Buscar

METODOLOGIA E CONTEUDO BASICO DE LINGUA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Avaliar não é um ato isolado e marcado em tempos alternados, é um processo. Por isso, é necessário refletirmos sobre três métodos de avaliação: a diagnóstica, a formativa e a somativa. As avaliações diagnóstica, formativa e somativa se complementam e dão suporte ao docente em sua prática. Elas permitem que o professor possa, se necessário, rever e, até mesmo, retomar o planejamento, redefinindo-o, a fim de atingir os objetivos propostos. Disserte a respeito desses três tipos de avaliação e sua importância no processo de ensino e de aprendizagem.
Resposta esperada:
O processo de avaliação escolar deve estar articulado a três modelos, também chamados de funções, que se complementam: a avaliação diagnóstica, a avaliação formativa e a avaliação somativa. Essas funções se tornam uma ferramenta importante para que o docente possa acompanhar a evolução do aluno ao longo de todo o processo de aprendizagem, e também o de ensino. A avaliação diagnóstica deve ser empregada no início do trabalho educativo a fim de identificar as dificuldades de aprendizagem, mapeando as possíveis causas. A avaliação formativa, que deve ocorrer ao longo do processo de aprendizagem, fornece dados para aperfeiçoar as ações voltadas para o ensinar e o aprender. A avaliação somativa, aplicada ao final do semestre ou ano letivo, classifica os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos.dados para aperfeiçoar as ações voltadas para o ensinar e o aprender. A avaliação somativa, aplicada ao final do semestre ou ano letivo, classifica os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos.
2-De acordo com Higounet (2003), a palavra alfabeto vem do Latim alphabetum que significa a união dos nomes das duas primeiras letras do alfabeto grego, alpha (α) e beta (β), as quais, por sua vez, são empréstimos das línguas semíticas. Sabemos que o alfabeto latino é o mais utilizado no mundo, mas não o único. 
Disserte sobre os diferentes alfabetos existentes.
FONTE: HIGOUNET, C. História concisa da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
Resposta esperada
Há o alfabeto círilico, que é o sistema de escrita oficial de países, como Rússia e Ucrânia; os alfabetos consonantais (Abjads), utilizados pelos árabes; os ideogramas, que representam palavras, adotados na China, no Japão e nas Coreias; o alfabeto Morse, composto por ponto, espaço e traços, criado por Samuel Morse, em 1835; o Alfabeto Fonético Internacional, utilizado na representação fonética das palavras, muito encontrado nos dicionários; e o alfabeto grego (HIGOUNET, 2003). Pode-se dizer que o alfabeto grego foi o que melhor conseguiu reproduzir a fala por meio de símbolos, ou seja, desenvolveu uma notação que, unindo consoantes e vogais, permitiu que se reproduzisse, pela linguagem verbal escrita, a fala da forma mais fidedigna possível, intermediando aquilo já produzido pelos alfabetos latino e semítico.

Continue navegando