Buscar

Atividade 10

Prévia do material em texto

Nome(s)
	Kátia Mari Wetler França de Melo
Tatiana Florentino dos Santos
	Atividade 10 – Tarefa: “Da teoria à prática de pesquisa: Projeto de Intervenção – Etapa II”
Data para postagem: 17/03/2023 
	Tipo
	Método
	Descrição
	Método
	1) Como?
	Qual o tipo de pesquisa quanto à/ao:
a) abordagem: A referida pesquisa é qualitativa pois ofereceu duas diferentes possibilidades de se realizar, como a pesquisa documental, o estudo de caso.
b) natureza: A natureza da pesquisa é aplicada pois o seu principal objetivo foi gerar conhecimento para aplicação prática e imediata, sendo dirigida à solução de problemas específicos, envolvendo os interesses locais do município.
c) objetivos: Se trata de uma pesquisa exploratória que visa explorar o tema do projeto que por muitas vezes, no início de um estudo, os problemas a serem investigados não estão totalmente definidos.
d) procedimentos: A pesquisa é classificada quanto aos procedimentos, como sendo uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter descritivo, com abordagem qualitativa analítica sobre reestruturação administrativa, modelagem organizacional e gerenciamento de projetos na administração pública local, assuntos pertinentes ao projeto de implantação de uma Unidade de Gestão de Projetos na Administração Pública Municipal.
	
	2) Onde?
 
	Na Prefeitura Municipal de Anchieta, no Espírito Santo.
 
	
	3) Público-alvo?
	A proposta intenciona contemplar, inicialmente, aos servidores municipais que atuam no desenvolvimento das atividades de captação e gerenciamento de recursos na prefeitura, e por consequência, toda a população do município, preferencialmente.
	Resultados Esperados
	 O que espera alcançar com a pesquisa?
	Conclusão: Mediante a fundamentação teórica do presente Projeto de Intervenção e as pesquisas bibliográfica relacionadas, o projeto irá agregar valor à gestão, que passa a realizar ações de maneira estruturada e diretamente alinhada com o seu planejamento estratégico e consequentemente, alcançará melhoria nos resultados e alta qualidade nos produtos oferecidos, que no caso da Administração Pública, que por sua vez, estão voltados para o pleno atendimento das demandas da comunidade local.
	 
	Roteiro (compilação das Etapas I e II do Projeto de Intervenção)
	 
TÍTULO
ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE DE GESTÃO DE PROJETOS PARA A PREFEITURA MUNICIPAL DE ANCHIETA - ES: COMO ESSE MODELO DE UNIDADE DE GESTÃO DE PROJETOS IRÁ CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR EFETIVAÇÃO DA GOVERNANÇA MUNICIPAL?
 
