Buscar

Córtex (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais e a lâmina terminal situada na porção anterior do III ventrículo. 
· Os dois hemisférios cerebrais são unidos por uma larga faixa de fibras comissurais. o corpo caloso. 
Os hemisférios cerebrais possuem cavidades, os ventrículos laterais direito e esquerdo, que se comunicam com o III ventrículo pelos forames interventriculares. 
Cada hemisfério possui três polos: frontal, occipital e temporal; e três faces: face dorsolateral convexa; face medial. plana; e face inferior ou base do cérebro, muito irregular, repousando anteriormente nos andares anterior e médio da base do crânio, e posteriormente na tenda do cerebelo.
A superfície do cérebro apresenta depressões denominadas sulcos que delimitam os giros cerebrais. A existência dos sulcos permite considerável aumento da superfície sem grande aumento do volume cerebral. Cerca de 2/3 da área ocupada pelo córtex cerebral está “escondida” nos sulcos. 
Os dois sulcos mais importantes são: 
· Sulco lateral (Sylvius).
· Sulco central (Rolando).
Os sulcos ajudam a delimitar os lobos cerebrais, recebem denominação de acordo com os ossos do crânio. Assim temos: lobos frontal, temporal, parietal e occipital. Além desses existe a insula que não tem relação imediata com o crânio.
Sulco lateral
Inicia-se na base do cérebro, como uma fenda profunda que, separando o lobo frontal do lobo temporal, dirige-se para a face dorsolateral do cérebro, onde termina dividindo-se em três ramos: ascendente, anterior e posterior. Os ramos ascendente e anterior são curtos e penetram no lobo frontal; o ramo posterior é muito mais longo, dirige-se para trás e para cima, terminando no lobo parietal. Separa o lobo temporal, situado abaixo, dos lobos frontal e parietal, situados acima.
Sulco Central
É um sulco profundo e geralmente contínuo, que percorre obliquamente a face dorsolateral do hemisfério, separando os lobos frontal e parietal. Inicia-se na face medial do hemisfério, aproximadamente no meio de sua borda dorsal e. a partir deste ponto, dirige-se para diante e para baixo, em direção ao ramo posterior do sulco lateral, do qual é separado por uma pequena prega cortical. É ladeado por dois giros paralelos, um anterior, giro Pré-central. e outro posterior, giro pós-central. O giro Pré-central relaciona-se com motricidade, e o pós-central com sensibilidade.
Lobo frontal
Localiza-se acima do sulco lateral e adiante do sulco central. Na face medial do cérebro, o limite anterior do lobo occipital é o sulco parietoccipital. Em sua face dorsolateral, este limite é arbitrariamente situado em uma linha imaginária que une a terminação do sulco parietoccipital, na borda superior do hemisfério, à incisura pré-occipital, localizada na borda inferolateral, a cerca de 4 cm do polo occipital. Do meio desta linha, parte uma segunda linha imaginária em direção ao ramo posterior do sulco Lateral e que, juntamente com este ramo, limita o lobo temporal do lobo parietal.
Face dorsolateral
A face dorsolateral do cérebro, ou face convexa. é a maior das faces cerebrais, relacionando-se com todos os ossos que formam a abóbada craniana. Nela estão representados os cinco lobos cerebrais. 
Lobo Frontal
Três sulcos principais:
1. sulco pré-central: mais ou menos paralelo ao sulco central e muitas vezes dividido em dois segmentos;
2. sulco frontal superior: inicia-se geralmente na porção superior do sulco pré-central e tem direção aproximadamente perpendicular a ele;
3.  sulco frontal inferior: partindo da porção inferior do sulco pré-central, dirige-se para frente e para baixo.
· Giro pré-central (se localiza a principal área motora do cérebro) entre o sulco central e o sulco pré-central. 
· Acima do sulco frontal superior, continuando, pois, na face medial do cérebro, localiza-se o giro frontal superior. 
· Entre os sulcos frontal superior e frontal inferior, está o giro frontal médio; 
· Abaixo do sulco frontal inferior, o giro frontal inferior. Este último é subdividido, pelos ramos anterior e ascendente do sulco lateral, em três panes: orbital. triangular e opercular. A primeira situa-se abaixo do ramo anterior, a segunda entre este ramo e o ramo ascendente, e a última entre o ramo ascendente e o sulco pré-central.
