Buscar

Imagenologia clínica (1)

Prévia do material em texto

Imagenologia clínica 
CLAÚDIO A.M. PARANHOS
DISCENTES:
Andrey Miranda Castro
Adriane de Santana de Souza
Larissa Barbosa de Sousa
Lauana Victoria Santos da Silva
Letícia Silveira Gomes
Bases Científicas da Imagenologia Clínica 
A imagenologia clínica é o estudos das imagens médicas, onde inclui a produção, análise e interpretação de imagens diagnósticas. 
Tem como objetivo fundamentar escolhas terapêuticas mais eficazes através da visualização de estruturas internas do corpo humano, ajudando na prevenção, diagnóstico e tratamento. 
Sempre que um especialista necessitar visualizar o corpo humano em sua integridade, sem a necessidade de cirurgia, poderá recorrer às mais avançadas tecnologias de imagem.
Os exames de imagem são realizados por equipamentos que emitem diferentes formas de energia. Elas podem ser: ondas sonoras, raios X, partículas radioativas ou campos magnéticos. Quando uma dessas energias é emitida, o corpo absorve uma parte e a outra é refletida por ele.
Assim que isso ocorre, as mudanças provocadas pelo padrão de energia no tecido humano geram uma imagem. A reprodução gráfica, por sua vez, pode retratar tanto as estruturas normais quanto as anomalias decorrentes da ação de alguma doença - como o câncer.
Princípios da Física Médica
A Física Médica é a área do conhecimento que compreende a aplicação dos conceitos, leis, modelos, agentes e métodos da Física para o diagnóstico e tratamento de doenças, desempenhando uma importante função da assistência na área da Saúde, da otimização da proteção radiológica e da pesquisa em ciências biológicas e biomédicas. A Física Médica proporciona a base cientifica para a compreensão e desenvolvimento de modernas tecnologias que têm revolucionado o diagnóstico e a terapia, estabelecendo os critérios para assegurar a correta e efetiva utilização dos agentes físicos.
Atualmente, as aplicações da Física Médica na Saúde têm aumentado progressivamente, em quantidade e qualidade, proporcionando métodos revolucionários de diagnóstico e tratamento de doenças, mostrando a necessidade da incorporação de Físicos Médicos em hospitais, clinicas, etc.
Ou seja, a Física Médica, por sua vez, ocupa-se com a aplicação de técnicas experimentais e teóricos da física para diagnóstico e tratamento médico. Esta área, inicialmente cresceu a partir do envolvimento de físicos no uso de radiações ionizantes, tanto para diagnóstico quanto aplicações terapêuticas.
Principais métodos usados para exames no diagnóstico em saúde 
RADIOGRAFIA:
DESVANTAGENS:
- Expõe os pacientes e os técnicos à radiação;
- Não pode ser usada em mulheres grávidas, pelo risco de danos ao feto.
VANTAGENS:
- Radiografias não têm efeitos secundários;
- A radiação atualmente é baixa e não fica no organismo; 
- Permite uma visualização rápida dos órgãos examinados;
- As radiografias são relativamente baratas, comparada as outras. 
Em relação a aplicação, o exame de radiografia, popularmente conhecido como raio X, é um método de imagem utilizado para produzir imagens de estruturas internas do corpo. Esse exame é utilizado para examinar os ossos e assim detectar fraturas, tumores e doenças ósseas.
Visando uma melhor avaliação de órgãos e estruturas, a radiografia pode ser realizada com uso de contraste, sendo os mais utilizados a base de iodo ou bário.  Devido ao uso de radiação na realização do exame, é importante o cuidado no manejo da radiografia, evitando a superexposição do paciente e do profissional que a executa.  
MAMOGRAFIA:
A aplicação do exame de imagens das mamas são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas. 
É imprescindível o cuidado na realização do exame em mulheres com implante mamário, devido ao risco de rompimento das próteses. Apesar da baixa exposição à radiação, não é recomendada para mulheres grávidas ou em período de amamentação, devido a alteração na estrutura da mama nesse período. 
