Buscar

prova teologia pastoral 3


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
Acompanhar famílias em situação de crise exige um discernimento. O ministro da Igreja não pode assumir o lugar das pessoas e tomar decisões. Sua função é orientar, acompanhar, se possível com o auxílio de casais experientes que já vivenciaram muitas situações e podem ser de grande ajuda. Por mais que haja auxílio, há situações nas quais é insustentável a continuidade do matrimônio, ocasionando o divórcio. 
Disserte sobre a compreensão da comunidade cristã acerca do divórcio.
Resposta esperada
A comunidade de fé sempre preza pela integralidade de sua mensagem, mas preza, sobretudo pela vida de seus membros. O divórcio não é algo visto como solução para os problemas familiares, mas situações específicas que envolvem agressão e risco de vida não podem ser toleradas por obrigatoriedade de uma norma de fé. Várias abordagens são feitas junto aos casais para que divórcio não seja solução de problemas que poderiam ser resolvidos, mas isso não se aplica a tais situações. A comunidade cristã expressa em diversos credos, precisa ter a capacidade de acolher tais pessoas valorizando o cuidado com a vida humana em primeiro lugar. Cuidando da pessoa, se preciso materialmente, dando suporte humano e espiritual, e inserindo-a na vida de fé para que não se sinta abandonada.
Minha resposta
Quando acompanhamos conflito familiar e conjuges , deveres que são impostos ambas parte com a fidelidade recíproca, com a coabitação em vida domiciliar do casal com assistência e o respeito mútuos,com sustento e a educação dos filhos. De acordo com o código civil em vigor no artigo disciplinado pela lei 6.515/77 o causa que pode por fim no casamento é quando alguns do indivíduo morre ambas partes, nulidade,ou anulação do casamento ,a separação judicial,e o divórcio, relamentável o índice tem crescendo muito no nosso país, uma das causas crise financeira etc... mas sabendo todos nós que o casamento foi instituído por Deus para o homem e a mulher desde o princípio da criação, é por isso que nós preza pela integridade de ambas partes o divórcio não é algo visto uma solução para o casal, mas a situação específica que envolve agressão risco de vida não pode ser tolerado por obrigatoriedade de uma norma de fé. O único respaldo que temos do divórcio em Mateus 5:19 Jesus ensinando cláusula de exceção afirmando que o divórcio é inválido e não se por causa da infidelidade ,Jesus nos ensina que o matrimônio pode ser quebrado pela infidelidade de ambas partes o divórcio é autorizado para indivíduo mas não é obrigatório ,ser perdoar é a melhor opção. porque o amor suporta tudo,Quando há divórcio há muitos conflitos entre os casais que acaba impactando no psicológico ,na vida social, no serviço, na sociedade, e nos filhos, na igreja , e por que não dizer em todos lugares,uma grande relação conflituosa entre os pais e tem uma grande consequência ,que pode até causar danos para as crianças transtorno desajustamentos psicológico. por isso nós como cidadão do céu temos que orar ajudar, auxiliar, aconselhar,orientar ,mas cabe o casal a decisão tomar. É por isso que nós cristão expressão diversos credo precisamos a cada dia teu amor para acolher ambas partes valorizando o cuidado com cada ser humano.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta atingiu os objetivos da questão e você atingiu o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
2
A relação complexa e polêmica entre fé e razão é uma das heranças da influência helênica na teologia cristã, que tem atravessado os séculos e ainda consegue render discussões e debates calorosos. Em um dos momentos clássicos, Tertuliano (160 – 2020 a.C.), ao referir-se a esta relação, disse o seguinte: “Credo quia absurdum” (“creio por ser absurdo”). 
Disserte sobre o significado da máxima de Tertuliano.
Resposta esperada
A expressão de Tertuliano, “Credo quia absurdum”, aponta para a natureza suprarracional da fé, para aquilo que transcende aos sentidos e percepções humanas, o que é incompreensível se for tomado apenas pelos limites da capacidade racional. A fé, não sendo irracional, transcende os limites da razão, não sendo contrária ou inferior a esta, é apenas de outra natureza. Se destina a compreender e alcançar objetos e noções que escapam cognoscível da razão.
Minha resposta
Esta declaração de Tertuliano o teólogo e o apologista cristã do século III com muita expressão creio porque é absurdo" credo quia absurdum"que é feito no debate do respeito da relação entre a fé e a razão. ele afirma que experiência da fé escapa e transcende a lógica racional ele crer substitui ao entender se fosse racional ou como entenderia porque é mistério. crer uma coisa absurdas e de fato uma irracionalidade mas por tertuliana não se refere necessariamente um objetivo de fé e sim quiser dizer aquilo em que creio é absurdo absurdo é além dos limites do entendimento do aprendido por investigação racional apropriado e comprovado pelo método científico. A expressão de Tertuliano" Credo quia absurdum"é apontado para a natureza supra racional como da fé como aquilo que muito transcende ao sentidos e a percepções da humanidade, e que é incompreensível se for tomado apenas com limite de capacidade racional. Alguns atribui para Tertuliano creio porque é absurdo('Credor quia absurdum est')mas esta frase completa acima que resume como o significado de elequente confissão, ela é estressada para indicar que a fé para crer não necessita de ser compreender.

Mais conteúdos dessa disciplina