Córtex
· A parte funcional do córtex cerebral é a delgada camada de neurônios que cobre a superfície de todas as circunvoluções do cérebro. 
· Essa camada tem apenas de 2 a 5 milímetros de espessura, com área total de, aproximadamente, um quarto de metro quadrado. 
· O córtex cerebral total contém cerca de 100 bilhões de neurônios.
· No córtex chegam os impulsos provenientes de todas as vias da sensibilidade, que aí se tornam conscientes e são interpretadas.
· Do córtex saem impulsos nervosos que iniciam e comandam os movimentos voluntários e que também estão relacionados com fenômenos psíquicos.
· O córtex se divide em dois tipos: isocórtex (apresenta a maioria das áreas corticais) e alocórtex.
· Localizado na substância cinzenta
· Cada hemisfério cerebral se subdivide em sulcos/fissuras profundos formando cinco lobos.
Córtex motor
Anterior ao sulco cortical central, ocupando, aproximadamente, o terço posterior dos lobos frontais, fica o córtex motor. O próprio córtex motor é dividido em três subáreas, cada uma das quais com sua própria representação topográfica de grupos musculares e de funções motoras específicas:
1. o córtex motor primário.
2. a área pré-motora.
3. a área motora suplementar.
 Córtex Motor Primário: 
Se situa na primeira convolução dos lobos frontais, anterior ao sulco central. Começa, lateralmente, na fissura cerebral lateral, estende-se para cima até a parte mais alta do hemisfério cerebral, e, então, mergulha, na profundidade da fissura longitudinal. O córtex motor primário está relacionado ao controle dos músculos das mãos e dos músculos da fala. A estimulação puntiforme, nessas áreas motoras das mãos e da fala causa, em raras ocasiões, contração de um só músculo; mais frequentemente, a estimulação produz contração de grupo de músculos. Para expressar isso de outro modo, a excitação de um só neurônio do córtex motor, em geral excita um movimento específico e, não, um músculo específico. Para fazer isso, excita um “padrão” de músculos separados, cada um dos quais contribui com sua própria direção e força de movimento muscular.
Área pré-motora: 
Situa-se 1 a 3 centímetros anterior ao córtex motor primário, estendendo-se, para baixo, para a fissura de Sylvius e, para cima, na fissura longitudinal, onde tem contato com a área motora suplementar, que tem funções semelhantes às da área pré-motora. A organização topográfica do córtex pré-motor é, aproximadamente, a mesma que a do córtex motor primário, com as áreas da boca e da face localizadas mais lateralmente; à medida que se vai em direção cranial, são encontradas as áreas da mão, do braço, do tronco e da perna.
Os sinais neurais gerados na área pré-motora causam “padrões” muito mais complexos de movimento do que os discretos padrões gerados no córtex motor primário. Por exemplo, o padrão pode ser a posição dos ombros e braços, de modo que as mãos fiquem orientadas apropriadamente para realizar tarefas específicas. Para obter esses resultados, a parte mais anterior da área pré-motora desenvolve, primeiro, uma “imagem motora” do movimento muscular total que deve ser realizado. Depois, no córtex pré-motor posterior, essa imagem excita cada padrão de atividade muscular sucessivo, necessário para atender à imagem. Essa parte posterior do córtex pré-motor envia seus sinais diretamente para o córtex motor primário, para excitar músculos específicos ou, mais frequentemente, por meio dos núcleos da base e do tálamo, de volta ao córtex motor primário.
Área motora suplementar: Ele se situa, principalmente, na fissura longitudinal, mas se estende, por alguns centímetros, até o córtex frontal superior. As contrações desencadeadas pela estimulação dessa área costumam ser bilaterais, e não unilaterais. Por exemplo, sua estimulação, frequentemente, leva a movimentos bilateraisde agarrar simultaneamente com ambas as mãos; esses movimentos, talvez, sejam rudimentos das funções manuais necessárias para escalar lugares. Em geral, essa área funciona em conjunto com a área pré-motora, para gerar movimentos responsáveis pela postura geral de todo o corpo, movimentos de fixação de diferentes segmentos do corpo, movimentos de posição da cabeça e dos olhos, e assim por diante, como base para o controle motor mais fino dos braços e das mãos, pela área pré-motora e pelo córtex motor primário.