Não requer preparos prévios, no entanto, deve-se evitar o uso de talcos e desodorantes nas mamas ou axilas anteriormente ao exame. Devido a menor sensibilidades das mamas, é recomendado o agendamento da mamografia 7 dias após a menstruação. 
VANTAGENS:
Menor tempo de compressão;
Não necessita de preparo específico;
Diagnóstico mais sensível e detalhes de visualização;
Menor exposição à radiação.
DESVANTAGENS:
Imagens impressas, se não estiver nítida, deverá ser repetido;
Causa desconforto;
Demora do laudo.
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA:
Sua aplicação é destinada a investigar através de imagens de alta resolução diversas partes do corpo, desde ossos, tecidos até órgãos. O exame é muito utilizado para diagnosticar inúmeras variações, doenças e alterações no corpo humano.
A TC pode ter restrições para gestantes devido a utilização de radiações ionizantes, que exige cuidados no manejo do equipamento.
É permitido o uso de meios de contrastes para realização do exame.
VANTAGENS:
Ela permite o estudo de secções transversais do corpo, mais nitidez;
Permite distinguir entre si, menores diferenças de densidade nos tecidos e desta forma, é capaz de captar anomalias que não seriam visualizadas em radiografias comuns. 
DESVANTAGENS:
Radiação muito forte.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA:
É utilizada uma tecnologia de ponta que estimula e detecta a mudança na direção do eixo de rotação dos prótons. Aplicada na análise de doenças cardíacas, abdominais, cervicais, neurológicas e ortopédicas.
Não requer uso de radiação ionizante, entretanto, para melhor diagnóstico, a RM pode ser realizada com uso de meios de contraste paramagnético por via endovenosa (gadolínio). 
O exame é proibido para pacientes que usam marca-passo, cardiodesfibriladores implantados (CDI) e outros implantes ou próteses metálicas.
VANTAGENS:
Baixa frequência de efeitos colaterais;
Não utiliza radiações;
Capta imagens de alta definição;
Exame rápido e com resultados quase que imediato.
DESVANTAGENS:
Por questões de segurança, muitas pessoas não podem fazer;
Incomodo causado por ruídos do maquinário durante o exame;
Requer imobilidade do paciente por longos períodos;
Alto Custo.
ULTRASSONOGRAFIA 
Um exame de ultrassom pode ter diversas aplicações e utilidades na prática médica.  Através da ultrassonografia consegue-se diagnosticar, quantificar e qualificar alterações na maioria dos órgãos e tecidos do corpo humano. Com o ultrassom, por exemplo, é possível identificar uma gravidez. 
Com a dispensa do uso de radiação ionizante, não há contraindicação e é um exame bastante seguro para gestantes. Um fator prejudicial a realização do exame é a obesidade, devido ao distanciamento do transdutor e o órgão examinado provocado pelas concentrações de gordura nas regiões subcutâneas e intra-abdominal, o que acaba comprometendo a qualidade da imagem.
VANTAGENS:
- Trata-se de um dos métodos de diagnóstico por imagem mais simples e versáteis e com bom custo-benefício; 
- É um método não-invasivo e não apresenta efeitos nocivos significativos, pois não utiliza radiação ionizante;
- Aquisição de imagens em tempo real.
DESVANTAGENS:
- A qualidade da imagem depende da habilidade do operador;
- Dificuldade para obter imagens claras das estruturas alvo em pacientes com excesso de peso;
- Não pode ser utilizada para obter imagens através de ossos ou gases, dificultando a obtenção de algumas imagens.
DENSITOMETRIA ÓSSEA:
Exame aplicado para definir massa óssea em regiões como coluna lombar e fêmur e fazer diagnóstico de osteoporose. 