WETLER, Kátia Mari França de Melo
FLORENTINO, Tatiana dos Santos
 
 
INTRODUÇÃO
 Levando em consideração que as mais variadas transformações tecnológicas que vêm conectando ativamente os cidadãos com os seus direitos, observamos que as cobranças da sociedade ao poder público vêm aumentando muito nos últimos anos.
 Assim, diante da escassez de recursos disponíveis no orçamento, a gestão municipal vem buscando cada vez mais alternativas e estratégias para um maior alcance dos objetivos traçados.
 Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, com abordagem qualitativa analítica, modelagem organizacional e gerenciamento de projetos na administração pública, assuntos pertinentes tanto ao referido Projeto de Intervenção quanto da implantação Administração Pública Municipal.
 Desta forma, o presente Projeto de Intervenção visa apresentar uma opção para melhoria dos resultados pretendidos pela gestão municipal, através de uma proposta de implantação de uma Unidade de Gestão de Projetos para gerenciamento de projetos que visam à captação de recursos para as obras municipais.
 Contudo, mediante a situação econômica do município, é válido apresentar como alternativa para otimização dos esforços para captação de recursos a criação dessa unidade, visto que, o maior desafio das administrações municipais na atualidade está na busca por estratégias inovadoras e facilitadoras que transponham o obstáculo financeiro intencionando o melhor atendimento das reais necessidades da sociedade local.
1 – OBJETIVOS
Geral:
 Se trata de uma pesquisa exploratória que visa explorar o tema do projeto que por muitas vezes, no início de um estudo, os problemas a serem investigados não estão totalmente definidos.
Específicos: 
· Sugerir um modelo de gestão de projetos eficaz como alternativa estratégica para maior alcance das políticas públicas local;
· Apresentar as boas práticas de gestão utilizadas para otimização dos resultados;
· Chamar a atenção do município sobre a importância da realização de uma melhor reestruturação administrativa com a criação da Unidade Gestão de Projetos.
2 – MÉTODO
 A pesquisa aqui empreendida, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo sobre o recorte do tema escolhido, pretende abordar qualitativamente os principais fundamentos teóricos no que concerne ao assunto em questão, complementada com uma pesquisa analítica, quanto à natureza de coleta de dados bibliográficos, no intuito de tornar mais relevante o presente projeto para o campo da metodologia.
• Local do estudo: Na Prefeitura Municipal de Anchieta, no Espírito Santo.
• Sujeitos da intervenção (público-alvo): A proposta intenciona contemplar, inicialmente, aos servidores municipais que atuam no desenvolvimento das atividades de captação e gerenciamento de recursos na prefeitura, e por consequência, toda a população do município, preferencialmente.
3 – RESULTADOS ESPERADOS
           Os resultados esperados desse Projeto de Intervenção na Prefeitura Municipal de Anchieta – ES será evidenciar que a implantação deste método agrega valor à gestão, que passa a realizar ações de maneira estruturada diretamente alinhada com o planejamento estratégico da governança e consequentemente alcança melhoria nos resultados e alta qualidade nos produtos oferecidos, que no caso da Administração Pública, estão voltados para o pleno atendimento das demandas da comunidade local.
 A criação dessa Unidade de Gestão de Projetos presenta a alternativa mais eficaz para obtenção de recursos com fins de prestação de bens e serviços comuns, pois, a sua formalização em suma, a Gestão de é o método mais ágil capaz de impactar diretamente no desenvolvimento sócio econômico do referido município, tornando a gestão mais eficiente e eficaz no total cumprimento de suas competências, visando ofertar maior qualidade de vida e bem estar social.
 
REFERÊNCIAS
ALVES, R. O.; COSTA, H. G.; QUELHAS, O. L. G.; SILVA, L. E., & PIMENTEL, L. B. Melhores práticas em implantação de escritório de gerenciamento de projeto: desenvolvimento de referenciais de sucesso. Produção, 23(3), 582-594. 2013.
BARROS, A. J. S. e LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia: Um Guia para a Iniciação Científica. 2 Ed. São Paulo: Makron Books, 2010.
CASTRO, Mauro Henrique Gouveia de & ANDRADE, Beatriz Rodrigues Campos de. A importância da implementação de um órgão de projetos e convênios para a captação de recursos para os municípios brasileiros: o caso da Prefeitura Municipal de Viçosa. In: 4º Congresso Internacional Governo, Gestão e Profissionalização em Âmbito Local. Minas Gerais. 2013.
FILHO, Marçal Justen. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos, 12ª edição. São Paulo. Ed. Dialética. 2018.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 2019.
PISA, Beatriz Jackiu & OLIVEIRA, Antonio Gonçalves de. Gestão de Projetos na Administração Pública: um instrumento para o planejamento e desenvolvimento. In: 1º Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento. Curitiba. 2013.
VALERIANO, D. L. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. São Paulo: Makron Books, 2001. Edição 2018.
VARGAS, Ricardo. Gerenciamento de Projetos: Estabelecendo Diferenciais Competitivos. 6. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2019.

Continue navegando