Córtex somatossensorial
Posterior ao sulco central, existe o córtex somatossensorial que envia ao córtex motor muitos dos sinais que iniciam as atividades motoras.
Área somestésica primária: Localizado no giro pós-central, que correspondem às áreas 3,1 e 2 de Brodmann.
* chegam radiações talâmicas que se originam nos núcleos ventral posterolateral e ventral posteromedial do tálamo e trazem, por conseguinte, impulsos nervosos relacionados a temperatura, dor, pressão, tato e propriocepção consciente da metade oposta do corpo.
*lesões nessa área podem ocorrer, por exemplo, como consequência de acidentes vasculares cerebrais, ocorrendo perda de sensibilidade discriminativa do lado oposto à lesão.
Área somestésica secundária: Localizada no lobo parietal superior, logo atrás da área somestésica primária e corresponde à 5 e parte da área 7 de Brodmann.
* a lesão dessa área causa incapacidade de reconhecer objetos pelo tato.
Áreas da visão
Área visual primária: localiza-se nos lábios do sulco calearino e corresponde a área 17 de Brodmann
* Pode ser denominada como córtex estriado;
* Estímulos elétricos causam alucinações visuais, mostrando apenas um esboço do objeto.
Área visual secundária: localiza-se em quase todo o lobo temporal e corresponde as áreas 20,21 e 37 de Brodmann.
* São divididas em duas vias = ventral (percepção das cores, reconhecimento dos objetos e faces) e dorsal (percepção do movimento, velocidade e apresentação especial dos objetos).
Áreas auditivas:
Área auditiva primária: Localiza-se no giro temporal transverso anterior e corresponde as áreas 41 e 42 de Brodmann.
*Estímulos elétricos causam distúrbios auditivos, como zumbidos.
Área auditiva secundária: Localiza-se no lobo temporal e corresponde a área 22 de Brodmann.* Associada a tipos especiais de informação auditiva.
Área Vestibular:
 Localizado no lobo parietal e está relacionada com a área de projeção da sensibilidade proprioceptiva do que com a auditiva;
- Informa sobre os movimentos e projeção da cabeça.
Área Olfatória:
Localiza-se no giro para-hipocampal; nos casos de epilepsia, os afetados sentem cheiros desagradáveis que não existem.
Área Gustativa:
Área gustativa primária: localizada na parte posterior da ínsula; apenas o pensamento do alimento causa ativação da área.
Área gustativa secundária: localizada na região orbito frontal da área pré-frontal.
Áreas de associação terciária:
São supramodais (sem relação isolada com nenhuma modalidade sensorial).
· Área pré-frontal: Localizada na parte anterior do lobo frontal, tendo conexão com quase todas as áreas corticais, núcleos talâmicos, amígdala, hipocampo, núcleos da base, cerebelo, tronco encefálico;
- Sua principal função é a coordenação do comportamento inteligente;
- é dividida em =
> dorsolateral: integra o circuito cortiço – estriado – talâmico – cortical; temfunção de criar estratégias comportamentais atreladas a situação física e social; responsável também pela memória operacional (curto prazo).
> Orbital: localizada na parte ventral do lobo frontal; responsável pelo sentimento de alegria e tristeza.
· Área parietal posterior: Localiza-se no lobo parietal inferior e corresponde a área 40 de Brodmann; envolvida na sensação somática e na parte visual; participa do planejamento dos movimentos e atenção seletiva; importante para a percepção espacial.
· Córtex insular anterior: Áreas de associação; envolvido nas funções de empatia, conhecimento da própria fisionomia, sensação de nojo e percepções de emoções.
· Área Límbica: áreas do alocórtex, mesocórtex e isocórtex; relacionada com memória e emoções.
Áreas relacionadas com a linguagem:
· Área anterior: área de Broca, situada no giro frontal inferior e corresponde a área 44 de Brodmann; expressão da linguagem;
· Área posterior: área de Wernicke, corresponde a área 22 de Brodmann; relacionada com a percepção da linguagem.

Outros materiais