Requer pouca quantidade de radiação ionizando para geração da imagem. Para realização do exame, o paciente deve privar-se do uso de comprimidos que tenham cálcio em sua composição, nas 24 horas que antecedem o exame. Não é permitido o uso de vitaminas, suplementes minerais na manhã do dia do exame e realização de procedimento com uso de meios de contraste intravenoso, estudo de medicina nuclear ou de bário no 7 dias antecedentes ao exame. 
VANTAGENS:
Agilidade nos exames e laudo;
Diagnósticoprecoce da osteoporose;
Indolor.
DESVANTAGENS:
Limitação para avaliação em condições como  deformidades da coluna lombar ou que já tenha passado por operação;
Requer realização de exames subsequentes nomesmo aparelho, não permitindo a comparação de densidades obtidas em aparelhos distintos.
CINTILOGRAFIA:
A aplicação desse exame de imagem da medicina nuclear, utiliza doses mínimas de substâncias radioativas no diagnóstico de diversas patologias. 
Nesse exame, a utilização da radiação é feita de forma diferente: ao invés de receber a radiação, é ele quem a emite. Para isso, é necessário a administração de compostos radioativos, por via intravenosa ou oral, por exemplo. 
Devido a diferentes afinidades por distintos órgão ou estruturas, são necessárias diferentes combinações de elemento radioativo associado a uma substância específica para cada processo, seja ele fisiológico ou patológico.
VANTAGENS:
Avalia diversas partes do corpo: pulmão, trato urinário, ossos, etc.
DESVANTAGENS:
Muita radiação;
A depender da necessidade, pode levar horas;
Não são exatas;
Pode afetar o feto se a mulher estiver grávida.
TOMOGRAFIA POR EMISSÃO DE PÓSITRONS (PET)
Aplicada para avaliar o fluxo sanguíneo e a atividade no cérebro e coração, bem como para detectar câncer e outras anormalidades.
Requer administração intravenosa de radiofármaco ou radiotraçador, com dose específica para cada paciente. Para mulheres grávidas, é recomendada uma consulta ao médico para avaliação da necessidade e risco x benefício.
VANTAGENS:
Além de observar as características anatômicas dos tecidos, seu funcionamento também pode ser analisado;
A imagem fornece informações tridimensionais sobre o fluxo sanguíneo e sobre processos metabólicos de um determinado tecido.
DESVANTAGENS:
Alto custo;  
Pouca disponibilidade; 
A dose de radiação é aumentada de forma significativa.
TOMOGRAFIA POR EMISSÃO DE PÓSITRONS ACOPLADA A TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA: PET-CT
É um exame aplicado, especialmente útil nos casos em que há suspeita de metástases que não aparecem em outros exames de imagem, além de auxiliar no diagnóstico diferencial entre nódulos benignos e malignos. Como em outros exames de medicina nuclear, o radiotraçador é injetado na veia.
Não é recomendada a realização do exame em gestantes e, em mulheres em fase de amamentação, a situação deve ser discutida entre médico e assessor médico do Fleury. Requer jejum de 6 horas antes do exame, pouca ingestão de carboidratos na noite antecedente e dieta pobre em açúcar nas proximidades do exame. Os medicamentos em uso não devem ser suspensos.  
VANTAGENS:
Diagnóstico precoce de doenças como câncer;
Detalhamento da doença;
Permite avaliar a atividade de lesões causadas por tumores.
DESVANTAGENS:
Contraindicada para mulheres gestantes ou em fase de amamentação.
TOMOGRAFIA POR EMISSÃO DE PÓSITRONS ACOPLADA À RESSONÂNCIA MAGNÉTICA (PET-RM) 
É uma modalidade recente de imagem médica que tem demonstrado grande aplicabilidade na avaliação de lesões neoplásicas e inflamatórias, incluindo as da mama.
Em comparação a PET-CT, a PET-RM requer menor quantidade de radiação ionizante, isso devido a fusão híbrida da PET com a RM. 
