Buscar

Avaliação III - Sistemas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Sistema de Informação (SI) é um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coleta, manipula, armazena e dissemina dados e informações, e fornece uma reação corretiva para alcançar um objetivo. Sendo assim, descreva a importância dos sistemas de informação para a tomada de decisão.
R: Os sistemas de informação tem papel fundamental dentro das organizações. Eles controlam todos os dados que são recebidos, manipulados, criados e armanezados dentro da organização. Hoje, através dos SI’s, os gestores tem acesso a informações detalhadas dos seus negócios e com isso, tem um poder de tomada de decisão mais precisa, com dados confiáveis que evidenciam os resultados de maneira clara e rápida. A partir disso, podem resolver problemas de processos internos, que acabam melhorando a qualidade dos serviços, aumentando seus resultados com ganhos de produção e redução de custos por exemplo.
2 - Quando planejamos alcançar um objetivo, devemos ter em mente: o que queremos alcançar e para que devemos alcançar. Maximiano (2000, p. 179) afirma que numa organização proativa o processo de planejamento permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. A organização que planeja procura antecipar-se às mudanças em seus sistemas internos e no ambiente, como forma de garantir sua sobrevivência. O planejamento estratégico da informação pode se dividir em três tipos. Disserte sobre cada um deles. 
FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
R: O Planejamento estratégico da informação é utilizado para se organizar as informações de uma organização, e pode ser dividida em 3 tipos.
Planejamento estratégico, que fica a cargo dos gestores e pode ser sobre formulação de planos de ação e os objetivos que devem ser alcançados e devem ser avaliados interna e externamente da organização.
Planejamento tático, que é desenvolvido pelos níveis intermediários e tem a função de utilizar da forma mais eficiente os recursos disponibilizados, seguindo as estratégias e políticas adotadas para o processo da organização.,
E o Planejamento operacional que é elaborado pelos níveis mais baixos, nas atividades básicas de rotina da organização, onde são documentadas as metodologias de desenvolvimento implementadas.

Outros materiais