Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
De acordo com Higounet (2003), a palavra alfabeto vem do Latim alphabetum que significa a união dos nomes das duas primeiras letras do alfabeto grego, alpha (α) e beta (β), as quais, por sua vez, são empréstimos das línguas semíticas. Sabemos que o alfabeto latino é o mais utilizado no mundo, mas não o único. 
Disserte sobre os diferentes alfabetos existentes.
FONTE: HIGOUNET, C. História concisa da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
Resposta esperada
Há o alfabeto círilico, que é o sistema de escrita oficial de países, como Rússia e Ucrânia; os alfabetos consonantais (Abjads), utilizados pelos árabes; os ideogramas, que representam palavras, adotados na China, no Japão e nas Coreias; o alfabeto Morse, composto por ponto, espaço e traços, criado por Samuel Morse, em 1835; o Alfabeto Fonético Internacional, utilizado na representação fonética das palavras, muito encontrado nos dicionários; e o alfabeto grego (HIGOUNET, 2003). Pode-se dizer que o alfabeto grego foi o que melhor conseguiu reproduzir a fala por meio de símbolos, ou seja, desenvolveu uma notação que, unindo consoantes e vogais, permitiu que se reproduzisse, pela linguagem verbal escrita, a fala da forma mais fidedigna possível, intermediando aquilo já produzido pelos alfabetos latino e semítico.
Minha resposta
O alfabeto da Grécia compartilha alguns caracteres com o alfabeto latino, mas incorpora também outros vindos das línguas semíticas e das grafias egípcias. O alfabeto cirílico e muito conhecido internacionalmente, sendo a base do russo. tendo alguns caracteres do grego depois do hebraico: o alfabeto grego é muito usado em matemática e ciências. pi, o famoso valor de 3,14,é uma letra grega. alfa, beta, gama, delta, comuns na física, são as primeiras quatro letras do grego o hebraico é uma língua cultivada nos meios judaicos, principalmente no catecismo. no oriente, o sânscrito, base do idioma falado na índia, também é um idioma silábico. o árabe é silábico, mas a notação de letras segue uma lógica diferente da latina e algumas vogais são acentos, não letras. chinês, japonês e idiomas orientais não são silábicos, mas usam ideogramas, símbolos para as principais palavras. Neste caso não se fala em alfabeto, mas em vocabulário. Resumindo tudo que já foi dito o alfabeto latino é o mas utilizado no mundo, porém não é o único, existindo assim diversos outros tipos de alfabeto nas quais foram citado no texto acima!
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta atingiu os objetivos da questão e você atingiu o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.
2Avaliar não é um ato isolado e marcado em tempos alternados, é um processo. Por isso, é necessário refletirmos sobre três métodos de avaliação: a diagnóstica, a formativa e a somativa. As avaliações diagnóstica, formativa e somativa se complementam e dão suporte ao docente em sua prática. Elas permitem que o professor possa, se necessário, rever e, até mesmo, retomar o planejamento, redefinindo-o, a fim de atingir os objetivos propostos. Disserte a respeito desses três tipos de avaliação e sua importância no processo de ensino e de aprendizagem.
Resposta esperada
O processo de avaliação escolar deve estar articulado a três modelos, também chamados de funções, que se complementam: a avaliação diagnóstica, a avaliação formativa e a avaliação somativa. Essas funções se tornam uma ferramenta importante para que o docente possa acompanhar a evolução do aluno ao longo de todo o processo de aprendizagem, e também o de ensino. A avaliação diagnóstica deve ser empregada no início do trabalho educativo a fim de identificar as dificuldades de aprendizagem, mapeando as possíveis causas. A avaliação formativa, que deve ocorrer ao longo do processo de aprendizagem, fornece dados para aperfeiçoar as ações voltadas para o ensinar e o aprender. A avaliação somativa, aplicada ao final do semestre ou ano letivo, classifica os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos.
Minha resposta
A avaliação é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, é por meio dela que se pode haver o monitoramento do aluno e seu progresso. Entretanto há três tipos de avaliação que permite o professor na tomada de decisões pedagógicas implementando métodos tornando a avaliação um processo contínuo, resultando em uma visão mas abrangente das habilidades e conhecimentos dos alunos, contribuindo para a melhoria do ensino e da aprendizagem. Os três métodos de avaliações são: Diagnostica; ocorre no início do processo, permitindo ao professor identificar o conhecimento prévio dos alunos e suas necessidades, orientando o planejamento das atividades. Formativa; acontece durante todo o processo, fornecendo feedback contínuo aos alunos, auxiliando na identificação de dificuldades e no ajuste das estratégias do ensino. Somativa; ocorre ao final de uma unidade ou curso, oferecendo uma visão geral do desempenho dos alunos.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, mas poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.

Continue navegando