Buscar

ATIVIDADE INTEGRADORA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE INETEGRADORA II
Nome do Aluno: 
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Tema: Diversidades Étnicos-Raciais
Proposta didática: História
Livro: Menina Bonita Do Laço de Fita
Autor(a): Ana Maria Machado
Ano de lançamento: 2011
O objetivo da aula e contar a história da menina bonita do laço de fita, ensinando as crianças de modo mais alegre e lúdica, a diversidade de etnias existentes no mundo. A contação de história é o veículo com o qual as crianças podem entrar em contato com um universo de lendas e mitos e enriquecer o repertório. Texto e imagens que valorizam o respeito, as diferenças, sejam elas quais forem (cor, raça, classe social, etc.).
Reuni os pequenos em uma roda para conhecê-los melhor, para entender as relações de preconceito e identidade. Durante a leitura ocultar as gravuras e instigar a curiosidade nas crianças; depois mostrar a capa do livro para as crianças, fazendo questionamento sobre a ilustração, a cor da pele da menina, o cabelo.
Ler a história, explorando bastante, falar sobre as características que herdamos de nossos pais, das particularidades de cada um, cor, cabelos. Saber, portanto, das diferenças que muitas vezes são herdados dos nossos familiares. Explorar o relato das crianças: se gostam ou não do personagem e por quê.
Resumo do Livro
O livro menina bonita do laço de fita é um dos clássicos de nossa literatura. Conta a história da protagonista, uma menininha negra, com cabelo trançado e finalizado com fitinha, e de um coelhinho que nutre verdadeira paixão por ela e sua cor pretinha.
O coelho sempre que a enxergava pensava o quanto queria ter uma filha pretinha e linda como ela, até que decidiu perguntar para menina o que ele poderia fazer para ficar pretinho igual a ela. A menina nunca sabia o que responder, inventava diversas histórias, e uma dela era como que havia caído em uma lata de tinta preta quando era pequenina. No final, o coelho se casa com uma coelha preta, e tem um monte de filhinhos pretos e brancos.
A história mostra aos pequenos que todos somos iguais e precisamos saber lidar com as diferenças. Desta forma abordamos temas ligados ao respeito e valorização da diferença e combate ao racismo na infância. Mostrar a importância de respeitar as diferenças é uma lição que deve ser ensinado os primeiros anos de escolaridade.
Referencias:
https://www.youtube.com/watch?v=4lLkBJodQyE
http://projetoabelha.com.br/?page_id=2808

Continue navegando