório de higiene e explicando seu uso e benefício, a maioria gravou o vídeo e postou no grupo da turma no WhatsApp, o que já foi pra mim uma experiência muito gratificante. 
As competências e habilidades, descritas na BNCC (base nacional comum curricular) são de extrema utilidade e importância nos dando um suporte e uma base na construção dos planos de aulas, fazendo com que sigamos um padrão ordinário e justo como no caso dessa aula, em que pude usar como campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos. ( EI03CG03), (EI03CG04), (EI03CG04), ressaltando a importância da higiene pessoal, conforto e aparência, além de estimular os alunos com gestos, movimentos e coordenar suas habilidades manuais. 
Com essa nova realidade de aprendizagem digital todos nós nos beneficiamos com o auxílio de ferramentas cada vez mais inovadoras e atualizadas, fazendo com que não só os alunos possam ter acesso à educação mesmo que a distância, mas que também os educadores e as famílias se atualizem na Era digital, potencializando assim a comunicação, o ensino e aprendizado de forma prática e rápida. 
Pelas condições das aulas remotas, não tive o privilégio de participar de reuniões, mas pelo contato que tive com os educadores pude perceber o tamanho do empenho e dedicação para proporcionar um ensino de qualidade. 
Ressalto a minha satisfação pela experiência desse estágio, buscando sempre o aperfeiçoamento nas elaborações e aplicações dos planos de aula, e aprendendo com os desafios desse período tão desafiador em todos os aspectos da educação. 
 
2. PRÉ PROJETO. 
 
2.1 TEMA.
Escola e família: uma aproximação necessária. 
2.2 PROBLEMA.
Qual a importância da aproximação da família no ambiente escolar?
2.3 OBJETIVO.
Objetivo geral:
- Perceber e destacar a importância dos pais ou responsáveis na educação escolar das crianças 
Objetivos Específicos:
- Identificar a ausência dos pais/responsáveis no ambiente escolar; 
- Analisar estratégias a serem aplicadas na aproximação da família na escola; 
- Contribuir para uma relação e participação em harmonia entre família/escola e o meio social 
2.4 JUSTIFICATIVA
Em diversos estudos é possível perceber que o desenvolvimento infantil está diretamente associado com as relações familiares, escolares e sociais, portanto faz se necessário uma aproximação mútua para que a criança seja capaz de se desenvolver plenamente. 
Vivemos num contexto de desigualdades sociais, violências, tanto doméstica quanto no ambiente escolar que somente com a participação integral da família e das instituições de ensino unidas, cada um desempenhando o seu papel, conseguiremos desenvolver qualidade de vida para as crianças.
A família exerce um papel fundamental na criação de um ambiente harmonioso onde as crianças possam sentir se seguras e protegidas , além de aprender a reconhecer os próprios limites e deveres.
As instituições de ensino por sua vez além das disciplinas curriculares, é fundamental que se empenhem em desenvolver as habilidades cognitivas, socioemocionais, e éticas dos alunos.
Devemos ultrapassar as barreiras que impedem a aproximação da família e escola, para assim contribuir na formação não só de alunos e profissionais, mas de cidadãos competentes, determinados, criativos, com velocidades raciocínio, além de responsáveis socialmente, seguros e com autonomia sobre as próprias emoções
 REFERÊNCIAS
 
 
ARANHA, M.L. DE A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1989.
ARAÚJO, Ceres Alves de. Pais que educam – uma aventura inesquecível. São Paulo: Gente, 2005.
CARVALHO, M. E. P. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.110, p. 143-155, jul. 2000.
CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2003.
DI SANTO, J. R. Família e Escola: uma relação de ajuda. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2006.
GARCIA, E. G. Veiga, E.C. e (2006). Psicopedagogia e a teoria modular da mente. São José dos Campos: Pulso.
SPODEK, Bernard; SARACHO, Olívia N. Ensinando crianças de 3 a 8 anos. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
TIBA, Içami. Quem ama educa. São Paulo: Gente, 2002.
__________________. Família enquanto objeto de política educacional: crítica ao modelo americano de envolvimento dos pais na escola. 2001. Disponível em: http://www.educacaoonline.pro.br Acesso em: 24 jan. 2006.
TIBA, Içami. Ensinar aprendendo: novos paradigmas da educação. 18 ed.rev. e atual. São Paulo: Integrare Editora, 2006.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva, Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Editora Atlas, 1987.
POR GILVANI ABATTI WEBER E IRENE FERREIRA DE SOUZA DA SILVA.
http://www.brasilescola.com

Continue navegando