É contraindicado para paciente que usam marca-passo e outros implantes metálicos contraindicados para o exame, exceto em casos em que o aparelho implantado tenha sido fabricado com materiais sem restrições de uso em fortes campos magnéticos.
VANTAGENS:
Consegue separar água, gordura e osso;
Alto contraste de tecidos moles e a capacidade funcional da ressonância magnética;
Não é invasiva.
DESVANTAGENS:
Não recomendada para pacientes portadores de implantes metálicos.
ANGIOGRAFIA 
Por meio da utilização de raios X, o exame é aplicado para análise de possíveis alterações relacionadas aos vasos sanguíneos. Tem como objetivo diagnosticar doenças como aneurismas e estenoses. É feito em vários locais do corpo, como cérebro, coração ou pulmões. 
Com o objetivo de realçar o vaso sanguíneo, é necessário, em todos os casos, o uso de meios de contraste radiológicos. Devido ao uso de cateteres e agulhas que são inseridos no paciente, é considerado um exame invasivo, o que exige total imobilidade do paciente. 
A angiografia requer jejum nas oito horas antecedentes ao exame, já que pode causar náuseas, principalmente se houver o uso de tranquilizante. O não cumprimento do jejum pode causar vômito ou broncoaspiração do conteúdo gástrico.
VANTAGENS:
Avalia o padrão de circulação de um determinado órgão;
Permite avaliar vasos sanguíneos.
DESVANTAGENS:
Reações a contrastes;
Pode ocorrer sangramento no local da injeção;
Dose de radiação é relevante;
Risco a reação alérgica e a contrastes.
REFERÊNCIAS
ALVES, R. M.; FONSECA, G. L.; DOS SANTOS FONSECA, J. A UTILIZAÇÃO DO PET/RM NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. Diálogos Interdisciplinares, v. 4, n. 2, p. 130-138, 2015.
BOTTAZZO, E. Ultrassonografia: O que é, quais os tipos e cuidados médicos para a emissão do laudo. Blog Portal Telemedicina. 2021. Disponível em: https://portaltelemedicina.com.br/ultrassonografia-o-que-e-quais-os-tipos-e-cuidados-medicos-para-a-emissao-do-laudo. Acesso em: 14 de maio de 2023.
DAS POSSE, F. P. Angiografia: o que é e como o exame é realizado? Blog StarMed, 2022. Disponível em: https://star.med.br/angiografia-o-que-e/#:~:text=Angiografia%20%C3%A9%20um%20exame%20que,muitas%20partes%20do%20corpo%20humano. Acesso em: 20 de maio de 2023.
MANCINI, M. C. Obstáculos diagnósticos e desafios terapêuticos no paciente obeso. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 45, p. 584-608, 2001.
MARINHA DO BRASIL. ORIENTAÇÕES PARA PET SCAN. Ministério da Defesa – Saúde Naval, 2021. Disponível em: https://www.marinha.mil.br/saudenaval/orientacoes-para-pet-scan. Acesso em: 14 de maio de 2023.
PRADO, G. L. M. Exame de mamografia: 10 dúvidas frequentes. Clínica Lucídio Portella, 2021. Disponível em: https://clinicalucidioportella.com.br/exame-de-mamografia-duvidas-frenquentes/#:~:text=O%20exame%20de%20mamografia%20n%C3%A3o,as%20mamas%20est%C3%A3o%20menos%20sens%C3%ADveis. Acesso em: 20 de maio de 2023.
Principais tipos de exames de imagem: usos, indicações e cuidados. Blog Doctoralia, 2020. Disponível em: https://lab.doctoralia.com.br/blog/principais-tipos-de-exames-de-imagem/. Acesso em: 14 de maio de 2023.
RUBIN, V. Métodos de Diagnóstico por Imagem: quais são e diferenças. Blog StarMed, 2022. Disponível em: https://star.med.br/metodos-de-diagnostico-por-imagem/. Acesso em: 20 de maio de 2023.

Continue navegando