Buscar

Princípio da proteção do idoso

Prévia do material em texto

Princípio da Proteção do Idoso
 
O tal princípio visa trazer segurança junto aos idosos, entende-se por idosos aqueles cuja idade seja igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Tal princípio tem sua base na constituição federal em seu artigo 230 onde indica que a família, sociedade e estado são detentores do dever de assistir os idosos. Aos idosos deve ser direcionada prioridade e imediata aplicação de direitos fundamentais. O alegado princípio também norteia que deve se assegurar aos idosos todas oportunidades e facilidades para que seja possível a preservação de sua saúde, tanto física quanto mental, e aperfeiçoamento moral e intelectual, espiritual e social.
No código civil é possível notar indícios desse princípio em seu artigo 1641 inciso II, onde traz aos idosos proteção patrimonial. E a partir desse princípio temos a Lei Nº 10.741 de 1º de Outubro de 2003: O estatuto do Idoso.
Princípio da Solidariedade familiar 
Qualidade, característica, condição ou estado de solidário. Estado ou situação de um grupo que resulta do compartilhamento de atitudes e sentimentos, tornando o grupo uma unidade mais coesa e sólida, coma capacidade de resistir às pressões externas. A solidariedade familiar tem base principal o fundamento da constituição em seu artigo 3º Inciso I, in verbis: Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I -construir uma sociedade livre, justa e solidária. A solidariedade familiar como princípio é como oxigênio para as relações, para que os vínculos sejam fortes e sustentáveis há a necessidade da reciprocidade e cooperação oriundos da solidariedade. Na redação do código civil encontramos nos artigos a seguir vestígios do alegado princípio: Art.1.511. O casamento estabelece comunhão plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cônjuges. Onde indica a comunhão Art.1.566. São deveres de ambos os cônjuges: II - vida em comum, no domicílio conjugal; III - mútua assistência; V - respeito e consideração mútuos. Tal princípio busca pela harmonia entre os integrantes do grupo familiar. Não obstante vale lembrar que a solidariedade deve ser analisada pelo aspecto patrimonial, afetivo e psicológico.
Princípio da Afetividade
Afetividade/ afeto são os sentimentos de afeição por alguém, amizade, compaixão, simpatia.
O princípio da afetividade é um dos que mais norteiam as relações familiares. Apesar de não constar a expressão afeto em nossa carta magna, tal princípio é decorrente da valorização da dignidade humana. O afeto escoa da liberdade individual de se afeiçoar com o outro. Em suma o princípio da afetividade visa trazer para as relações familiares que o afeto sobrepõe ao fator biológico. Em nossa jurisprudência nota-se cada vez mais a aplicação desse princípio sobretudo em relação o reconhecimento de parentalidade socioafetiva. No código civil conseguimos notar resquícios deste princípio nos artigos 1593 que equipara parentalidade oriunda de outra origem além da consanguinidade, 1596 onde indica direitos e qualificações iguais para filhos havidos ou não da relação de casamento ou adoção, 1597 inciso V incluindo também filiação oriunda de inseminação heterologa.
Rolf Madaleno - Direito de família 8ª edição. Editora forense 
Flávio Tartuce - Direito Civil - Direito de família 12ª edição editora forense 
Código Civil - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm
Dicionário Online: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/afeto#:~:text=Dicion%C3%A1rio%20Brasileiro%20da%20L%C3%ADngua%20Portuguesa&text=1%20Sentimento%20de%20afei%C3%A7%C3%A3o%20ou,pr%C3%B3prio%20ofendido%E2%80%9D%20(%20AA2%20)%20
Dicionário Online: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/solidariedade
Novos princípios do Direito de Família Brasileiro
http://www.ibdfam.org.br/artigos/308/Novos+princ%C3%ADpios+do+Direito+de+Fam%C3%ADlia+Brasileiro+%281%29
Constituição Federal http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Continue navegando